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Característica de computação em nuvem

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Por:   •  26/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

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Computação em nuvem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A nuvem (cloud) é o símbolo da Internet.

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. 1

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.2 O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.3

Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

Índice [esconder]

1 Corrida pela tecnologia

2 Tipologia

3 Serviços oferecidos

4 Característica de computação em nuvem

5 Modelo de implantação

6 Vantagens

7 Desvantagens

8 Gerenciamento da segurança da informação na nuvem

9 Revelações da Vigilância pela NSA

10 Dúvidas

11 Sistemas atuais

12 No Brasil

12.1 Nuvens públicas

13 Ver também

14 Referências

15 Ligações externas

Corrida pela tecnologia[editar | editar código-fonte]

Empresas como Amazon, Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa "nuvem de informação" (information cloud), que especialistas consideram uma "nova fronteira da era digital". Aos poucos, essa tecnologia vai deixando de ser utilizada apenas em laboratórios para ingressar nas empresas e, em breve, em computadores domésticos.

O primeiro serviço na Internet a oferecer um ambiente operacional para os usuários—antigamente, disponível no endereço www.webos.org—foi criado por um estudante sueco, Fredrik Malmer, utilizando as linguagens XHTML e Javascript. Atualmente, o termo AJAX é adotado para definir a utilização dessas duas linguagens na criação de serviços na Internet.

Em 1999, foi criada nos EUA a empresa WebOS Inc., que comprou os direitos do sistema de Fredrik e licenciou uma série de tecnologias desenvolvidas nas universidades do Texas,

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