TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLOS DERIVADOS DE ROCHAS SEDIMENTARES

Por:   •  11/10/2018  •  Seminário  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE GEOLOGIA

INTRODUÇÃO

O Solo é constituído por minerais, e por poros que são formados por água e ar. Dizemos então que, o solo é decomposto por materiais orgânicos e por seus organismos, dependendo do local onde o mesmo foi formado. Os Solos variam de lugar para lugar, ou seja, através do seu clima, temperatura e condições físicas. Por exemplo, os solos do pantanal ele é um tipo de solo mal drenado, com isto a sua cor é diferente; e os solos da caatinga possuem pouca argila, produzindo mais areia. Devido ao clima e aos organismos sobre o relevo, com o tempo as rochas vão se desgastando, formando assim os solos.  

As Rochas Sedimentares são formadas através das partículas dos sedimentos e por matérias orgânicas, que foram acumuladas devido ao tempo. O seu processo de formação se dá pelos processos químicos, físicos e biológicos, através dos sedimentos acumulados gerando diversas camadas na superfície. Ela é constituída pelo processo de erosão, como o vento, a chuva e dentre outros, e também é formada por outros tipos de rochas. Sem contar na quantidade de fósseis encontrados nessa rocha. Na economia ela é bem útil, pois é muito utilizada em materiais que são utilizados na construção civil, por exemplo: areia, argila, calcário, gesso e entre outros.

SOLOS DERIVADOS DE ROCHAS SEDIMENTARES

SOLO CALCÁRIO

Este solo é seco e esquenta bastante ao receber raios solares. Ele não é próprio para agricultura, e é encontrado em regiões do deserto. Possuindo pouco nutriente, e o acúmulo de esqueletos e sais. Ele é utilizado na fabricação de cimento e cal.

SOLO ARENOSO

Como o nome já diz, ele é formado de areia, tipo a areia da praia. Ele é bastante permeável, ou seja, a água tem facilidade de entrar entre os seus grãos de areia por possuir espaços. Ele se desintegra pela ação dos ventos e das chuvas. Em estradas eles são ótimos, pois mesmo com a chuva, não se torna um lamaçal, por serem pesados. Ele é um tipo de solo que possui pouco nutriente, por isto, nunca é visto plantas nesse tipo de solo, ele está presente na região nordeste.

SOLO ARGILOSO

Sua consistência é fina e é impermeável a água, ele é muito encontrada em São Paulo, no Paraná e em Santa Catarina; e na região nordeste é encontrado no Massapé. Esse solo é escuro e fértil, e seus grãos são muito pequeno e são bem compactados. Ele é útil na agricultura, por apresentar grande quantidade de nutrientes. Na sua composição, diferente do solo arenoso ele não possui espaço. Ele dá origem a materiais bastante utilizados na construção civil, como a cerâmica e o tijolo.

CONCLUSÃO

Portanto, as características do solo influenciam na construção civil e também na produção agrícola, ajudando no desenvolvimento econômico de cada região. Porém, devido aos avanços tecnológicos, os solos estão sendo estudados e sendo adequados de acordo com a sua necessidade.

Sabemos que, a fundação é o alicerce de qualquer obra, então é necessário ter conhecimento sobre o mesmo e adequá-lo a determinadas regiões, e o que ali será aplicado, seja uma construção, ou seja a utilização do solo para agricultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com