TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTORES ELÉTRICOS.

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

No motor BLDC é possível o controle com uma forma de onda senoidal, no lugar dos passos retangulares?

Não é possível, pois a corrente deve ser comutada para a fase apropriada, onde temos que energizar a fase certa no momento certo. Esta comutação é feita por chaves transistorizadas. E o chaveamento deve ser extremamente preciso para o bom desempenho do motor, portanto a forma de onda para o controle de acionamento do motor deve ser retangular.

No motor BLDC é possível o seu controle sem o uso de sensores de efeito Hall?

Sim é possível, o funcionamento de um motor BLDC sem sensor baseia-se no efeito BEMF (Back Eletro-Magnetic Force). O efeito BEMF (força contra-eletromotriz) é induzido pelo movimento de um ímã permanente na frente da bobina do estator. Porém existem dois problemas que devem ser resolvidos para o bom funcionamento do motor. O primeiro de todos, é a direção de rotação. Como nenhum sensor é utilizado, o controlador não pode saber onde o rotores tá parado a qualquer momento. Assim, a direção da rotação em que o motor vai começar é, pelo menos para os primeiros graus, uma questão de sorte. O outro problema é a detecção de zero. O controlador não saber quando mudar a polaridade das bobinas, como não há sensor para detectar quando o pólo do ímã permanente atravessa um ponto específico. Existem chips controladores especialmente desenhados para resolver estes problemas.

1. Introdução Com a crescente demanda de produção de petróleo e concorrência existente no mercado, dia após dia, torna-se necessário a utilização de meios que visem proporcionar uma melhor competitividade e produtividade industrial. A importância dada à gestão estratégica da manutenção tem se tornado um diferencial a fim de atender as exigências do mercado. Na REPAR – Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária-PR, uma das Unidades de refino do Abastecimento da PETROBRAS, os permutadores ou trocadores de calor do tipo ventiladores, no qual se aplica esse trabalho de manutenção preditiva e preventiva, são de extrema importância dentro dos processos industriais da refinaria. Imagem I - Conjunto de Ventiladores da U-HDS, unidade de produção construída em 2002/2003 Quando foi construída, há mais de 31 anos, os equipamentos da refinaria foram projetados e dimensionados para processar a carga necessária naquela época. Hoje, com o quase que triplo aumento da carga primária que possuía a refinaria, a necessidade de aprimoramento tecnológico no processo e nos equipamentos nele envolvidos foi evidente. Isso ocorreu e está ocorrendo: novas máquinas (compressores, sopradores, bombas), novas tecnologias (novos processos), porém, a quantidade de ventiladores não pode ser alterada pois o espaço físico para a instalação desses equipamentos é restrito. Imagem II: Conjunto de Ventiladores da Unidade de Destilação, construída em 1977. Um sistema de manutenção preditiva em processos que denotam um alto grau de complexidade, importância para o processo produtivo, deve ter o respaldo da diretoria empresarial a fim de obter resultados desejados. A conscientização operacional quanto à importância de uma técnica de manutenção preditiva deve ser constantemente relembrada para que todo o trabalho de coleta de dados da situação do equipamento contemple

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com