TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Estudo Compostagem

Por:   •  6/8/2023  •  Exam  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 3

Roteiro de Estudo – Aula Teórica 8

A matéria orgânica e o manejo ecológico do solo

1) Como o clima e o manejo antrópico pode influenciar a concentração de matéria  orgânica em um solo?

O clima e o manejo antrópico podem afetar a concentração de matéria orgânica no solo. Quantidade e qualidade de insumos orgânicos Os resíduos das culturas, como os resíduos das culturas, podem ter um impacto significativo na qualidade do solo, na produtividade das culturas e nas emissões líquidas de gases de efeito estufa para a atmosfera. Além disso, o aumento do estoque de carbono orgânico total (COT) a partir da aplicação desses resíduos depende não apenas da quantidade e qualidade do material incorporado ao solo, mas também das propriedades do solo, das condições climáticas e do manejo do solo. Portanto, o clima e o manejo antrópico podem afetar a concentração de matéria orgânica no solo.

2) Qual a prática/técnica agrícola é a principal responsável pela redução do teor de  matéria orgânica no solo? Por quê?

As práticas agrícolas convencionais, que dependem de cultivo intensivo com lavoura e cultivo contínuos, são os principais contribuintes para a diminuição do teor de matéria orgânica do solo. Isso porque a maior aeração e temperatur nesses sistemas e a quebra dos agregados pela ação dos equipamentos expõem a matéria orgânica fisicamente protegida ao ataque microbiano, levando à perda de carbono orgânico total (COT) e perda de carbono. diminuir Capacidade de armazenamento de carbono no solo. Em sistemas de plantio direto (SPD), por outro lado, a presença de grandes quantidades de resíduos culturais na superfície do solo protege o solo das forças erosivas do vento, água e escoamento superficial, e esses resíduos contribuem para o solo. gradualmente. superfície do solo.

3) Quais as diferenças e limitações da agricultura orgânica em comparação com a  agricultura agroecológica ou ecológica?

As práticas agrícolas convencionais, que dependem de cultivo intensivo com lavoura e cultivo contínuos, são os principais contribuintes para a diminuição do teor de matéria orgânica do solo. Isso porque a maior aeração e temperatura nesses sistemas e a quebra dos agregados pela ação dos equipamentos expõem a matéria orgânica fisicamente protegida ao ataque microbiano, levando à perda de carbono orgânico total (COT) e perda de carbono. diminuir Capacidade de armazenamento de carbono no solo. Em sistemas de plantio direto (SPD), por outro lado, a presença de grandes quantidades de resíduos culturais na superfície do solo protege o solo das forças erosivas do vento, água e escoamento superficial, e esses resíduos contribuem para o solo. gradualmente. superfície do solo. .

4) Quais práticas são utilizadas no manejo ecológico do solo? Cite 3 e descreva.

O manejo agroecológico do solo utiliza uma variedade de técnicas para manter e melhorar a qualidade do solo, incluindo: B. Rotação de culturas, adição de matéria orgânica e uso de técnicas de conservação do solo. Aqui estão três exemplos de práticas avançadas:

1. Rotação de culturas: Esta prática envolve a rotação de diferentes culturas ao longo do tempo na mesma área para evitar o esgotamento do solo e reduzir a incidência de pragas e doenças. Por exemplo, um sistema de rotação de culturas pode produzir milho em um ano, feijão no ano seguinte e trigo no terceiro. Dessa forma, cada cultura recebe nutrientes diferentes do solo e adiciona matéria orgânica de formas diferentes para ajudar a manter a fertilidade do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com