TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica 2

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 6

Passo 1:

A maioria dos elevadores de passageiros possuem acionamentos elétricos e hidráulicos. As dimensões são definidas através de normas brasileiras e Mercosul. A norma Mercosul NBR NM- 207 para elevadores elétricos de passageiros vem trazendo uma serie de reformulações de projeto.

Cito algumas normas técnicas brasileiras emitidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas):

Norma NBR 5666: Aborta termos usados nas instalações de elevadores elétricos.

Norma NBR NM 207 substitui NRB 7192: Defini regras mínimas de segurança para construção e instalação de elevador de passageiro.

Norma NBR- 5665: Defini cálculos de tráfego nos elevadores.

O funcionamento de um elevador é baseado em cabina que é montada sobre a plataforma a armação e plataforma chama-se “carro”.

Contrapeso que é uma armação metálica composta de duas longarinas e dois cabeçotes, acrescidos de peso para igualar ao carro, considerando de 40 a 50% da capacidade.

Ambas se movimentam em guias tipo “T” em aço chumbadas em vigas ou concreto ou aço, na caixa.

As suspenções são feitas através de cabos de aço, o movimento de subida e descida é feita através da polia e a parada acionada por freio normal em caso de emergência as máquinas são dotadas de freios de segurança que identifica quando a velocidade do carro ultrapassa o limite estabelecido, acionado o freio de forma manual e progressiva.

[pic 1]

Foto: Manual Atlas Schindler

Para elevadores de pequeno porte e trafego não é preciso a instalação de casa de máquinas os equipamentos passam a ser instalados na parte superior a caixa.

Passo 2:

Existem diferente tipos de elevadores cada um utiliza uma tecnologia diferente para seu funcionamento, o mais comum são os hidráulicos e elétricos, os hidráulicos são movidos por força hidráulica ou para ser mais preciso um pistão hidráulico que fica abaixo do elevador, já os elétricos são compostos por cabos elétricos.

Muito profissionais optavam pelos elevadores hidráulicos devido a facilidade de acionamento em caso de parada de emergência (descida por gravidade), conforto na viagem entre outros, no entanto os elétricos com o passar do tempo tiveram uma evolução e em uma comparação com os hidráulicos se mostraram mais vantajosos devido a economia de energia além de não utilizarem óleos que encarecem a manutenção.

Passo 3:

A NBR NM 207:99 trata assuntos, regras relacionado a segurança na operação, manutenção e emergências com objetivo de prevenir acidentes e preservar a integridade física tanto do operador quanto dos usuários durante o processo de instalação e operação.

Também aborda os riscos presentes nos elevadores de elétricos de passageiros e as possíveis medidas de contenção.

Para reproduzir forças horizontais dos elevadores, utilizou-se os seguintes valores que uma pessoa poderá exceder:

  1. Força estática: 300 N;

b) força resultante do impacto: 1000 N.

 

Deve se utilizar como prioridade as normas Mercosul, quando não existirem devem ser usados normas IEC ou normas mencionadas na norma NM 207.

Algumas Definições:

- Limitador de velocidade: Dispositivo que, quando o elevador atinge uma velocidade predeterminada, causa a parada do elevador e, se necessário, aciona o freio de segurança.

- Freio de segurança instantâneo com efeito amortecido: Freio de segurança no qual a ação de freada plena nas guias é quase imediata, mas a reação no carro ou no contrapeso é limitada pela presença de um sistema intermediário de amortecimento.

- Área útil da cabina: Área da cabina medida a uma altura de 1 m acima do piso, desconsiderando corrimãos, que está disponível para passageiros e objetos durante a operação do elevador.

Unidades usadas para dimensão da caixa são SI (Sistema Internacionais de Unidades).

PASSO 4:

Representar as forças que atuam no elevador, nomeando-as e as indicando em um diagrama de corpo livre (diagrama de forças).

Sugestão:

Classificar as forças que atuam sobre o elevador em: forças que ajudam o seu movimento (no momento da subida, por exemplo) e forças que atrapalham o seu movimento.

Elevador Subindo:                            

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

          Tração        Tração[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13][pic 14]

EElevador

[pic 15][pic 16][pic 17]

P.E       P.P                               P.C.P

Elevador Descendo:

[pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

          Tração        Tração[pic 23][pic 24]

[pic 25][pic 26][pic 27]

[pic 28]

[pic 29][pic 30]

EElevador

[pic 31][pic 32][pic 33]

Força que ajudam no momento da descida:

PP+PE+g

Forças que ajudam no momento da subida:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (120.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com