TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Requisitos Gerais

Por:   •  31/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

REQUISITO

PROPÓSITO / BENEFÍCIO

EMPRESA X

4.1 - Requisitos Gerais

Neste requisito a organização deve definir e documentar o escopo de seu sistema da gestão ambiental. Aqui a organização define a abrangência do seu SGA.

No nosso caso tivemos que fazer uma abarangência em todo o site, pois para meio ambiente não podemos focar em um único processo dentro do mesmo site.

4.2 – Política Ambiental

A alta administração deve definir a política ambiental da organização e assegurar que, dentro do escopo definido de seu sistema da gestão ambiental, a política mostre comprometimento em atender, dentre outros itens, a legislação ambiental e na prevenção a poluição. Este requisito dá o norte da organização com relação a seu compromisso na preservação ambiental diante da realização das suas atividades.

Nós temoa uma política ambiental, porém ela não era de conhecimento de todos os funcionários da empresa. Iniciamos um processo de divulgação e esclarecimento da importância e significado da mesmadai entaõ nosso pessoal começou a entender, mais ainda, a importância deste documento tão precioso e que nos dá o norte da organização

4.3 – Aspectos Ambientais

Este é um dos mais importantes requisitos da ISO 14001. Nele a organização deverá identificar todos os aspectos ambientais (atividades que interagem com o meio ambiente), sendo que dentro destes aspectos ambientais levantados deverão ser identificados os aspectos ambientais significativos (aqueles com potencial de impactar com maior intensidade o meio ambiente em a organização estar inserida). Para estes aspectos ambientais significativos controles devem ser inseridos para eliminação ou redução do impacto negativo ao meio ambiente. Este trabalho de base se bem gerenciado irá determinar o sucesso na prevenção ambiental da organização, pois dará uma visão do todo com relação aos controles necessários e possíveis investimentos a serem feitos.

Nosso pessoal conhece o que utilizamos da natureza (Ex. água, energia etc) e o que descartamos também para a natureza (Ex. resíduos etc.). Mas a linguagem de aspectos e impactos ambientais ainda não estava internalizada nas cabeças de todos. Estamos fazendo um trabalho de conscientização de menor uso de recursos naturais com campanhas de economia de energia e água, assim como a implantação do istema de coleta seletiva dos resíduos gerados.

4.3.2 – Requisitos Legais e Outros

Neste requisito a organização terá que identificar e controlar toda legislação ambiental aplicável ao negócio da organização. Este item deve ser bem analisado, pois geralmente envolve aplicação de recursos financeiros e muitas vezes se não bem analisados tende ao fracasso do projeto. O atendimento a este requisito traz vários benefícios, tais como: Evitando multas, facilidades na obtenção de licença ambiental e acesso a créditos em instituições financeiras.

Este é um ponto de total desconhecimento da maioria dos funcionários, principalmente do “chão de fábrica”. Tema mais difícil de disseminar, mas realizamos o levantamento de dos requisitos legais aplicáveis e de uma forma mais lúdica estamos aos poucos disseminando a importância de atendermos aslegislações aplicáveis, pois isso depende da sobrevivência da empresa.

4.3.3 – Objetivos, Metas e Programas

Tomando como base a política ambiental da organização, objetivos, metas e programas devem ser estabelecidos de forma mensuráveis sempre com a prevenção ambiental, notadamente com o atendimento a requisitos legais e prevenção a poluição. Este item mostra aonde a organização quer chegar e o que ela precisa fazer para cumprir o estabelecido no SGA.

A empresa possui seus objetivos e metas, porém não estava de forma concreta com definição de algumas metas, ainda em fase de definição e as vezes sem prazo ou responsável definido. Ajustamos as mesmas e apesar da clara de definição de algumas metas as existentes já estão com responsável e prazo definidos.

4.4.1 - Recursos, funções, responsabilidades e autoridades

Este requisito remete para que a organização determine quais os recursos necessários para implantação e manutenção do SGA, nele também deverá a organização identificar seus representantes, determinando suas funções e responsabilidades, para assuntos relacionados ao meio ambiente. Aqui tem a sua grande importância, pois envolve recursos e quem vai gerir eles no SGA.

Neste item gastos recursos para o sistema de gestão ambiental, mas não existe uma conta específica para um maior controle e melhor aplicação. Foi criado um centro de custo para esta dimensão ambiental e apartir daí teremos maior controle para dimensionar melhor os recursos e maior controle sobre os mesmos.

4.4.2 - Competência, Conscientização e Treinamento

Aqui a organização deve determinar as competências, determinar os treinamentos necessários, assim como, trabalhar no comportamento (conscientização) de seu pessoal com relação aos impactos significativos que tais atividades que possam causar ao meio ambiente. Pessoas competentes, treinadas e conscientes contribuem na prevenção de acidentes ambientais.

A empresa possui um plano de treinamento definido e é acompanhado regularmente. Porém falta fazer uma pesquisa com os funcionários as necessidades de treinamento e capacitação. Isto será aplicado no final do ano para planejamento do plano de treinamento de 2015

4.4.3 - Comunicação

Processos de comunicação (interno e externo) deverão ser estabelecidos de forma que o desempenho do SGA tenha sua divulgação de forma eficiente. Este tema tem sua importância, principalmente com o público externo (órgãos governamentais).

Este tema não funciona de forma adequada muitos funcionários não tem conhecimento como vão os negógócios da empresa pela falata de divulgação dos indicadores de desempenho dentre outros. Será criao um sistema de gestão a vista e um jornalzinho para divulgação dos resultados.

4.4.4 - Documentação

O SGA deve ser documentado, a exemplo da política; objetivos, metas e programas; procedimentos e registros. Esta documentação contribuirá padronização e controle do SGA.

A empresa possui documentos (procedimentos e instruções de trabalho)

4.4.5 – Controle de Documentos

Aqui a organização irá determinar quais os documentos/procedimentos que contribuirão na padronização e controle do SGA. Procedimentos padronizam atividades e contribuem na minimização/eliminação de impactos adversos ao meio ambiente quando seguidos.

Não existe um controle de documentos. Fi instalado uma Lista Mestra para efetivamente controlar a revisão das documentações pertinentes.

4.4.6 – Controle Operacional

A organização irá determinar e controlar critérios/parâmetros operacionais relacionados a atividades que possam causar impactos adversos ao meio ambiente. Estes parâmetros/variáveis de processos controlados evitarão danos ao meio ambiente.

A empresa possui suas variáveis críticas de processo, mas a s mesmas não estão documentadas de forma padronizadas. Realizada uma lista (registro) das variáveis críticas e suas ações no caso de descontrole das mesmas

4.4.7 – Preparação e resposta a emergências

A organização deverá identificar as potenciais situações de emergência e potenciais acidentes que possam ter impactos significativos ao meio ambiente, bem como possuir estrutura adequada para combater algum sinistro que venha ocorrer. Aqui irão ocorrer simulados, onde a organização analisará o combate de tais situações que poderá trazer danos ao meio ambiente.

Existe sistema de comabate a incêndio, mas não existe um sistema de combate no caso de uma emergência ambiental. Neste caso estamos criando inicialmente uma proposta de treinamento neste requisito e instalado contençãoes (diques) no entorno de alguns recipientes de produtos químicos.

4.5.1 – Monitoramento e Medição

Estabelecer o monitoramento e medição dos parâmetros/critérios e variáveis estabelecidas no controle operacional, com atenção a situação adequada de calibração/manutenção de seus instrumentos de medição. Estes parâmetros/variáveis de processos controlados com a devida confiabilidade dos instrumentos de medição evitarão danos ao meio ambiente.

Este item já mencionado em controle operacional. Mas aqui também se criou uma maior verificação de monitoramento durante o processo produtivo com um maior coleta de número de amostras durante o processo produtivo.

4.5.2 - Avaliação do atendimento Requisitos Legais e Outros

Deve ser estabelecida uma avaliação sobre o atendimento a legislação ambiental e seus respectivos planos de ação para atendimento. Atendimento a legislação se caracteriza um item que determina a sobrevivência da organização.

Informamos a desta necessidade importante e já está planejada uma auditoria específica para o ano que vem a verificação (avaliação) de atendimento a legislação.

4.5.3 - Não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva

Estabelecer procedimentos para tratamento de possíveis Não Conformidades, determinações de ação corretiva e ação preventiva. Padronizar a forma de tratar as Não Conformidades para assim evitar sua repetição.

Os produtos não conforme são separados porem não existe um controle mais eficaaz (Ex. Delimitação de área, identificação etc) para evitar uso inadivertido. Recusros serão canalizados para realização desta ação. Para acões corretivas e preventivas: A empresa define muitas ações corrretivas, mas é muito pobre em elaboração de ações preventivas. Existe a necessidade de uma maior divulgação da importância deste tema. Sera´incluso no plano de trienamento os funcionários

4.5.4 – Controle de Registros

Estabelecer e manter registros relacionados ao SGA demonstrando assim o seu controle. Registro tem a sua importância, devido eles demonstrarem as evidências de realização de um procedimento.

Na organização não existe um plano de arquivo definido, daí a dificuldade de encontrar, muitas vezes, um documento/registro. Inicio uma criação de um aplano de arquivo para melhor aplicação de um controle de registro e documentos.

4.5.5 – Auditoria Interna

Estabelecer processo de auditoria interna, sua periodicidade e auditores capacitados. Processo de avaliação de atendimento aos requisitos da norma e outros aplicáveis ao SGA, determina como esta a gestão de desempenho do SGA.

Ação ainda não aplicada de uma forma sistêmica. Enquanto não formamos nossos auditores internos, que já está no plano de treinamento 2015, vamos contratar auditores externos para realizar uma auditoria interna para avaliação da conformidade do nosso processo e tomar conhecimentos dos possíveis “gap” do nosso sistema.

4.6 – Análise Crítica pela Direção

Estruturar reuniões (análises) do desempenho do SGA com periodicidade estabelecida. Nesta reunião é realizada a avaliação geral do SGA. Aqui será analisado o atendimento a legislação, indicadores de processo que determinarão a melhoria continua do SGA.

Existe reuniões da nossa direção, porém não com definição de intervalos planejados e uma pauta definida. Já criamos um calendário e definição de pauta que atenda aos interesses da organização e a norma ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com