TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DE SÓLIDOS IRREGULARES E LIQUÍDOS

Por:   •  25/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

DETERMINAÇÃO DE SÓLIDOS IRREGULARES E LIQUÍDOS

Ribeiro, Nilton César1; Wesz, Rudinei Itamar Tamiosso1.

1 Curso técnico de nível médio integrado em Química.  (O número sobre o nome refere-se ao curso do qual o aluno está devidamente matriculado).

  1. Objetivo

Determinar a densidade de sólidos irregulares, regulares e líquidos.

  1. Introdução/Fundamentação teórica.

A densidade é relação matemática entre a massa de um material e de seu volume a uma determinada temperatura. Essa relação pode ser expressa pela equação 1.

                                Equação1.  d=  [pic 2]

No sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/). No entanto, os mais utilizados são g/ e o g/ml , lembrando que 1  equivale a 1 ml . A densidade pode ser expressa para uma substância ou para uma mistura de substâncias. Por exemplo, a densidade da água nas condições ambientes é igual a 1,00 g/, o que quer dizer que em 1  ou em 1 ml, temos 1,0 g de água (CÉSAR; PAOLI; ANDRADE,2019)[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

A densidade varia conforme ocorre mudança de temperatura. Na mudança da água para o estado sólido, temos o gelo a uma temperatura abaixo de 0°C, a densidade da água fica menor do que no estado líquido, passando a ter uma densidade de 0,92 g/. Motivo pelo qual o gelo flutua na água, pois ele é menos denso (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), 2003).[pic 8]

O conceito de densidade é muito importante no cotidiano de um estudante de química ou até mesmo na rotina de um cidadão. Um exemplo disso é que por meio da densidade é possível verificar se houve alguma adulteração em determinados produtos que são comercializados. Isso acontece com o leite e com etanol combustível,  em que a adulteração mais frequente é pela adição de água,  podendo ocorrer também com a gasolina , quando é adicionado uma quantidade de etanol superior ao permitido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que é de 25% em volume (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), 2003; CAUDURO et al., 2017; CÉSAR; ANDRADE, 2019).

  1. Materiais e Métodos  
  • Béquer de 25 mL;
  • Balança semi-analítica;
  • Pipeta volumétrica de 10,0 Ml;
  • Óleo de soja;
  • 1,2,3propanotriol (glicerina);
  • Etanol;
  • Pisseta;
  • Proveta de 10 mL.
  1. Procedimentos  

3.1.1 Determinação da densidade de sólidos com formas regulares

  • Mediu-se a massa de cada um dos sólidos regulares fornecidos com o auxílio da balança.
  • Mediu-se as arestas, raio, diâmetro de cada sólido regular para encontrar o volume de cada um deles.

3.1.2 Materiais com formas irregulares

  • Mediu-se a massa de cada material selecionado e anotou-se na tabela abaixo.
  • Em uma proveta de 10 ml, adicionou-se água até a marca de 5,0 ml. Anotou-se o volume na tabela a seguir.
  • Inseriu-se cuidadosamente o objeto selecionado na proveta. Certificando-se de que não há bolhas aderidas ao material. Leu-se e anotou-se o novo volume.
  • Assumiu-se que o material não se dissolve e nem reage com água, a diferença entre os dois níveis da água na proveta, representa o volume do material. Anotou-se o novo volume da proveta.
  • Recuperou-se o material, secou-se cuidadosamente e guardou-se apropriadamente. Repetiu-se os procedimentos com os outros materiais.

            3.1.3 Determinação da densidade de líquidos

  • Com uma pipeta volumétrica de 10,0 ml, transferiu-se 10,0 ml do líquido fornecido para o béquer previamente  posicionado sobre o prato da balança semi-analítica já tarado. Anotou-se a massa encontrada.
  • Recolheu-se o líquido utilizado no frasco apropriado. Repetiu-se o procedimento com todas as amostras, iniciou-se cada determinação com o novo béquer de 25 ml, limpo e seco.

                 

Discussão de resultados/ Conclusão

Para determinar a densidade de sólidos com formas regulares, precisamos medir as arestas e o diâmetro. Percebemos que a esfera tinha 4 cm de  diâmetro e o cubo; 3,5 cm de cada uma das arestas. Após estes procedimentos, fomos até uma balança analítica e, logo, percebemos que a massa da esfera era de 27,015g e a massa do cubo era de 18,974g.

Se sabemos que a densidade é igual a massa dividida pelo volume, concluímos que a densidade do sólidos será:

Para determinar a densidade dos sólidos irregulares, precisamos saber o seu volume e sua massa. Para descobrir o volume, medimos em cada proveta o tamanho de cada material e fazendo isso adicionamos água até sua altura. Depois colocamos, vagarosamente, os sólidos na proveta com água.

Observamos o aumento do volume da água depois que colocamos os sólidos. Esse aumento é igual ao volume dos sólidos irregulares. Em seguida, colocamos estes na balança analítica e anotamos a massa desses sólidos. Sabendo a massa e o volume, podemos perceber que a densidade dos sólidos é:

Para determinar a densidade dos líquidos, colocamos estes em uma pipeta volumétrica de  10ml com 10ml de cada líquido. Colocamos as pipetas, ainda sem os líquidos, na balança. A massa dessas pipetas foram taradas. Após disto, colocamos os líquidos com o determinado volume na balança. Logo vimos a massa dos líquidos. Sabendo a massa e o volume, concluímos que:

  1. Considerações Finais

O aluno poderá apresentar algum fato novo ou relevante nesse tópico que não tenha sido citado na conclusão quando for o caso.

  1. Referências bibliográficas

A lista de referências deve ser inserida conforme normas ABNT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (267.8 Kb)   docx (564.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com