TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Qualidade em Engenharia

Por:   •  20/1/2016  •  Artigo  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

PROPOSTA DE MELHORIAS NO CONTROLE DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA DE SORVETES DE PEQUENO PORTE SITUADA EM BAMBUÍ-MG, UTILIZANDO A NORMA ISO 9004.

Carlos Henrique REIS1; Getulio PACHECO1; Lucas maia CARDOSO1;

Matheus MENEZES¹; Fábio MACIEL¹; Régis Giuliano PAGLIUSO¹; Rodrigo HERMAN2.

1Estudantes do curso de Engenharia de Produção.

Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Bambuí.

Rod. Bambuí/ Medeiros km 5. CEP: 38900-000.

Bambuí-MG.2Professor Orientador –IFMG.

RESUMO

O presente trabalho apresenta uma proposta de verificação dos processos de qualidade de uma fábrica de sorvetes de pequeno porte situada em Bambuí, Centro-Oeste de Minas Gerais. Sendo assim, foram feitas visitas in loco, afim de colher dados referentes ao local e outras coletas necessárias para a realização do estudo. A fábrica funciona desde 1971,  fabricando e vendendo sorvetes atendendo a população local. A sorveteria mantém a maior parte do serviço de forma artesanal, não possuindo produções em larga escala. Possui um mercado estável e seu proprietário não tem pretensão de expandir o negócio. Foram apresentados os processos de escolha de matéria-prima, fabricação, embalagem e venda, bem como a descrição de seus processos de qualidade.  

 

ABCSTRAT

INTRODUÇÃO

 O sorvete surgiu na China, há mais ou menos 4.000 anos, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. A delícia ganhou fama e se espalhou rápido, mas apenas entre os nobres, pois leite era uma mercadoria cara naquela época. Além disso, era preciso conservar a neve até o verão, usando câmaras frigoríficas subterrâneas (lembrem-se que ainda não existia geladeira naqueles tempos).

Em 1271, o veneziano Marco Polo viajou para a China e encontrou uma grande variedade de cremes congelados de frutas. Essas receitas foram com ele para a Itália e ficaram por lá até meados do século 16, quando Buontalenti, um cozinheiro da Rainha Catarina de Médici, introduziu a sobremesa na corte francesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes: nascia ali a primeira sorveteria da história. O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa.

Em 1770, o italiano Giovanni Bosio levou o sorvete para os Estados Unidos e conquistou o paladar dos norte-americanos. Foi nesse país que, no final do século 19, surgiu o sundae, a banana split e o ice cream soda, que fazem sucesso até hoje e são ícones da cultura do país. Em 1904 surgiu o sorvete de casquinha. E no ano seguinte, na Itália, surgiu o picolé, inventado sem querer por um menino de 11 anos que esqueceu no quintal um copo de refresco com uma colher dentro durante uma noite de inverno!

        No Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada. Como não tinha neve, foram importadas 217 toneladas de gelo, conservadas envoltas em serragem e enterradas em grandes covas, durando por 4 a 5 meses. Como não dava para conservar o sorvete gelado, as sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo.

REFERENCIAL TEÓRICO

QUALIDADE 

“A qualidade engloba produtos, serviços, empresas e clientes’. O processo envolve todos os setores da empresa. Para Paladini (2006), qualidade é a condição necessária de aptidão para o fim que se destina, é o grau de ajuste de um produto a demanda que pretende satisfazer..

A qualidade antigamente era vista apenas como um diferencial nas empresas, adotando-a como estratégia para se manterem a frente no mercado. Nesta época, a qualidade nas empresas focava apenas o produto ou o serviço oferecido pelas mesmas, ou seja, não focava a empresa como um todo, e sim, apenas uma área isolada da organização. Hoje em dia, a qualidade tornou-se algo decisivo para a sobrevivência das empresas, isso porque se as mesmas não se adequarem aos novos sistemas de qualidade, estarão sujeitas a falência, a perder espaço no mercado.

Segundo Crosby (1979 apud ROBLES, 2003) qualidade pode ser definida como a conformidade com requisitos, portanto para ele, “se um fusca satisfaz todos os requisitos de um fusca, ele é um carro de qualidade.’

NORMA ABNT ISSO 9004

A norma ABNT NBR ISO 9004:2009 – Gestão para o sucesso sustentado de uma organização deve ser adquirida em conjunto com a ISO 9001, estudada e entendida da mesma forma que se faz com a ISO 9001.

Pelo fato da ISO 9004 não ser certificável, ou seja, mesmo que uma empresa a adote na íntegra, ela não receberá um certificado por isso, muitos acabam ignorando-a por completo. Porém, isso não deve acontecer, já que importantes detalhamentos para uma gestão de sucesso estão descritas nela.

Se uma empresa deseja apenas receber um certificado de gestão da qualidade, ela deve se dedicar a implantar os requisitos da ISO 9001, porém, se ela deseja aplicar uma gestão de sucesso sustentado, ela deve dedicar-se a entender e adotar as recomendações da ISO 9004.

Basicamente, a ISO 9004 tem os seguintes objetivos:

  • Orientar sobre como atingir um sucesso sustentado;
  • Possuir um foco mais amplo na gestão;
  • Focar em atender as necessidades não só do cliente, mas de todas as partes interessadas da empresa.

Na versão de 2000, a ISO 9004 era algo como uma ISO 9001 mais completa, com detalhamentos e exemplos para a implantação e para a manutenção da ISO 9001. Por sinal, vale lembrar que conhecer a ISO 9004 sempre foi o diferencial entre o bom e um excelente gestor. Com o advento da versão 2009, lançada no início de 2010, a ISO 9004 passou a ser uma norma que manteve a coerência com a ISO 9001 e a ISO 14001, acrescentando uma alma própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com