Artigo infraestrutura
Por: aninhacoliveira • 22/3/2016 • Artigo • 670 Palavras (3 Páginas) • 457 Visualizações
INFRAESTRUTURA URBANA
INTRODUÇÃO
Um dos grandes fundos de investimento de um país baseia-se na infraestrutura que ele mantém no decorrer dos anos, ou seja, é de grande importância haver um planejamento há longo prazo, pois dessa maneira é fundamental para o desenvolvimento do país. A infraestrutura é basicamente formada por usinas, rodovias, portos, hidrelétricas, aeroportos, entre outras fontes de ligações externas e internas no país. Um grande exemplo é a infraestrutura brasileira que por décadas foi desenvolvida exclusivamente pelo setor público, porém com a privatização, as grandes empresas têm investido, através da concessão.
O presente trabalho irá demonstrar situações onde as deficiências são mais visíveis para o setor. Sendo assim, alertando sobre a importância de um trabalho bem realizado, desde a parte governamental até os primeiros passos da construção de uma determinada obra. Iremos explorar a economia atual do Brasil, para citarmos exemplos de como isso pode afetar a infraestrutura do país.
OBJETIVO
O objetivo principal desta pesquisa é alertar aos riscos que o setor de infraestrutura pode sofrer com a crise que está ocorrendo no país, procurando soluções cabíveis que possam vir a reverter à situação vivida atualmente. Iremos procurar soluções voltadas para a polução, ou seja, que não possa prejudicar a economia atual e possa trazer lucros, com planejamento de curto, médio e longo prazo.
A atividade econômica, vivida pelo país atualmente com certeza não é das melhores, porém em conjunto com a evolução social, vinda de migrações causa um crescimento populacional, e consequentemente uma escassez de habitações. Para suprir essa necessidade de habitações, há um aumento na área urbana, geralmente com falta de infraestrutura devido à falta de recursos na administração de uma cidade. Dessa forma, acabam surgindo favelas, periferias e casas mal construídas; ocasionando assim instalações precárias de energia, saneamento e infraestrutura geral.
O sistema de infraestrutura urbana é composto de subsistemas que refletem como a cidade irá funcionar. Para o perfeito funcionamento da cidade são necessários investimentos em bens ou equipamentos que devem apresentar possibilidades de utilização da capacidade não utilizada ou de sua ampliação, de forma a evitar sobrecargas que impeçam os padrões de atendimento previstos. Pode-se classificar o sistema infraestrutura como o conjunto dos seguintes subsistemas técnicos setoriais:
- Subsistema Viário: é composto de uma ou mais redes de circulação, de acordo com o tipo de espaço urbano, sendo complementado pelo subsistema de drenagem de águas pluviais, que assegura o uso sob quaisquer condições climáticas.
- Subsistema de Drenagem Pluvial: tem como função promover o adequado escoamento da água das chuvas que caem nas áreas urbanas, assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos das inundações.
- Subsistema de Abastecimento de Água: tem como função prover toda a população de água potável suficiente para todos os usos. Sendo assim, a qualidade e a quantidade da água são, pois, as duas condições primordiais a serem observadas.
- Subsistema de Esgotos Sanitários: tem a função de afastar a água distribuída à população após o seu uso, sem comprometer o meio ambiente. Sendo assim, este subsistema constitui-se no complemento necessário do subsistema de abastecimento de água e cada trecho da rede de distribuição de água deve corresponder ao da rede coletora de água servida.
- Subsistema Energético: fundamentalmente tem a função de prover a população com dois tipos de energia: elétrica e de gás. Basicamente, para ter-se o fornecimento de energia elétrica é necessário um conjunto de elementos interligados com a função de captar energia primária, convertê-la em elétrica, transportá-la até os centros consumidores e distribuí-la neles, onde é consumida por usuários residenciais, industriais, serviços públicos, entre outros.
- Subsistema de Comunicações: compreende a rede telefônica e a rede de televisão a cabo, sendo as conexões feitas por condutores metálicos. As redes de infraestrutura que compõem este subsistema (cabeamento e fios) seguem especificações similares às do sistema energético.
O conceito de que a infraestrutura pode mudar a economia atual, pode ser uma solução para que o país possa reerguer-se a curto e longo prazo, com custo benefício e investimento barato e de qualidade. Para que haja o reestabelecimento financeiro, governantes
...