TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mr. Potato Head - Sistemas Produtivos

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 5

Slack et al (2002) definem capacidade de produção como sendo o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo que o processo pode realizar sob condições normais de operação.

A capacidade de um Sistema de Produção define os limites competitivos da empresa: taxa de resposta ao mercado, estrutura de custos, composição da força de trabalho, nível de tecnologia, estratégia geral de estoques, etc.

São diversos os fatores que influenciam a capacidade da produção. Podemos dividi-los em dois grupos: internos e externos. Os fatores internos podem ser instalações (tamanho, layout, condições locais, economia e deseconomia de escala), composição dos produtos e serviços, projeto do produto e do processo, fatores humanos, fatores operacionais, administração de materiais, sistemas de controle de qualidade, formas de gestão. Os externos, por sua vez, podem ser legislação governamental (trabalho, segurança, ambiente), acordos com sindicatos, capacidade de fornecedores, exigência de clientes, concorrência, política econômica, globalização.

É importante, portanto, que empresa tenha uma flexibilidade em relação à sua capacidade. Plantas flexíveis (planta com tempo zero de troca de ferramentas), processos flexíveis (sistemas flexíveis de manufatura e equipamentos simples e de fácil preparação, que permitem a troca rápida e de baixo custo de uma linha de produto a outra – economias de escopo), trabalhadores flexíveis (trabalhadores com qualificações múltiplas e a capacidade de mudar facilmente de uma tarefa para outra) e uso de capacidade externa (subcontratação e o compartilhamento de capacidade) são exemplos de formas de flexibilidade de capacidade.

Planejamento de Capacidade

O objetivo do planejamento da capacidade é especificar qual nível de capacidade irá satisfazer as demandas de mercado de uma maneira eficiente, em termos de custo, segundo horizontes de tempo de longo, médio e curto prazo.  

Planejamento de Longo Prazo (Resource Requirements Planning - RRP)

O planejamento de longo prazo é importante para antecipar necessidades de capacidades de recursos que requeiram um prazo relativamente longo (meses) para sua mobilização/obtenção. Neste horizonte de tempo, a empresa toma decisões estratégicas/importantes de investimentos: planejar grandes parcelas de capacidade (expansões ou uma nova planta), estimar demandas de linhas de produtos individuais, capacidade de plantas individuais e alocação de produtos em toda a rede de plantas.

Na unidade de produção do Senhor Cabeça de Batata, existe apenas um produto passando apenas por um departamento, o de montagem.  A tabela X abaixo representa o tempo em segundos para a montagem do brinquedo.

[pic 1]

Tabela X: tempo de montagem.

O cálculo das necessidades de recursos mensais, em segundos, está explicitado na tabela X abaixo:

[pic 2]

Tabela X: necessidade de recursos mensais.

Considerando que a linha de montagem trabalha 4 semanas por mês, 5 dias por semana, 8 horas por dia, com um rendimento de 85%, temos que a capacidade é de 489.600 segundos. Nos meses de janeiro a março e julho a dezembro ocorre a contratação horas extras de funcionários para suprir a demanda, nesses casos temos que a capacidade é a dita anteriormente somada a 27,5 horas mensais, também com um rendimento de 85%, totalizando 573.968 segundos. Temos, portanto, a relação entre necessidades de recursos e capacidade, apresentada na tabela X:

[pic 3]

                    Tabela X: percentual de utilização.

Os meses em vermelho representam os meses onde a demanda ultrapassa a capacidade da linha de montagem. Em suma, para um operador na  linha de montagem, 9 dos 12 meses apresentarão um déficit de produção, sendo a demanda 18% maior que a capacidade nestes casos. Os meses de abril e junho apresentam uma demanda um pouco maior que a capacidade, mas que podem ser considerados como suficientes e o mês de maio, onde ocorre a menor demanda anual, a capacidade é suficiente para atender a demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com