TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segregação Social como Variável Dependente de Seu Contexto Histórico

Por:   •  14/9/2016  •  Ensaio  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 12

Instituto federal de Minas Gerais

Stéfani Rodrigues Martins

Segregação Social como Variável dependente de seu contexto histórico

Santa Luzia 17 de outubro de 2015.


Instituto federal de Minas Gerais

Stéfani Rodrigues Martins

                   Trabalho apresentada como requisito de avaliação parcial da disciplina de sociologia do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Orientador: Simone Maria dos Santos

Segregação Social como Variável dependente de seu contexto histórico

Santa Luzia 17 de outubro de 2015.

Conteúdo

1.        Resumo        

2.        Introdução        

3.        Desenvolvimento        

3.1.        Segregação Espacial e Urbana        

3.2.        A cidade como variável dependente        

3.3.        Historia da cidade de Belo Horizonte        

3.4.        O problema das favelas em Belo Horizonte        

3.5.        Aglomerado da Serra:        

3.6.        Pampulha        

4.        Conclusão        

5.        Bibliografia        


  1. Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir e investigar as relações entre segregação social  sua configuração como variável dependente em  dois bairros de Belo Horizonte, considerando a condição interna e características do Aglomerado da Serra e o comparando com a Pampulha. Normalmente segregadas em relação ao entorno, com relação ao seu espaços e às relações sociais internas, as favelas apresentam uma configuração socioespacial bem característica que se deu por sua falta de planejamento e surgimento espontâneo de forma desordenada .

Já as áreas nobres de belo Horizonte como por exempla a Pampulha que será discutida aqui apresenta uma grande infraestrutura que agrega uma população com poder aquisitivo maior que por sua vez são vistas como classe superior . ao fazer esse comparativo tem se o objetivo de identificar qual fator na historio contribuiu para formação de inúmeros aglomerados em uma cidade que inicialmente foi projetada .


  1. Introdução

Esse trabalho visa fazer um estudo de segregação social a observando como uma variável dependente na cidade de Belo Horizonte, Fazendo um comparativo entre o aglomerado da serra que e o maior aglomerado da região em termos de habitantes por metro quadrado e o complexo da Pampulha área nobre de Belo Horizonte caracterizada por ter uma pequena concentração de habitantes em áreas com grande extensão.

Com o objetivo de analisar qual motivo levou a formação e evolução desse grande aglomerado, sabendo que Belo Horizonte foi uma cidade planejada, em qual ponto de seu projeto se deu a valorização de uma minoria que  são as  pessoas que habitam em uma grande areão do estado com excelentes condições de vida e se esqueceu da classe menos favorecida que por si se adaptou e formou os aglomerados em volta do centre da cidade .

 


  1. Desenvolvimento

  1. Segregação Espacial e Urbana

O conceito de segregação espacial e urbana se exemplifica nos fatos de classes sociais distintas se concentrarem em regiões ou bairros separados (diferentes).

Esse fenômeno ocorre em locais onde há uma grande diferença de renda entre os grupos, uns possuem todas as condições de moradia e serviços, e outros não.

Há críticas a muitos governos devido a segregação, uma vez que os próprios geralmente priorizam os investimentos e melhorias em áreas onde concentra-se a população com maior renda, aumentando assim a segregação, e ignorando as partes mais pobres da cidade. Os condomínios fechados são um grande exemplo de segregação urbana, uma vez que as pessoas buscam por segurança e tranquilidade, fazendo com que elas migrem para determinadas áreas da cidade.

  1.  A cidade como variável dependente

É um modo de analisar a cidade tomando conhecimento de fatores que de alguma forma contribuíram para sua composição a transformando e moldando ao longo da historia. São fatos que explicam o por que de certas características de um ambiente e das pessoas que nele vivem .

Ao ter conhecimento desses fatores é possível compreender o quanto a historia contribuiu para que as coisas chegassem onde estão hoje ,para facilitar esse estudo são utilizados pontos chaves que guiam e auxiliam no entendimento e formulação do estudo , por exemplo o sistema econômico , político e social de uma sociedade explica muito ao seu respeito .

  1. Historia da cidade de Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, tem história recente, num Estado de antigas tradições. Foi fundada em 12 de dezembro de 1897, 152 anos depois da criação da primeira cidade mineira, Mariana, em 1745. Sua localização está na região Sudeste do Brasil, formada ainda pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

A região de Belo Horizonte começou a ser povoada em 1701, pelo bandeirante João Leite Ortiz. Em suas terras, nasceu o arraial de Curral del-Rei, em 1707, nome que iria perdurar até a fundação da nova cidade. Belo Horizonte surgiu após a disputa pela transferência da capital de Minas Gerais. O movimento para a mudança começou após a proclamação da República, em 1889. Ouro Preto, então sede do Estado desde 1721, ainda com o nome de Vila Rica, já não apresentava condições de suportar o crescimento econômico e populacional que o novo cenário republicano despertava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com