TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Produção

Por:   •  11/10/2021  •  Monografia  •  4.015 Palavras (17 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO[a][pic 1]

É da máxima importância medir como os equipamentos e a forma como são conduzidos contribuem para a performance das empresas industriais, pois deles dependem vários aspectos chave que, em última instância, determinam o seu sucesso ou mesmo a sua sobrevivência

Neste contexto o objetivo deste trabalho é de apresentar e analisar tal indicador e explorar suas possibilidades de aplicação na busca de um aproveitamento efetivo da capacidade de produção. Então é proposto a implantação de um sistema para demonstrar Overall Equipment Effectiveness (OEE) conhecida como eficiência global dos equipamentos de produção.

Este estudo foi desenvolvido na Mabel para analisar o potencial aplicado do OEE, com objetivos de melhorar o desempenho da linha de produção, identificar os gargalos, monitorar os índices de OEE, sugerir ações de melhoria no processo. O conjunto destes resultados acaba aumentando a produtividade e qualidade, reduzindo custos para a indústria.

Palavras-chave: OEE. Performance. Capacidade


1 INTRODUÇÃO[pic 2]

O acelerado processo de globalização e a crescente concorrência tem levado as empresas à, cada vez mais, buscarem por resultados positivos e modelos de gestão baseados em conceitos de eliminação de desperdícios, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e redução de custos.

Para Gagnon (1999), uma forma de conduzir a gestão estratégica das operações procurando atender esses objetivos seria baseá-la na visão dos recursos de produção. Esses recursos envolvem decisões como: desenvolvimento de produtos, tecnologia a ser utilizada, organização da mão de obra, planejamento da capacidade e configuração das instalações, entre outras.

Com o surgimento da filosofia da manutenção produtiva (TPM) trouxe a noção de que é necessário desenvolver uma visão mais holística do sistema de manufatura e que para isso é fundamental estabelecer uma forma mais abrangente de medir o aproveitamento da capacidade produtiva. O Overall Equipment Effectiveness (OEE) que mede a utilização efetiva da capacidade dos equipamentos foi então proposto como um indicador que cumpre essa função de controle gerencial (NAKAJIMA, 1989; LJUNGBERG, 1998).

O OEE destaca-se por ser um indicador de vasta utilização pela sua simplicidade e clareza de sua conceituação, esse indicador revela limitações como dificuldade em definir e medir certos dados para cálculo como tempo de ciclo do processo e pequenas paradas (RON; ROODA, 2005).

É importante ressaltar que, de acordo com Jeong e Phillips (2001), o indicador é muito importante em industrias, já que avalia a utilização dos equipamentos, demanda e análise das perdas escondidas, além de promover uma análise dos problemas e o tratamento da causa raiz de modo a tornar as ações de melhoria do processo mais efetivas e aumentar o aproveitamento da capacidade dos equipamentos.

Vale ressaltar um estudo de caso citado por Busso (2012) em uma indústria alimentícia, que a aplicação do conceito OEE foram suficientes para estabelecer na primeira fase, uma referência para a eficiência produtiva de uma linha de produção, e na segunda fase conseguisse direcionar esforços para redução das perdas operacionais em 14%.

Baseado nos conceitos e metodologias da ferramenta Eficiência Global de Equipamentos, a Mabel iniciou a utilização da mesma na linha de recheados.

A linha de biscoitos recheados, hoje está dividido o seu processo em seis etapas: preparação de massas, moldagem do biscoito, cozimento do biscoito, aplicação do recheio no biscoito, resfriamento do biscoito, por último o empacotamento.

Para tanto, tem-se percebido que o processo atual vem apresentando alto índice de perdas por: setup e regulagem, quebras, rendimento, redução de velocidade, ociosidade e pequenas paradas, problemas de qualidade. O presente estudo tem como objetivo diante do exposto avaliar os resultados contemplados na medição do OEE, ou seja, as perdas por disponibilidade, de desempenho e de qualidade.

1.1 Situação Problema[b]

Baseado nos problemas de baixa eficiência de equipamentos por conta do alto tempo de parada de linha, por quebras de equipamentos, setup de máquinas, ciclos lentos, rejeitos durante startup e produção, houve uma análise anterior e definiu-se que o OEE seria uma ferramenta adequada para reduzir os desperdícios que tem causado prejuízos à companhia, ajudando a reduzir os custos produtivo e aumentar a produtividade da linha em estudo.

Diante do exposto surge a seguinte questão: Os resultados de redução de desperdícios da linha de recheados após aplicação do OEE são significativos?

1[c].2 Objetivo Geral

Avaliar a eficiência da ferramenta OEE na linha de recheados, como proposta para aumentar a eficiência global dos equipamentos na linha.

1[d].2.1 Objetivo específico

  • Mapear o processo;
  • Identificar os pontos de maior oportunidade;
  • Aplicar ações do plano de ação com ênfase em OEE;
  • Medir resultados comparativos (antes e depois);
  • Comparar resultados e apresentar diferenciais.

1.3 Justificativa

Esta pesquisa é uma exigência do curso de Engenharia de Produção da FANESE como pré-requisito para formação em Bacharelado em Engenharia de Produção, com a finalidade de colocar em prática o aprendizado teórico adquirido na graduação.

O tema em estudo foi escolhido pelo autor desta pesquisa, pelo fato de ampliar seus conhecimentos na ferramenta OEE, demonstrando a importância do assunto para a empresa. Este estudo também proporciona um enriquecimento dos conhecimentos acadêmicos, no que tange ao contexto teórico foi aplicado à realidade dos fatos para alcançar os resultados.

A contribuição dada à empresa Mabel, foi baseado na proposta de um plano de ação, que, após aplicado, elevou o índice de eficiência global dos equipamentos da linha de recheados.[e]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com