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Prova Unip

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Por:   •  7/4/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  2.097 Visualizações

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Contexto

Soluções tecnológicas freqüentemente precisam autom

atizar processos cuja

linha de raciocínio utiliza conhecimento implícito.

Este conhecimento pode ser

representado na forma de regras, que em conjunto fo

rmam uma base de

conhecimento capaz de inferir do mundo informações

de relevância e tomar

determinadas ações quando um conjunto de premissas

é satisfeito [1].

Existem abordagens de sistemas de conhecimento bas

eados em regras para

praticamente todas as linguagens do mercado que seg

uem o paradigma de

programação orientado a objetos, que desde os anos

90 é o paradigma dominante na

indústria de software e o que mais cresce em uso. A

relativa abrangência de tais

sistemas mostra que há interesse da comunidade tecn

ológica na área, no entanto nem

sempre a combinação de regras e objetos satisfaz na

tentativa de promover um

sistema híbrido integrado [3].

Há uma dificuldade em suportar ambos os paradigmas.

Os dois são adequados

para diferentes tipos de tarefas e uma integração s

atisfatória precisa resolver algumas

questões conceituais a respeito desses conflitos de

paradigma.

Segundo o estudo de François Pachet [3], um ponto c

rucial está em conceber

uma integração onde haja uma compatibilidade mútua

entre as duas linguagens.

Linguagens de regras usualmente acessam a estrutura

de seus fatos como elementos

de uma memória de trabalho, prática contrária à fil

osofia orientada a objetos. A

integração também pode encontrar problemas em torno

do princípio do

encapsulamento. Os objetos, que são projetados para

esconder estruturas de dados e

detalhes de implementação, podem entrar em conflito

com regras que queiram

manipular explicitamente a estrutura dos fatos, o q

ue não é considerada uma boa

prática dentro do paradigma orientado a objetos.

Faz parte da solução para integrar de maneira bem s

ucedida ambos os

paradigmas encontrar a simbiose lingüística [2] ent

re as duas linguagens, isto é,

permitir que os programas escritos em uma linguagem

possam referenciar programas

implementados na outra de forma transparente e auto

mática.

Diante desta contextualização, é proposta uma lingu

agem para desenvolver

conhecimento baseados em regras como uma extensão s

imbiótica para C#, uma das

linguagens mais relevantes dentro do paradigma orie

ntado a objetos.

3

Objetivos

Este trabalho pretende construir um sistema que per

mita integrar objetos da

plataforma Microsoft .NET escritos na linguagem C#

com regras de produção, de modo

que, ao final do trabalho, seja desenvolvida uma li

nguagem, de nome R#, que é uma

DSL (Domain-Specific Language) complementar a C#. O

objetivo de R# é estender a

linguagem C# no sentido de permitir a especificação

de regras de produção orientada a

objetos.

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