TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇAÕ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

Por:   •  15/6/2021  •  Artigo  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 13

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

ENSINO DE CIÊNCIAS

DÉBORA FERNANDES CARVALHO DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA TRANSVERSALIDADE

PRATA

2020[pic 1]

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA TRANSVERSALIDADE

Declaro que sou autora[1] deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais.

RESUMO – O objetivo do presente trabalho é propor uma reflexão crítica da importância e necessidade do ensino da educação ambiental dentro do currículo escolar em todas as disciplinas de forma transversal.  O ano de 2020 não foi um ano promissor o meio ambiente no Brasil e os desastres ambientais irreparáveis nos anos anteriores também não contribuíram para recuperação e manutenção da natureza no país. As políticas públicas ambientais sofreram significativas alterações que facilitaram a desconstrução do nosso meio ambiente sem que a população fosse envolvida nos debates ou opinasse nas alterações e se a gestão do país continuar com a flexibilização das leis e o negacionismo quanto a destruição do meio ambiente o Brasil não alcançará metas e objetivos propostos para a garantia da viabilidade ambiental para as próximas gerações. Através de pesquisa bibliográfica o trabalho visa apresentar como o ensino de educação ambiental no ambiente escolar de maneira transversal pode resgatar a criticidade e participação das futuras gerações e criar novas fontes de proteção e utilização consciente da natureza. Com o propósito de compreender aspectos metodológicos, o trabalho foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas. A educação é apontada como uma das principais fontes de desenvolvimento da cidadania em busca de uma sociedade mais justa, plural e preocupada com a natureza e os recursos naturais, importante para a criação de um pensamento coletivo envolvendo esforços para a garantia e manutenção dos recursos naturais, dos animais e do meio ambiente. Em um mundo globalizado cada vez mais capitalista o consumismo ocupa o pensamento coletivo tornando irrelevante a preservação do meio ambiente, de sua flora e fauna no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Ensino de ciências; Consciência.         


INTRODUÇÃO

O meio ambiente em seu contexto histórico se tornou fonte de preocupação em relação ao uso indiscriminado de seus recursos sem a preocupação de preservação ou fontes alternativas a sobrevivência do homem. Muitos países demostram a preocupação, mas de fato quase nada de efetivo é realizado. É necessário criar a necessidade de diálogo no ambiente escolar, não apenas de conteúdos, mas de ações que podem ser propostas para alterar o cenário atual.

Sabemos que as alterações provocadas pelo homem ao meio ambiente no Brasil afetam e põe em risco toda a vida da humanidade, cientistas já alertaram para a problemática, mas grandes líderes mundiais não se preocupam com o mundo a longo prazo e preferem manter a economia do país negando as mudanças climáticas e se recusando a tomar atitudes mais eficazes para romper com o ciclo de exploração.

A importância do meio ambiente no currículo é um tema transversal que perpassa todas as disciplinas escolares e é tratada com um pouco mais de profundidade apenas na disciplina de ciências. A educação é a principal ferramenta de mudança social que pode alterar o curso do pensamento da humanidade para se alcançar uma consciência ecológica necessária para o resgate do meio ambiente e seu uso de maneira consciente e sustentável. Todo os seres da terra interagem com o ambiente natural, todo os elementos estão conectados, por isso a urgência e relevância em se propor ações em relação ao tema.

A consciência ambiental é ser possuidor do conceito que o ser e o ambiente são indissolúveis, que os recursos são escassos e uma visão completamente equivocada pensar que o ser humano detém a natureza e que pode fazer o que quiser sem se preocupar com as consequências. É compreender a totalidade e a complexidade do ambiente, entende-lo enquanto organismo vivo, dotado de reações. Estamos intimamente conectados e não há vida possível sem a preservação ambiental de maneira séria e responsável, a escola é capaz que modificar os conceitos e propor modificação de valores e pensamentos construídos ao longo de anos de exploração e extração impensadas.

As políticas publicas podem modificar o atua cenário e transformar o Brasil em um país sustentável, com consciência coletiva de que necessitamos da natureza para a sobrevivência das próximas gerações e os educandos que serão futuros influenciadores de opiniões e guerreiros nessa luta para a preservação ambiental. Apenas com o real entendimento e percepção dos valores naturais na vida de todos é possível a introdução do conceito de conscientização ambiental.

Apesar do país ter um vasto rol de políticas publicas e leis que protegem o meio ambiente, a efetivação destas leis vem sendo um problema por falta de fiscalização e desmonte de órgãos de proteção ambiental. Desastres já ocorreram em anos anteriores e até o momento os culpados não foram julgados repassando a impressão que as leis existem apenas no mundo das ideias e não são aplicadas no mundo real devido a impunidade observada.

DESENVOLVIMENTO

A busca global por recursos naturais levou a crescente degradação do meio ambiente, os avanços tecnológicos aceleram o processo e a busca por recursos econômicos e manutenção do atual padrão de vida capitalista levaram ao caos ambiental em que estamos vivenciando. A utilização de recursos naturais por industrias, agropecuária, produção de alimentos e a ocupação do solo ligadas a problemas sociais aceleraram o processo de degradação do meio ambiente e criou a necessidade urgente ação do ser humano para sua proteção e continuação para as próximas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (242.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com