TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMILIA DO PROCESSADORES AMD E INTEL

Dissertações: FAMILIA DO PROCESSADORES AMD E INTEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  3.229 Palavras (13 Páginas)  •  1.163 Visualizações

Página 1 de 13

AMD

A AMD (Advanced Micro Devices) é uma empresa estadunidense fabricante de circuitos integrados, especialmente processadores. Seus produtos concorrem diretamente com os processadores fabricados pela Intel. Seu produto mais famoso na década de 1990 foi o processador Athlon, utilizado em computadores pessoais.

Mais conhecida por seus processadores x86 e x86-64; K5, K6-II, K6-III, Athlon, Duron, Sempron, Athlon 64 (arquitetura de 64 bits), Opteron (para servidores) e Turion 64 (para notebooks), a AMD também fabrica circuitos de uso mais geral, como os encontrados em calculadoras e dispositivas eletrônicas.

Alguns de seus circuitos são encontrados também entre os usados pela Apple em seus novos produtos, como o Mac mini.

História

A AMD começou a produzir circuitos lógicos em 1969, em 1975 ingressou no mercado de circuitos integrados para memórias RAM. Nesse mesmo ano também foi introduzido no mercado um microprocessador clone do Intel 8080, usando de engenharia reversa para tal.

A AMD também produzia outros tipos de circuitos integrados para uso em minicomputadores de arquiteturas variadas.

Houve várias tentativas de diversificar seus produtos, atingindo áreas da arquitetura RISC (com o processador AMD 29K), dispositivos de áudio e vídeo e memórias flash. Nem todos esses ramos de produtos atingiram a rentabilidade esperada, portanto a AMD focou seus esforços nos mercados de processadores de arquitetura x86 e memórias flash, que eram respectivamente o mercado principal e secundário da Intel na época, colocando AMD e Intel em concorrência direta.

Em 2004 e 2005 a AMD foi pioneira ao lançar os primeiros processadores 64 bits do mercado.

Em 24 de Julho de 2006 a AMD compra a ATI Technologies, uma das maiores fabricantes mundiais de placas gráficas, num investimento calculado em 5400 milhões de dólares americanos. Esta quantia inclui 4200 milhões de dólares americanos, incluindo 2000 milhões conseguidos através um empréstimo, além de 56 milhões de ações da AMD.

K5

AMD K5

A primeira tecnologia desenvolvida pela AMD foi o processador K5 (com K de Kryptonite) que foi lançado em 1995, concorrente direto do Pentium (Pentium 1 ou 586), lançado em 1993. A arquitetura do K5 era muito semelhante a do Cyrix 6x86 e Pentium Pro.

NexGen / K6

AMD K6

AMD K6-2

Em 1996 a AMD comprou a NexGen, empresa fundada por ex-engenheiros da Intel e que tinha direito de uso da tecnologia Nx da série x86 da Intel. A tecnologia adquirida por meio da NexGen possibilitou o desenvolvimento dos processadores K6, agora com unidade de ponto flutuante integrada, item que não fazia parte da geração K5. O K6, que já apresentava instruções compatíveis com MMX.

Em sua segunda versão, o K6-2, o processador recebeu novas instruções multimédia desenvolvidas pela AMD, chamadas de (3DNOW! ). O K6-2 também recebeu um novo padrão de socket que aumentava de 66 para 100MHz o Clock externo possível ao processador.

Athlon (K7)

Athlon

AMD Athlon XP 1700+

Vista inferior de um Athlon XP 1800+ núcleo Palomino.

A maior inovação da geração Athlon (K7) é a unidade de ponto flutuante, junto com a micro arquitetura geral. Eles também examinaram a arquitetura interna do Intel P6 e otimizaram o projeto da Intel aumentando a sua performance. No final, a equipe da AMD conseguiu um processador com performance 35% maior que o Intel de mesmo clock. Essas características contribuíram para um aumento da participação de mercado da empresa.

A nova linha de processadores K7 (AthlonXP) contava com uma nova subarquitetura, denominada Palomino, a qual já dispunha de cache L2 dentro do chip e compatibilidade com as instruções multimídia SSE (desenvolvidas pela Intel), entre outras melhorias e correções.

Causando um aumento de performance geral em 10%. O preço para esta conquista foi um aumento de temperatura do processador, a qual só era corrigida com coolers potentes (e que muitas das vezes custavam caro). Houve ainda mais uma sub arquitetura, denominada Barton, com cache L2 de 512KB, o que manteve os Athlon competitivos no mercado de processadores de ponta.

O Athlon foi desenvolvido no ano de 1999 a 2005. Ele possui uma freqüência de 500 MHz à 2333Mhz. Foi desenvolvido por uma combinação de engenheiros da AMD e da antiga DEC sendo uma junção de ambas as tecnologias. Ã um micro processador que codifica instruções x86 em seu tempo de execução.

Duron

Duron é o nome do processador compatível com x86 fabricado pela AMD. Foi lançado no dia 19 de junho de 2000 como uma alternativa de baixo custo ao próprio Athlon, assim como a "rival" Intel o faz com o processador Celeron. A linha Duron foi descontinuada em 2004.

Sempron

Os processadores Sempron foram lançados com o objetivo de substituir a linha Duron (socket 462, popularmente conhecido como socket A). Uma vantagem do Sempron de Socket A sobre Duron é que o núcleo dele é de 130 nm (nanômetros) mesmo nas versões de baixo clock, ou seja, os transistores dele são menores dos que alguns Durons (o Sempron foi baseado na linha Througbred B do Athlon XP) tinham nas versões menos potentes, que eram de 180 nm.

Isso fazia o Sempron de Socket 462 ser mais eficiente e esquentar menos do que os Athlons XP e Durons de mesmo clock. Além dos Semprons socket 462/A, foram lançados também os Semprons Socket 754, que herdam a mesma arquitetura dos Athlons 64 (K8). O que diferencia o Athlon do Sempron, é apenas a velocidade (clock) e o tamanho da cache, que são maiores nos Athlons.

No dia 23 de Maio de 2006 foram lançados os Semprons de socket AM2, que traziam como principal novidade, o suporte a segunda geração de memórias DDR, a DDR2. Este socket possui 940 pinos e transistores de 90 nm.

Athlon XP/MP

O Athlon XP, devido a uma estratégia de marketing, usou um sistema chamado "PR rating", que compara seu desempenho com o de um Athlon

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com