TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento da Vegetação Área Degradada

Por:   •  17/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Área degradada

Considera-se área degradada àquela que após o distúrbio ou perturbação teve extinto seus meios de regeneração natural, apresentando baixa resiliência.

        Restaurar é voltar o ecossistema convertido ao estado relativamente original ou a um estado intermediário estável. Neste caso, a recuperação se opera de forma natural, uma vez eliminados os fatores de degradação. Reabilitar é instruir ao estado anterior à normalidade, havendo a necessidade de uma intervenção antrópica.

  1. Levantamento da vegetação

        O levantamento da vegetação tem um aspecto fundamental em projetos ambientais, onde são realizados levantamentos florísticos, fisionômico, estudos de quais espécies vegetais ocorrem em um determinado local, considerando diferentes tipos de formas de vida. Com esses dados é possível caracterizar o tipo de formação vegetal como Cerrado, Floresta de Brejo entre outros e assim poder elaborar uma lista de espécies regionais de cada tipo de vegetação com potencial de uso para recuperação da mata ciliar e utilizar como proposta na restauração das áreas degradadas.  

        Esse levantamento é possível através de visitas técnicas aos remanescentes florestais do local onde foi realizada a degradação para identificação das espécies. Também é possível, através da coleta de espécies arbustivo-arbóreas nativas, utilizar do conhecimento dos produtores rurais locais na identificação das espécies.

  1. Adequação e recuperação do solo a restaurar

        A recuperação do solo envolve ações de natureza química e física. Deverão ser realizados estudos referentes a declividade, grau de erosão, suscetibilidade a inundação, pedregosidade, textura, produtividade entre outros aspectos.

        Recomenda-se como etapa inicial de recuperação a realização de plantio de espécies de adubação verde em área já preparada para receber essa adubação. Depois dessa primeira ocupação, realizar o plantio de mudas arbóreas com diversidade necessária para a restauração, normalmente utilizam espécies com maior rusticidade (ATTANASIO, 2008)

  1. fertilidade do solo

        De acordo com Mello (1983), às plantas retiram a maior parte dos nutrientes que necessitam da camada superficial do solo, até a profundidade de 20 cm.

Para Malavolta; Romero (1975), a fertilidade do solo está comumente comparada ao desenvolvimento das raízes, onde em solo mais férteis as mesmas terão um desenvolvimento melhor.

        Malavolta; Romero (1975) ainda cita que o excesso de adubos solúveis no solo prejudica muito o crescimento das raízes por duas razões: pela toxidade e pela salinidade, ou seja, pela elevada pressão osmótica desenvolvida no solo.

  1. limpeza da área e Eliminação de espécies competidoras

        Em algumas situações, o convívio de algumas espécies competidoras muito agressivas como braquiárias, acaba inibindo a germinação e crescimentos de outras espécies. Nesse caso é necessário realizar o controle dessas espécies competidoras. Essa atividade deve ser realizada, de preferencia, 15 dias antes do plantio visando diminuir a altura e volume das espécies e resíduos que possam ser encontrados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com