TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ihc Definicoes

Trabalho Escolar: Ihc Definicoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

1 - Introdução

Interface é o nome que se dá a algo que serve de ligação entre dois sistemas, independente da estrutura dos mesmos. No caso de sistemas que se caracterizam pelo processamento de informações (sistemas cibernéticos), a interface serve como elo de comunicação (um tradutor de informações), entre ambos. Vamos conhecer agora a definição de interface segundo alguns renomados autores.

2 - Definição segundo alguns autores

2.1 – Carey

Carey (1988) define interface como um ponto de contacto entre duas entidades. Para ela as interfaces entre o computador e os seres humanos podem abranger várias características, incluindo o meio, o diálogo e as técnicas de manipulação.

2.2 – Hartson & Hix

De acordo com Hartson & Hix (1989), as expressões diálogo homem-computador e interface homem-computador - também conhecida como interface do usuário - são definidas separadamente para denotar, respectivamente, a comunicação entre um usuário humano e um sistema de computador e o meio para tal comunicação. Assim um diálogo é a troca de símbolos e informações (nos dois sentidos), observável entre o homem e o computador, ao passo que uma interface é o apoio de software e de hardware através do qual tal troca de símbolos ocorre.

2.3 – Barfield

Barfield (1993) se refere à expressão interface do usuário para definir um conjunto formado por: elementos que fazem parte de um sistema; elementos que fazem parte do usuário do sistema e métodos de comunicação de informações de um para outro.

2.4 – Carvalho

Analisando as definições de outros autores como Hartson & Hix, Carey e Barfield, para Carvalho o computador já está integrado à vida das pessoas. Sua definição é de que a interface homem-computador se refere ao conjunto (meio e métodos de comunicação, modelos mentais, software e hardware), que serve como intermediário para efetuar a troca de informação entre o ser humano e o computador e pode ser referenciado de várias maneiras na literatura técnica especializada. Para ele, fica claro que um projeto de interface para usuário significa muito mais do que simplesmente projetar telas e ícones agradáveis, constituindo uma etapa vital no processo de desenvolvimento de sistemas computacionais, e que a noção de conforto do usuário na interação com computadores, tratada individualmente, é muito mais complexa do que aparenta ser a princípio.

2.5 – Rocha e Baranauskas

Para Rocha e Baranauskas os objetivos da IHC são o de produzir sistemas usáveis seguros e funcionais. Esses objetivos podem ser resumidos como desenvolver ou melhorar a segurança, utilidade, efetividade e usabilidade de sistemas que incluem computadores. Nesse contexto o termo sistemas se refere não somente ao hardware e o software, mas a todo o ambiente que usa ou é afetado pelo uso da tecnologia computacional.

Para se ter uma caracterização da IHC como um campo,deve-se pensar que a área se interessa pelo desempenho conjunto das tarefas executadas pelos seres humanos e pelas máquinas;pelas estruturas de comunicação entre o ser humano e a máquina;pelos algoritmos e programas da própria interface; pelos conceitos de engenharia aplicados ao projeto e construção de interfaces.A IHC,desta forma,tem aspectos de ciências,engenharia e projeto.

2.6 – Shneiderman

2.7 – Nielsen

Segundo Nielsen e Shneiderman, para se chegar ao fácil uso de um sistema de interação humano computador, é importante considerar as diferenças individuais e as categorias de usuários. É importante considerar cada usuário não apenas na situação bipolar comumente empregada: experiente x iniciante, mas em algum ponto em três dimensões ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com