Ciências / Tecnologia Na Genética

Tecnologia Na Genética

Dissertações: Tecnologia Na Genética
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  31031997  08 fevereiro 2014
Tags: 
Palavras: 906   |   Páginas: 4
Visualizações: 14

Tecnologia na Genética

 Qual a importância?

Atualmente a tecnologia na genética é de fundamental importância, pois graças aos avanços tecnológicos, o material genético tem sido mapeado, decifrado e manipulado. Resta saber até onde vai o limite humano.

 Utilização

Outra contribuição da tecnologia na genética e os parâmetros que proporciona na medicina, na economia, no meio ambiente e até mesmo na ciência.

 Pontos Positivos

Nas últimas décadas temos assistido a um grande avanço científico e tecnológico na área da genética, que tem conquistado lugar de destaque entre as várias disciplinas científicas. Assim este ramo torna- se cada vez mais importante na sociedade atual, uma vez que origina melhorias a vários níveis e possibilita uma intervenção em várias áreas.

O crescimento da engenharia genética possibilita:

I. Mapeamento do sequenciamento genômico das espécies animais, incluindo o ser humano e dos vegetais;

II. Clonagem;

III. Terapia genética ou gênica;

IV. Transgênico.

Na Economia:

- Diminuição do uso de agrotóxicos;

-Aumento da produtividade de alimentos;

Na medicina, os avanços nas tecnologias de sequenciamento e análise do genoma humano permitiram aos cientistas descobrir mais duas mutações genéticas por trás do desenvolvimento de dois tipos de câncer muito comuns, o de mama em mulheres, que afeta 50 mil brasileiras todos os anos; e a leucemia linfoblástica aguda (ALL, na sigla em inglês), que responde por um terço dos diagnósticos de câncer em crianças. A esperança é que as descobertas levem à criação de novos remédios e tratamentos que tenham como alvo características específicas das doenças, além de melhorar sua prevenção e detecção precoce, dentro do crescente campo da medicina personalizada.

 Pontos negativos

Na medicina:

- a ciência não tem informação suficiente para isentar os transgênicos de efeitos colaterais negativos na delicada fisiologia humana;

“Ainda não se testaram todos os efeitos colaterais que um transgênico pode

ter nem o impacto que os transgênicos podem ter na natureza";

- Os alimentos transgênicos poderiam aumentar as alergias;

No meio ambiente:

Provocando a extinção de uma espécie vegetal ou animal menos favorecida ou que dependa das espécies não modificadas;

Na economia:

A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninha sempre é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo. Quanto maior for à variedade (genética) no sistema da agricultura, mais este sistema estará adaptado para enfrentar pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afetar apenas algumas variedades de pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afetar apenas algumas variedades.

 Conclusão:

O patrimônio genético poderá estar comprometido se não houver na engenharia genética uma manipulação ou utilização consciente, sadia, correta, legal e ética dos recursos que o compõem. Por isso a comunidade científica, o Poder Púb ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias