TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRAMENTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO E SUAS APLICAÇÕES DENTRO DO CANTEIRO DE OBRAS

Por:   •  12/9/2018  •  Artigo  •  4.113 Palavras (17 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 17

FERRAMENTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO E SUAS APLICAÇÕES DENTRO DO CANTEIRO DE OBRAS  

Rui Moreninho de Araujo

Robmilson Simões Gundim

RESUMO

Este artigo visa conhecer algumas ferramenta que contribuem para o melhor andamento dos serviços e segurança dos colaboradores no ramo da construção civil que possam ser aplicados de forma continua e adequada, no período da realização das  atividades. Obtendo conhecimento sobre algumas causas, as ações para minimizar a possibilidade de acidentes de trabalho podem ser aplicadas. Para realização do estudo foram utilizadas pesquisas bibliográficas especializadas, as quais indicam o uso de ferramentas para prevenção de acidentes, para colaboradores da construção civil, além de uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto visando os melhores resultados para o estudo.

Averiguou-se que os programas de gestão de segurança, apesar de seu desenvolvimento, ainda são falhos na indústria da construção civil, principalmente pela falta de incentivo aos programas de treinamentos e conscientização do trabalhador do ramo em questões dos riscos em suas funções, além do fator sócio- cultural dos mesmos.

Palavras-chave: Construção Civil, Programa de Gestão de Segurança, Norma Padrão de Ação, Analise Preliminar de Risco.

ABSTRACT

This article aims to know some tools that contribute to the better progress of the services and safety of employees in the field of civil construction that can be applied in a continuous and adequate way, in the period of the accomplishment of the activities. Getting knowledge about some causes, actions to minimize the possibility of work accidents can be applied. To carry out the study, specialized bibliographical research was used, which indicates the use of tools to prevent accidents, for civil construction employees, as well as a bibliographic review on the proposed theme aiming at the best results for the study.

It was found that safety management programs, despite their development, are still flawed in the construction industry, mainly due to the lack of incentive to the training programs and the awareness of the worker in the field on risks in their functions, besides the socio-cultural factor.

Keywords: Civil Construction, Safety Management Program, Standard Standard of Action, Preliminary Risk Analysis.

  1. INTRODUÇÃO

O conceito legal define acidente de trabalho como aquele que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa ou organização, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

A construção civil é um dos ramos industriais que da sua mão de obra. Este fato deveria colaborar para uma melhor gestão nos aspectos relacionados a segurança nas empresas, no entanto é uma das áreas com mais elevado e maior índice de acidentes do trabalho.

Com o aumento e desenvolvimento das empresas do ramo no país, as estatísticas de acordo com o Ministério da Saúde, mostram que os acidentes de trabalho aumentaram significativamente em relação a este tipo de atividade.

O grande desenvolvimento e crescimento do setor da construção civil a nível nacional leva a contratação descontrolada e rápida de colaborados, suprindo assim as demandas laborais estabelecidas nos projetos e seus cronogramas.  

A escassez  de organização no planejamento por parte dos empregadores durante a implantação das obras e dos empreendimentos e a necessidade de fiscalização pelos órgãos governamentais, faz com que os trabalhadores mobilizados para realização do serviço não recebam o suporte de treinamento necessário sobre os riscos de suas atividades.  

Expondo que a grande maioria das atividades do ramo da construção civil não necessita de qualificação requerida por meio dos requisitos legais, que podemos citar o treinamento admissional e que as funções desenvolvidas oferecem riscos durante a jornada laboral, esta provoca fatores que contribuem para a geração de acidentes durante da jornada de trabalho além de impactos múltiplos ligados a fatores econômicos e sociais.

         O estudo teve como objetivo identificar as principais causas que fazem com que  os trabalhadores do ramo da construção civil sofram algum tipo de acidente, durante o período das suas atividades, além de verificar os as ações que podem ser aplicadas para melhoria de  desempenho de ambos como um todo fazendo o uso de uma NPA.

A indústria da construção civil é conhecida em todo o mundo como sendo uma das mais perigosas, especialmente nos aspectos relacionados aos acidentes de trabalho fatais. De acordo com dados da Organização Internacional de Trabalho, anualmente ocorrem cerca de 60.000 mil acidentes fatais na indústria da construção civil em todo mundo.

No Brasil, o número de acidentes e óbitos por acidentes de trabalho na área de construção civil vem declinando com o passar dos anos, no geral do ano 2006 ao ano de 2012 teve-se uma queda de 238 acidentes e óbitos na indústria da construção civil. Araújo (2004) cita as jornadas de trabalho prolongadas, serviços noturno, instalações provisórias inadequadas, a falta ou uso de forma incorreta de Equipamentos de proteção individual e coletivas (EPC) como alguns fatores.

Estas informações tornou-se o ponto de partida para avaliar quais são as ferramentas de segurança de saúde disponíveis  para o uso e  prevenção de acidentes, seu desempenho e sua relação entre os usuários, com o intuito de considerar a melhor forma de abordar o assunto entre as empresas e seus trabalhadores.

  1. ACIDENTE DE TRABALHO, ANALISÉS PRELIMINARES DE RISCO, NORMA PADRÃO DE AÇÃO E PROGRAMAS DE GESTÃO DE SEGURANÇA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES.

Conforme a apresenta o art. 19 da Lei nº 8.213/91:

"Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da   empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".

Dentro de um conceito prelecionista, acidente de trabalho é uma ocorrência, inesperada ou não, que interfira no andamento normal do trabalho, resulte em lesão no trabalho e/ou perda de tempo ou danos materiais, podendo ocorrer uma ou todas as consequências simultaneamente. Considera, além da lesão física do conceito legal, de tempo e os danos materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (335.5 Kb)   docx (228.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com