TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Eficiência da aplicação do sistema poka yoke em conectores de Fibra Óptica

Por:   •  14/4/2018  •  Artigo  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 9

Análise da eficiência da aplicação do sistema poka yoke em conectores de Fibra Óptica.

Álvaro Henrique Andreotti;

Jeisom Pereira;

  Valdines Faoro;

 Joel Souza;

 

RESUMO

Nossa análise visa demonstrar que a padronização do sistema de conectores para fibra óptica pode atenuar o tempo gasto nessa operação, e ainda queremos mostrar que com a maior repetitividade de uma determinada ação traz a otimização e eficiência do processo, também a identificação de canais de transmissão diminuiria o erro involuntário, ou seja, o operador teria uma visualização mais clara dos canais  recepção (RX),  transmissão (TX), mas o intuito principal não é a idéia da simples conectorização  pois esse ato  é fácil e simples de sés  promover, neste caso o  difícil é a conectorização correta com 100% de certeza deixando para suporte apenas a função de finalização da operação, e não de verificação, correção.

Palavras Chaves: Conectores, Fibra Óptica, Poka Yoke, Fibra Óptica, Troubleshooting, Tempo, RX, TX, Half Duplex, Cordão.

Alunos do Curso de engenharia de Produção da Faculdade Padre Bagozzi, primeiro semestre ano de 2012 ( grupo Engenheiros do futuro), Artigo para obtenção de nota para a matéria de Projetos- Prof. Iglê Pequeno.

Valdines Faoro  Difaoro@ig.com.br

Álvaro Andreotti – Andreotti_1981 @yahoo.com.br

Joel Souza – joe500musical@hotmail.com

Jeisom Pereira – jeisom.pereira@aam.com.br

  1. INTRODUÇÃO

A fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros. A fibra ótica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany.

Um enlace de comunicação óptico ponto-a-ponto é composto, basicamente, por um transmissor de luz, uma fibra óptica, além de amplificadores e regeneradores ópticos. Tendo o receptor, e está ligação deve ser promovida por cordões onde uma extremidade  recebe sinal rx e conecta-se ao TX e vise e versa.

  1. DESENVOLVIMENTO

   

2.1 DESCRIÇAO DA FIBRA ÓPTICA

Um núcleo de vidro muito fino, feito de sílica com alto grau de pureza. Uma capa de plástico e uma malha de fibras protetoras, composta de fibras de kevlar (que têm a função de evitar que o cabo seja danificado ou partido quando puxado).

[pic 1]

Figura 1: Fibra óptica

2.2 APLICAÇÕES DA FIBRA ÓPTICA

A Fibra Óptica aperfeiçoa os recursos de telecomunicações disponibilizando maiores taxas de transmissão. Graças ao uso de FO é que surgiu o Triple Play que seria a convergência voz, dados e multimídia sob um único canal de comunicação. Esse sonho seria impossível de ser concretizado se somente existisse meios de transmissão arcaicos como, por exemplo: Par Metálico----Extremamente suscetível a intempéries como, por exemplo, a oxidação. Ou então Radio Transmissor---Extremamente suscetível ao fator Fading (Desvanecimento de Sinal).

Na pratica, conseguimos atingir altas taxas de transmissão graças à utilização da FO.

Dependendo dos equipamentos utilizados para emissão de sinal. Podemos chegar a atingir taxas de mais de 1Tbps(bits/segundo)

2.3 TIPOS DE FIBRA ÓPTICA

         4.1 Monomodo:

A Luz se propaga em apenas um modo. Por conta disso, é a que possui menor atenuação. Logo a dispersão modal será nula. Esse tipo de FO possui a maior taxa de transmissão. (Observem não se trata de maior banda passante).

O Núcleo da Monomodo possui de 8 a 10 mícrons de diâmetro.

4.2 Multímodo:

A Luz se propaga em vários modos. Por conta disto, é a que possui uma maior atenuação. Logo a dispersão modal será > 0. O multímodo possui um núcleo mais espesso tipicamente com 62 mícron de diâmetro possuindo assim um índice de refração muito grande.

Decorrente a essas características as fibras do tipo monomodo são mais utilizadas, pois podem alcançar índices muito maiores de taxa de transmissão. Para efeitos de comparação, as fibras multimodo permitem um alcance de até 550 metros, enquanto as fibras monomodo podem atingir até 80 km.

[pic 2]

Figura 2: Índices de Mono e Multimodo

  1. CONETORES DE FIBRA ÓPTICA

São dispositivos utilizados nas extremidades da Fibra Óptica que interligam equipamentos Transmissão de Dados.

 Existem dos seguintes tipos:

[pic 3]

Figura 3: Tipos de conectores.

Vamos tomar como Exemplo o conector SC (simplex connector)

[pic 4]

                        Figura 4: Conector SC

Assim como em todos os outros tipos de conectores, esse não possui um sistema que identifica TX (Transmissão) e ou RX (Recepção) do sinal (Luz) induzido na Fibra Óptica ,ficando assim essa incumbência para o equipamento de Transmissão e ou Recepção de Luz identificar se a polaridade TX ou RX estão corretamente conectorizados, ou seja,  o sistema só será operacional caso a conexão seja realizada corretamente, mas os cordões, conectores e portas de entrada são idênticos e apenas visual não tem com distinguir qual é RX e qual é TX.

*Sempre em um sistema de comunicação haverá um Transmissor (TX) e um Receptor (RX).

  1. CONECTIVIDADE DE CABOS ÓPTICOS  

Entendendo o sistema de TX (Transmissão) e RX (Recepção) em um sistema half duplex, que utiliza um par de cordões SC.

*Sempre em um sistema de comunicação haverá um Transmissor (TX) e um Receptor (RX).

*Fazer uma analogia com a comunicação humana. Um fala o outro escuta.

[pic 5]

Figura 5: Esquema de uma ligação half duplex,

  [pic 6]

Figura 6: Esquema de uma ligação half duplex,        

O operador vai promover a conexão dos cabos no DIO ( distribuidor interno óptico) utilizando os conectores normais macho e fêmea, tendo em mãos os canais RX e TX o mesmo deverá promover a conexão em x, ou seja, o canal de transmissão (TX) conector macho ligado no canal receptor (RX), para ter uma finalização positiva o mesmo deverá buscar suporte remoto para efetivação do processo.  Esse suporte vai disser se os canais estão ligados corretamente, ou se há necessidade da inversão dos cabos essa resposta pode demorar ate mesmo horas, dependendo da disponibilidade desse suporte. Quando se consegue acesso ao suporte, ele tem que achar o software e fazer a pesquisa determinar a situação caso esteja invertido tem que fazer a troca dos cabos e refazer todo o processo novamente pra só então poder efetivar a ligação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (723.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com