TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene e Segurança do Trabalho-Ruido

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE[pic 1]

CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE MINERAÇÃO E GEOLOGIA

DISCIPLINA: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

DOCENTE: ALEXANDRE BURIL DE MACÊDO

CONTROLE DE RUÍDOS EM AMBIENTES - MINERAÇÃO

Aluno: Jaine Ribeiro de Souza

Matrícula:114110831

Campina Grande

Novembro de 2018.

CONTROLE DE RUÍDOS EM AMBIENTES

SUMÁRIO[pic 2]

1. INTRODUÇÃO         3

2. OBJETIVO        3

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        4

4. MATERIAIS E METÓDOS        5

5. DISCUSSÕES        5

    5.1 Exposição ao Ruído         5

    5.2 Efeitos do Ruído Sobre a Saúde         5

6. RESULTADOS        8

    6.1 Medidas de Prevenção         8

           6.1.1 Medidas Técnicas        9

                      6.1.1.1 Redução na Fonte        9

                      6.1.1.2 Redução na Propagação        10

                      6.1.1.3 Redução através de medidas de acústica        10

           6.1.2.  Medidas Organizacionais/Medidas de Proteção Individual        11

                      6.1.2.1 Redução no Receptor        11

7. CONCLUSÕES        11

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

  1. INTRODUÇÃO

As variações de pressão no ar resultam em um fenômeno vibratório conhecido como som, no qual as variações de pressão se dão em torno da pressão atmosférica e se propagam longitudinalmente, à velocidade de 344 m/s para 20º C. Basicamente, todo som se caracteriza por três variáveis física, sendo elas: frequência, intensidade e timbre.

Quando a faixa de frequência estar entre 16 Hz a 20 KHz dizemos que são naturais a audição humana, ou seja, confortáveis e não causam, perturbação.

Ao contrário, os sons superiores à voz humana podem ser considerados ruídos, normalmente são produzidos por máquinas, são indesejáveis, e causam perturbação ao homem, basicamente é toda sensação auditiva desagradável ou insalubre, fisicamente falando o ruído é todo fenômeno acústico não periódico, sem componentes harmônicos definidos, ou seja, um som de resultante da superposição desarmônica de sons provenientes de várias fontes.

O estudo sobre o ouvido humano, a fisiologia da audição e a sensibilidade do nosso sistema auditivo é indispensável para determinação dos efeitos dos ruídos.

Neste trabalho, serão analisadas a fonte, o sistema e o(s) receptor(es) de ruídos em atividades mineiras, destacando as suas consequências para os trabalhadores, para a economia e para a sociedade em geral, além de realizar uma abordagem acerca da proteção coletiva e individual que deve ser adotada como medidas de proteção coletiva e individual.

  1. OBJETIVO

O objetivo do presente trabalho foi avaliar os riscos causados pelos ruídos, determinando assim a sua natureza a sua forma de prevenção, através do conhecimento da sua fonte, do seu sistema e do seu receptor, visto que o ruído vem sendo apontado como uma das principais causas da degradação das condições de trabalho, com efeitos nocivos na saúde da população trabalhadora da mineração.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Tratou-se de um estudo essencialmente descritivo, com a análise de teses, livro texto, e normas trabalhistas brasileiras relacionadas ao problema do ruído diretamente na fonte, no seu sistema e na sua forma de atuação sobre o receptor.

A Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, por Costa, H. Saúde Ocupacional, apresenta um levantamento sobre as principais causas de problemas auditivos gerados no ambiente de trabalho (fonte), além de formas de prevenção e Normas legislativas.

O livro Fernandes, J. Acústica e Ruídos, p. 15-28 estuda os elementos que definem o ruído e a acústica de acordo com a física e exemplifica sua atuação no ambiente de trabalho e no ouvido humano.

O livro Sengupta, M. Mine Environmental Engineering, Volume II, p. 5-20, analisa a definição de acústica e ruído dando ênfase a atividade de mineração.

O Ministério do Trabalho possui Normas a respeito da problemática envolvendo a saúde do trabalhador em relação a exposição ao ruído, sendo elas:

  • NR6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI;
  • NR7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO;
  • NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
  • NR15 - Atividades e Operações Insalubres; e
  • NR17 - Ergonomia (item 17.5.2).

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Pesquisas bibliográficas:

  • NR’s;
  • Dissertação de Mestrado;
  • Fernandes, J. Acústica e Ruídos;
  • Sengupta, M. Mine environmental engineering;

Interpretação dos dados

  • Resultados;
  • Discussão;
  • Solução;

  1. DISCUSSÕES

  1. Exposição ao Ruído

Trata-se de uma problemática que tem sido estudada ao longo dos anos, por não se tratar exclusivamente de um risco atual.

De acordo com Arezes e Miguel (2002) a crescente mecanização industrial tem agravado o problema do ruído. O que antes era um indicador de industrialização, visto que quanto mais barulho mais máquinas potentes trabalhando, consequentemente maior desenvolvimento, passou a ser considerado a fonte de inúmeras doenças ocupacionais.

  1. Efeitos do Ruído Sobre a Saúde

O ouvido é o órgão coletor dos estímulos externos, transformando as vibrações sonoras em impulsos sonoros para o cérebro. O aparelho auditivo humano é composto por três partes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (292.3 Kb)   docx (358.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com