TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Tec Gestão

Ensaios: ATPS Tec Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  4.456 Palavras (18 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

No desenvolvimento do trabalho proposto colocamos em evidencia as mudanças nas organizações e a importância que elas têm para o futuro da empresa no mercado consumidor e no qual atua a concorrência. Também falamos sobre o papel do gestor na empresa e como ele atua dentro da organização.

Mencionamos sobre o processo de terceirização nas empresas que a beneficia permitindo que ela foque somente nas funções principais, quando um terceiro garante os insumos marginais direcionando de maneira objetiva e efetiva os esforços e dispêndios da organização pela terceirização.

E por ultimo a evolução que a qualidade vem sofrendo no decorrer do tempo e as ferramentas que foram sendo criadas a partir dos diferentes cenários.

Esperamos atender a todos os requisitos com a certeza de que todo o conteúdo foi absorvido por todos os participantes do grupo.

Etapa 1.

Passo 1.

Empresa escolhida por ter mudado recentemente o sistema que utilizava para controle financeiro e emissão de notas fiscais:

Campicom Comércio de Materiais Hidráulicos LTDA

R: Urbano da Rocha, 75 – Jd. Nilópolis

Campinas – SP

Contato: Igor Manita (Gerente financeiro) – tel.: (19) 3756-1665

Características:

Empresa de pequeno porte que atua no mercado como revendedora de materiais hidráulicos assim como tubos, válvulas e conexões.

Sua missão está focada no crescimento contínuo, através da pesquisa e busca para melhor qualidade dos produtos e com isso a satisfação de seus clientes.

Valores: Compromisso: São comprometidos com os clientes, fornecedores e colaboradores, mantendo relação transparente e de confiança em beneficio de todos os envolvidos.

Passo 2.

Mudança organizacional e quebra de paradigmas:

A mudança organizacional ou a quebra de paradigmas é a mola propulsora para a geração de soluções eficientes e de novos conhecimentos, além da otimização do capital intelectual da empresa propriamente dita. E se a empresa quer se perpetuar e evoluir no mercado em que atua, ela também deve entender e defender que as mudanças são a chave para o sucesso empresarial.

Para uma empresa se preparar para mudar ela precisa estabelecer primeiro o que deve ser mudado e como isso será feito, quais os indivíduos que serão afetados e finalmente é necessário que se realize uma avaliação do processo. Tudo deve ser feito em processos, pois a pressão e o assedio moral causam alterações no equilíbrio psicológico do individuo.

A função da gerencia é adotar critérios que vão prevenir o estresse organizacional, podendo apoiar as pessoas dentro da empresa para que enfrentem o clima inflexível das grandes burocracias, permitir que eles sejam criativos e possam mudar a forma de trabalhar, para que sejam menos enfadonhas as rotinas.

Ante tantas mudanças, novas formas e modelos de administrar são necessárias. Investem-se muito para que se inovem as teorias. A essa inovação das teorias chamamos novos paradigmas.

Passo 3.

Papel do gestor:

O gestor é o facilitador das informações dentro das organizações, ele visualiza algo novo no mercado e leva para dentro das organizações e implementa algo para mudar a realidade ou algo já existente. Ele precisa implementar uma visão critica e macrosistemica é ele que toma a decisão que vai mudar a organização e é ele que transmite a informação e coordena as pessoas dentro da organização.

O gestor moderno deve tomar a decisão de assumir responsabilidades para com o meio ambiente, que poderá, eventualmente, sofrer com as atividades produtivas da organização e também participar de ações que promovam o bem estar social, pelo menos na comunidade de entorno.

Os papeis do administrador, adaptado de Mintzberg (1973) por Chiavenato (1999):

Papel interpessoal: Representação: Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representando a organização, assinando documentos legais.

Liderança: Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com subordinados.

Ligação: Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.

Papel Informacional: Monitoração: Manda e recebe informação, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais.

Disseminação: Envia informação para os membros de outras organizações (memorandos e relatórios), telefonemas e contatos.

Porta-voz: Transmite informação para as pessoas de fora através de conversas, relatórios e memorandos.

Papel decisorial: Empreende: Inicia projetos, identifica ideias e oportunidades, assume riscos, delega.

Resolve conflitos: Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e a mudanças.

Alocação de recursos: Decide a quem atribuir recursos. Programa orça e estabelece prioridades.

Negociação: Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamento.

Entrevista com o diretor da empresa:

Em entrevista concedida pelo proprietário e diretor da empresa João Batista Mesquita coloca sua posição diante do tema afirmando que sem a melhoria e a qualidade de seus produtos e serviços não á uma evolução e aumento de rendimentos, pois se você não consegue vender uma material de boa qualidade e diferenciado no mercado outra empresa o fará e para concorrer com ela você também precisa estar à frente e buscar sempre a melhoria para a empresa.

Além de investir em melhores condições de trabalho como a adesão de um sistema integrado mais completo que possibilite o envolvimento de todos dentro da empresa, pois do contato com o cliente até a entrega utilizaremos o mesmo sistema que facilita o entendimento e a comunicação de todos os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com