TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso – Li & Fung

Por:   •  11/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo de Caso – Li & Fung

1) A 4˚ fase da logística, Integração Estratégica, relaciona vários agentes da cadeia de suprimentos, sendo assim pode-se considerar que a empresa se enquadra nessa fase, já que seu sistema de informação é integrado e sua atividade é cuidar da integração de todos os agentes envolvidos na fabricação de produtos.

2) A Li & Fung fornece produtos com muito valor agregado aos seus clientes, pois cada pedido é feito conforme as necessidades e demanda destes. Assim, é possível afirmar que a empresa segue os conceitos de Supply Chain Managent.

3) Como o caso diz, a L i& Fung é uma manufatura dispersa, pois a função assumida por ela é encontrar os melhores fornecedores e inputs para o fabricação de algum produto, a fim de orientar toda a produção do mesmo. A empresa não pode ser considerada uma manufatura tradicional, pois a mesma não realiza a função de transformar matérias primas em produtos acabados, mas terceiriza tal função.

4) Suprimento: responsável por encontrar, comprar e reunir as materias primas dos produtos que serão manufaturados;

Manufatura: responsável pela manufatura dispersa;

Transportador: responsável por transportar as materias primas e peças semiacabadas até as fabricas que farão o tratamento destas;

Distribuidor: quando o produto está acabado, a Li & fung se responsabiliza por distribuir os insumos aos seus clientes.

5) O transporte de insumos deve ser feito no prazo estipulado no planejamento da produção e deve ocorrer dos fornecedores dos mesmos àqueles que farão o processamento antes de finalizar o produto. A distribuição dos produtos, por sua vez, deve ocorrer também no prazo estipulado, diretamente para os clientes da Li & Fung. São duas distribuições diferentes, que precisam ser controladas de forma igualmente rigorosa.

6) A Li & Fung deve contar com a tecnologia e o uso de um sistema de informação eficiente para um controle de qualidade rigoroso para cada etapa de montagem de seu produto. Com o sistema de informação funcionando corretamente, é possível manter o controle de todas as etapas e corrigir eventuais emergências com prontidão mesmo a operação estando dispersa. Além disso, o maior controle que a empresa deve manter é em relação aos seus fornecedores, que devem seguir a qualidade exigida pela empresa e obedecer aos prazos também estipulados por ela. Caso não haja esse controle de etapas e de fornecedores a empresa não será capaz de manter a sua qualidade.

7) Li & Fung e fornecedores: a confiança entre as partes se dá por meio da garantia de preços reduzidos e entregas de matéria prima e peças dentro do prazo pelos fornecedores de forma a montar o produto e entrega-lo ao cliente final dentro das conformidades e exigências deles;

Li & Fung e clientes: pelo fato dos clientes passarem apenas o que querem como produto final e não como esse produto deve ser feito, há uma grande relação de confiança entre a Li & Fung e seus clientes de que essa será capaz de planejar a produção e controla-la entregando o que foi pedido dentro do prazo estipulado e com a qualidade desejada.

8) Em relação à divisão de atividades por cidades, pode-se considerar:

- São Paulo é uma das melhores cidades para se ter um escritorio de planejamento comercial, tendo em vista sua produção e a quantidade de possíveis clientes e fornecedores que se encontram lá;

- Santa Catarina é referencia no setor têxtil;

- Minas Gerais possui bom polo siderúrgico;

- A mão de obra em Minas e no Ceará é mais baixa que em outros locais;

- Porto de santos é um dos portos que mais tem movimentação no Brasil.

Assim, pode-se concluir que a ideia da manufatura dispersa no Brasil seria boa, tendo em vista que há regiões que executam atividades melhores que outras e que, se tratando de uma produção em um só pais, a burocracia é facilitada. Embora o porto de Santos não pareça uma má ideia, é importante lembrar que no Brasil o modal de transporte mais utilizado, tanto em função de custo quanto em função de acessibilidade é o terrestre, assim a forma de despacho da situação considerada poderia ser alterado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com