TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Main Menu

Dissertações: Main Menu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

PASSOS 1 E 2

NOÇÃO DE ALGORITMOS

Um algoritmo deve ter robustez, ou seja, um algoritmo deve contemplar todas as facetas possíveis do problema que queremos resolver. Ao elaborar um algoritmo não devemos deixar que, nenhum detalhe provoque um mau funcionamento do mesmo. Se conseguirmos construir um algoritmo robusto, qualquer mudança no problema será controlada pelo algoritmo, ou seja, o algoritmo deve ser flexível para mudanças.

Um algoritmo deve ser correto, ou seja, deve dar uma solução para o problema e deve cumprir todos os requisitos propostos nos objetivos.

Um algoritmo deve ser eficiente, isto é, deve conseguir chegar aos objetivos propostos utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, ou seja, minimizando o uso da memória, de passos e de esforço humano.

Podemos então definir algoritmo da seguinte forma: um algoritmo é uma sequência ordenada e finita de operações bem definidas e eficazes que, quando executadas por um computador termina sempre num determinado período de tempo e que produz uma solução ou que indica que a solução não pode ser obtida.

Pela definição anterior podemos constatar que há uma primeira instrução e uma última instrução, ou seja, um algoritmo tem um princípio e um fim.

Ao contrário do que se possa pensar, o conceito de algoritmo não foi criado para satisfazer as necessidades da computação. Pelo contrário, a programação de computadores é apenas um dos campos de aplicação dos algoritmos. Na verdade, há inúmeros casos que podem exemplificar o uso (involuntário ou não) de algoritmos para a padronização do exercício de tarefas rotineiras.

PSEUDO LINGUAGEM

É uma linguagem de programação simplificada. É usada para escrever algoritmos, sem se preocupar com todos os detalhes de uma linguagem de programação real. Pode ser útil para a pessoa esboçar seus algoritmos, antes de efetivamente escrevê-los.

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA

Conforme definimos anteriormente, algoritmo são sequências de comandos especiais e com alguma estrutura de controle. Um destes comandos especiais e bastante importante é o comando para atribuir conteúdo de variáveis.

Comando de atribuições:

1. A expressão é avaliada, isto é resolvida;

2. O resultado da execução da expressão é então atribuído a variável;

Exemplo:

1. Início

2. Inteiro: A;

3. caractere: B;

4. A10+17;

5. B”Conteúdo”;

6. Fim

Linha por linha:

1 – O programa é iniciado;

2 – Variável A é declarada;

3 – Variável B é declarada;

4 – A expressão é avaliada e o resultado atribuído a variável A;

5 – O conteúdo é atribuído a variável B;

6 – O programa é finalizado.

VARIÁVEIS

Os tipos de dados primitivos byte, int, char, short e long constituem tipos de dados inteiros. Isso porque variáveis desses tipos podem conter um valor numérico inteiro dentro da faixa estabelecida para cada tipo individual. Por exemplo, um byte pode conter um inteiro entre -128 e 127, enquanto um short pode conter um valor entre -32.768 e 32.767. Já o tipo long é suficiente para contar todos os mosquitos Aedes aegypti do Brasil.

Há diversas razões para se utilizar um ou outro dos tipos inteiros em uma aplicação. Em geral, não é sensato declarar todas as variáveis inteiras do programa como long. Raramente os programas necessitam trabalhar com dados inteiros que permitam fazer uso da máxima capacidade de armazenagem de um long. Além disso, variáveis grandes consomem mais memória do que variáveis menores, como short.

São componentes das linguagens de programação, que identificam as informações que estão sendo manipuladas pelos programas. Estão definidos em intervalo de valores possíveis e conjunto de operações que podem ser realizadas e também dividas em dois tipos, os básicos e os estruturados.

O trabalho com computadores, desde os mais simples como escrever mensagens na tela, até os mais complexos como resolver equações ou desenhar imagens tridimensionais em animação, consiste essencialmente em manipulação de dados. Os dados representados em um computador podem ser números, caracteres ou simples valores.

OPERADORES ARITMÉTICOS, LÓGICOS E RELACIONAIS.

ARITMÉTICOS: São os sinais que representam as operações básicas da matemática.

Exemplo: + (adição), - (subtração),

* (multiplicação), - (divisão).

Propriedades das operações:

1. Parênteses mais internos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com