TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia eólica

Artigo: Energia eólica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Bombeamento de Água utilizando Cata-ventos.

Desde tempos imemoráveis os moinhos de vento, ou popularmente cata-ventos, são largamente utilizadas, como sistema de bombeamento e este parece ter sido uma das primeiras aplicações da energia eólica. O cata-vento é tão velho como a própria civilização. Sem duvida alguma, a forma mais econômica e segura de bombear água. O inventor do cata-vento é desconhecido, sabemos que os chineses já utilizavam o cata-vento antes de Cristo [3].

Resolvem os problemas relacionados à captação de água das propriedades rurais, bem como problemas encontrados nas propriedades agropecuárias, relacionadas a grandes distâncias, facilitando uma melhor distribuição da água.

Basicamente, um sistema eólico de bombeamento é constituído por rotor eólico, bomba hidráulica, transmissão e dispositivo de controle. Os dois últimos componentes são necessários para melhor adequar a operação conjunta dos dois primeiros e garantir o aproveitamento da energia de uma faixa de velocidade do vento.

Podem ser montados em poços comum, artesianos e semi-artesianos, minas, represas ou riachos. No caso de ser instalado em poço artesiano, o poço deve ter diâmetro mínimo de 100 mm interno, para que possa ser introduzido a bomba pistão (figura 25), cujo deve ficar imerso de 3 à 6 metros abaixo do nível dinâmico, respeitando a profundidade máxima de 60 metros. Quando montados em minas, represas, ou riachos, podem sem instalados até uma distância de

35

40 metros do ponto de captação de água, com desnível máximo de 7 metros entre a base de sustentação e o ponto de captação [3].

Fonte: http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/fertirrigacao.htm#_Toc44500059

FIGURA 32 - Bomba de pistão.

36

2.10.2. O uso da energia eólica para bombeamento de água.

Com a evolução dos processos produtivos agrícolas, demonstrada principalmente pela presença cada vez maior da irrigação e a crescente demanda por água, acompanhada pela sua escassez (distâncias cada vez maiores), há necessidade de projetar instalações que possam proporcionar fornecimento de água com maior rapidez e eficiência. Sendo assim, a presença de bombas hidráulicas num projeto de irrigação ou abastecimento de água para pequenas comunidades, é de suma importância, e o conhecimento das partes fundamentais ao seu bom funcionamento merece a devida atenção e cuidado.

Uma das vantajosas aplicações para energia solar é o bombeamento d’água. Em sistemas que requerem bombeamento constante ou durante o período diurno, tem-se mostrado altamente eficiente e com alto retorno de investimento.

Aplicações das mais diversas, tais como na agricultura e agropecuária, para irrigação, hidroponia, pulverização, abastecimento de bebedouros e reservatórios. Em indústrias e saneamento, no bombeamento, aeração e sistemas de recirculação de água. Em residências, condomínios e clubes no bombeamento de água proveniente de poços, lagos, rios e cisternas, na recirculação de piscinas, etc. São formas onde as bombas desenvolvidas para trabalharem com painéis solares apresentam o melhor custo/ benefício [4].

2.10.3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com