TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Compactação do Solo

Por:   •  17/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

[pic 1]

PESQUISA REFERENTE À COMPACTAÇÃO DO SOLO

Salvador

2019

O que é compactação do Solo

A compactação do solo é a redução dos seus indicies de vazios decorrente de um processo de manipulação com o objetivo de expulsar o ar presente entre suas partículas o tornando menos poroso e mais denso. Portanto esse processo se dá quando o solo é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua capaz de reduzir o seu volume.

Segundo o professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq – USP), Leandro M. Gimenez, a compactação ocorre quando o solo recebe uma carga superior à sua capacidade de suporte, desta forma ações mecânicas alteram a estrutura do solo, reduzindo o espaço poroso e elevando a densidade.  Ele ressalta que o solo úmido é mais vulnerável ao processo. “Quando o teor de umidade é baixo as partículas do solo estão fortemente unidas umas às outras e a capacidade de suportar cargas é elevada, o risco de compactação é baixo. O umedecimento do solo reduz a força com que as partículas estão unidas e com isso a capacidade de suportar cargas é reduzida”, explica.

A compactação de solos é de grande importância na engenharia civil, pois consiste no procedimento de melhorar as propriedades do terreno através de processos manuais ou mecânicos. Geralmente, um solo quando é transportado e aterrado está num estado relativamente fofo e heterogêneo e, portanto, pouco resistente e muito deformável. Os procedimentos de compactação visam fornecer ao solo melhorias destes aspectos.

Energias de Compactação

Chama-se energia ou esforço de compactação (Ec) o trabalho realizado durante o processo de compactação de uma amostra de solo de volume final V. Considerando um soquete de massa (M) caindo (n) vezes de uma altura (H) sobre a amostra de solo, logo, a energia de compactação é calculada por:

Ec = M.H.Ng.Nc

       V

 Sendo:

Ec = energia de compactação (kgf/cm²);

M = massa do soquete (kgf);

H = altura de queda do soquete (cm);

Ng = número de golpes por camada;

Nc = número de camadas; e

V = Volume do cilindro (cm³)

Segundo Lelis (2004), Proctor em 1933 deu início aos estudos de compactação de solos, ele denominou como Proctor Normal a energia padrão (5,95 kg/cm²) de compactação para obras de pavimentação, essa energia correspondia com os equipamentos de compactação disponíveis na época. Na década de 40, com o início da Segunda Guerra Mundial, houve a necessidade de se aprimorar os pavimentos aeroportuários, Proctor, então, aumentou a energia de compactação para o Proctor Modificado (27,35 kg/cm²). Posteriormente as empresas de pavimentação passaram a utilizar uma energia intermediária (12,93 kg/cm²) denominada Proctor Intermediário, com finalidade de atingir resistências também intermediárias, porém, mais econômicas que o Proctor Modificado.

Como fazer o Controle de Compactação no Campo

Os processos de compactação do solo no campo são semelhantes aos realizados em laboratórios. Os valores de peso específico seco máximo são obtidos em função do tipo de solo, da quantidade de água utilizada e da energia especifica aplicada pelos equipamentos. Essa energia esta diretamente relacionada ao tipo e peso dos equipamentos utilizados e do numero de passadas sucessivas aplicadas. Desta forma, As curvas de compactação para os equipamentos e o número de passadas, desempenham o mesmo papel que o número de golpes de soquete em laboratório. 

A energia de compactação é diretamente proporcional ao número de passadas e inversamente proporcional à espessura da camada compactada. Na compactação de campo, uma passada do equipamento é realizada quando este executou uma viagem de ida e volta, em qualquer extensão, na área correspondente a sua largura de compactação.

Na agricultura, a compactação do solo se dá pela influência de máquinas agrícolas, tais como tratores e colhedeiras, como também pelo pisoteio de animais, como o gado. A compactação do solo é danosa para a produção agrícola, pois influencia negativamente o crescimento de raízes, fazendo com que a planta tenha problemas em seu desenvolvimento. A compactação também cria uma camada muito densa de solo, diminuindo a movimentação da água pelo solo resultando no seu excesso apenas nas camadas superficiais, podendo provocar erosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (558.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com