TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO E APLICAÇÕES DE PLACAS SOLARES COMO FONTE DE ENERGIA EM CONDOMÍNIO DE CUIABÁ/MT

Por:   •  15/9/2019  •  Monografia  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 11

A CONTRIBUIÇÃO E APLICAÇÕES DE PLACAS SOLARES COMO FONTE DE ENERGIA EM CONDOMÍNIO DE CUIABÁ/MT

Relatório final, apresentado a Universidade Uniasselvi de Cuiabá, como parte das exigências para a obtenção do título de graduado em Engenharia Civil.

CUIABÁ- MT

2019[pic 1]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4

2 TEMA6

3 JUSTIFICATIVA7

4 REFERENCIAL TEÓRICO 8

5 PROBLEMA DE PESQUISA11

6 OBJETIVOS12

    6.1. Objetivo geral12

    6.2. Objetivos específicos 12

7 METODOLOGIA13

8 CRONOGRAMA15

7 REFERENCIAS16

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente a matriz energética mundial está baseada nos combustíveis derivados de petróleo, que possui alto coeficiente energético, mas que também gera grande degradação ambiental em sua exploração e utilização, porém as fontes renováveis têm como vantagem a geração de energia sem danos significativos ao meio ambiente.

A crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e a busca pela diversificação da matriz elétrica, associado com o aumento na demanda por energia e desenvolvimento da indústria, impulsionou a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a fonte solar (NASCIMENTO, 2017).

Segundo Kemerich, et al (2016), quase todas as fontes de energia – hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos são formas indiretas de energia solar. Além disso, a radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico. O aproveitamento da iluminação natural e do calor para aquecimento de ambientes, denominado aquecimento solar passivo, decorre da penetração ou absorção da radiação solar nas edificações, reduzindo-se, com isso, as necessidades de iluminação e aquecimento. Assim, um melhor aproveitamento da radiação solar pode ser feito com o auxílio de técnicas mais sofisticadas de arquitetura e construção.

A conversão direta da energia solar em energia elétrica ocorre pelos efeitos da radiação (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores. Entre esses, destacam-se os efeitos termoelétrico e fotovoltaico. O primeiro caracteriza-se pelo surgimento de uma diferença de potencial, provocada pela junção de dois metais, em condições específicas. No segundo, os fótons contidos na luz solar são convertidos em energia elétrica, por meio do uso de células solares (ANEEL, 2008)

O efeito fotovoltaico decorre da excitação dos elétrons de alguns materiais na presença da luz solar (ou outras formas apropriadas de energia). Entre os materiais mais adequados para a conversão da radiação solar em energia elétrica, os quais são usualmente chamados de células solares ou fotovoltaicas, destaca-se o silício (ANEEL, 2005).

Nesse contexto, o objetivo da pesquisa será discutir a utilização dessa fonte de energia já presentes no cotidiano das edificações residenciais e na percepção como instrumento viável e interessante, tendo em vista que se percebe que há medidas de eficiência energética que reduzem drasticamente o consumo de energia nas residências.

Dessa forma, considera-se a relevância do tema o qual se pretende explorar, porque possibilitará conhecer o uso placas solares inseridas em uma residência Condominial de Cuiabá/MT, no intuito de explorar as opções de tal uso na geração de energia nesse local.

  1. TEMA

A Contribuição e Aplicações de Placas Solares como Fonte de Energia em Condomínio de Cuiabá/MT.

  1. JUSTIFICATIVA

A energia fotovoltaica se caracteriza como uma alternativa aos sistemas energéticos convencionais e poluentes por ser um modo de geração de energia limpa, renovável e ainda com a vantagem de possibilitar a produção de energia no próprio local de consumo.  No caso do efeito fotovoltaico, descoberto em 1839 por Edmond Becquerel, os fótons existentes na luz solar é convertido em energia elétrica por meio de células solares, a forma mais comum de geração de eletricidade a partir da energia solar.

Considerando que a utilização de placas solares ou fotovoltaica é um modo de se obter energia limpa, utilizando diretamente a irradiação solar, e que o uso desta tecnologia permite a criação de energia de uma forma sustentável e se apresenta como uma solução para os problemas energéticos da atualidade, o estudo terá por escopo a área da Engenharia Elétrica, com o objetivo de analisar perspectivas e aplicações através da utilização de painéis solares fotovoltaicos em edificações residenciais urbanas, precisamente em Condomínios de Cuiabá/MT.

Nessa assertiva, a pesquisa buscará verificar sua contribuição na rede elétrica, além de que os estudos que envolvem a utilização de sistemas fotovoltaicos são cada vez mais necessários, bem como a necessidade de gerar energia com o mínimo de impacto ambiental, com um processo mais sustentável.

Considerado o exposto, a motivação da elaboração desse estudo é, sobretudo vislumbrar a percepção e viabilidade dessa tecnologia que tem como principal benefício a criação de energia elétrica, a partir de uma fonte gratuita e limpa que é o Sol, e ressaltando que Cuiabá é uma cidade com características de tempo com muitas potencialidades para tal uso, embora não se sabe a quantificação dessa aplicabilidade, bem como se sua presença ou uso é ou não expressiva no contexto atual.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com Vallêra e Brito (2006), o processo da descoberta se inicia em 1839, pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, que efetuava experiências eletroquímicas até perceber o Efeito Fotovoltaico.

Segundo a ANEEL (2005), a utilização da energia solar pode ser realizado diretamente para iluminação, aquecimento de líquidos e lugares ou ainda para criação de força mecânica ou elétrica, como fonte de energia térmica. A energia solar pode ainda ser transformada em energia elétrica por meio de efeitos sobre materiais, dentre os quais o termoelétrico e fotovoltaico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com