TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Circuitos Eletricos 1 Etapa 2

Exames: Atps Circuitos Eletricos 1 Etapa 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 5

Capacitores Eletrolíticos (Capacitores Eletroquímicos)

Alumínio é o material usado para os eletrodos. Grandes valores de capacitância podem ser obtidos em comparação com o tamanho do capacitor devido a pequena espessura do dielétrico ser extremamente fina.

Uma das principais características de um capacitor eletrolítico é que eles tem polaridade (terminal positivo e terminal negativo).

Isso significa que deveremos ter cuidado ao conecta-los ao circuito. Se o capacitor for submetido a uma tensão maior que a de trabalho ou se a polaridade for invertida ele pode ser danificado (ele pode explodir !!!).

A faixa de valores pode variar de 1µF a milhares de µF. Esse tipo de capacitor é usado principalmente em fontes de alimentação, para diminuir o ripple. Como, construtivamente esse capacitor é similar a uma bobina (é uma fita de alumínio enrolada) ele não é adequado para se usado em altas freqüências. A figura seguirmostra de diversos tipos de eletrolíticos.

Capacitores de Tântalo

Capacitores de tântalo são capacitores eletrolíticos que usam um material chamado de tântalo para os eletrodos. Grandes valores der capacitância similares ao de alumínio podem ser obtidas. Capacitores de tântalo são superiores ao de alumínio no que se refere à temperatura e frequência de operação. Usualmente o símbolo "+" é usado para indicar o pólo positivo.

Capacitores de tântalo são um pouco mais caro que os de alumínio. São usados em circuitos que precisam que o valor da capacitância seja constante com a temperatura e frequência

Capacitores Cerâmicos

Internamente esses capacitores não tem estrutura de bobinas, por isso mesmo podem ser usados em aplicações de alta frequência. Tipicamente são usados em circuitos que aterram sinais de alta frequência. Esses capacitores tem a forma de um disco. Na figura a seguir o capacitor à esquerda é de 100pF com diâmetro de cerca de 3mm. O capacitor da direita tem impresso 103, significando 10 x 103pF que é 0.01 µF, o disco tem cerca de 6mm.

Capacitores de Filme de Poliestireno

Nestes capacitores, um filme de poliestireno é usado como dielétrico. Este tipo de capacitor não pode ser usado em circuitos de altas frequências, pois eles são construídos com estruturas de bobinas. São usados em circuitos de filtro e circuitos de tempo que operem até algumas centena de KHz ou menos.

O capacitor da esquerda tem uma altura de 10 mm, 5 mm de grossura, e é de 100pF.

O capacitor do meio tem uma altura de 10 mm, 5.7 mm de grossura, e é de 1000pF.

Estes capacitores não tem polaridade.

Capacitores de Polipropileno

São usados quando houver necessidade de pequena tolerância. A capacitância destes capacitores praticamente não muda .

Estes capacitores tem uma tolerância de ±1%.

Capacitores de Mica

Nesses capacitores a mica é usada como dielétrico. Esses capacitores tem boa estabilidade por que o seu coeficiente de temperatura é pequeno. Tem também excelentes características de frequência, sendo usados em circuitos ressonantes e filtros de alta frequência . Como tem boa isolação, sendo ideais para circuitos de alta tensão.

Capacitores de mica não possuem grandes valores de capacitância, e são relativamente caros .

INDUTOR

O indutor, também conhecido como solenóide ou bobina, é um componente elétrico capaz de armazenar energia em um campo magnético gerado pela corrente que o circula. Essa capacidade é chamada de indutância e é medida em Henrys (H).

De maneira geral, um indutor é composto por um fio condutor enrolado em forma de espiral. Cada volta da bobina é chamada de espira e a sua quantidade influencia diretamente na intensidade do campo magnético gerado.

As aplicações possíveis vão desde o uso de grandes indutores em fontes de alimentação, como forma de remoção de ruídos residuais, além de bobinas de ferrite ou toroidais para filtragem de rádio-frequência, até pequenos indutores utilizados em transmissores e receptores de rádio e TV. Indutores também são empregados para armazenamento de energia em algumas fontes de alimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com