TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE EXPERIMENTAL- MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO E ENCONTRO DE DOIS MÓVEIS EM MRU OPOSTOS

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE EXPERIMENTAL- MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO E ENCONTRO DE DOIS MÓVEIS EM MRU OPOSTOS.

OBJETIVO:

  1. Calcular a velocidade média de um móvel em MRUV e MRU e estabelecer um sistema de equações para o encontro de dois móveis que partem em encontro um ao outro em MRU.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiro, os trilhos do equipamento foram ajustados para a posição de 10°

 e o centro da esfera foi colocado na posição x0. Após isso cronometrou-se o tempo necessário para a esfera se locomover em declínio do ponto x0 ao ponto x3, repetimos esse procedimento três vezes e calculamos a velocidade média. O próximo passo foi cronometrar o tempo necessário para a esfera se locomover entre cada ∆x, ou seja entre os pontos x0 a x1, x1 a x2 e x2 a x3, repetiu-se o procedimento por três vezes e calculou-se a velocidade média. Através dos resultados obtidos criamos um gráfico para cada situação, o qual será apresentado em dados experimentais.

Na segunda etapa do procedimento proposto, o trilho que outrora estava posicionado na posição de 10° foi ajustado para a posição de 15°. Com o trilho já ajustado, posicionou-se a esfera no ponto x0 (0mm) com ajuda do imã. Após os ajustes serem feitos liberamos a esfera e com o auxílio do cronometro, obtivemos o tempo que a esfera se movimentou até atingir a marca de 400mm. Repetimos o procedimento por três vezes e calculamos a velocidade média.

No próximo passo do experimento inclinamos o trilho fazendo com que a bolha de ar ficasse posicionado na posição 400mm, em uma das extremidades do conjunto, com a bolha parada nessa posição, voltamos a apoiar a base do trilho na mesa e cronometramos o tempo que a bolha precisou para se locomover até atingir a marca de 0mm, repetiu-se o mesmo processo por duas vezes e calculamos a velocidade média. Concluída esta etapa, arrastou-se a esfera até a posição 0mm com ajuda do imã e inclinou-se novamente a base do trilho para conduzir a bolha de ar até a posição 400mm. Feito isso, voltamos com a base do trilho para a mesa e simultaneamente liberamos a esfera, com ajuda do cronometro, marcamos o tempo transcorrido no momento em que a bolha e a esfera se cruzaram.

DADOS EXPERIMENTAIS E ANÁLISE

  1. Velocidade média de x0 a x3 = 11,45s
  2. Velocidade média x0 a x1 = 2,68s

Velocidade média x1 a x2 = 3,09s

Velocidade média x2 a x3 = 2,95s

  1. Gráfico

[pic 1]

A tangente da curva x versus t é a variação do espaço com o tempo, ou seja, é a velocidade instantânea de cada ponto.

  1. Velocidade média da esfera, necessária para sair do ponto 0 e ir até 400mm = 8,22s.
  2. Velocidade média que a bolha levou para se locomover do ponto 400mm até o ponto 0mm=5,19 e do ponto 0mm até o ponto 400mm = 5,94
  3. A função horária do movimento é

∆s = 400 mm e v = 77,07 mm/s, função horária: 0=400-v.t

V=ΔS/ΔT
V = 400/5,19s
V= 77,07 mm/s

O tempo necessário para que os dois móveis se cruzassem foi 2,49 segundos, por orientação da professora para encontrarmos esse valor, utilizamos o cronometro para aferir o momento do cruzamento da bolha e da esfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com