TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS UTILIZADAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Projeto de pesquisa: TECNOLOGIAS UTILIZADAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTANCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 12

TECNOLOGIAS UTILIZADAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

RONDONÓPOLIS/MT/2013

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

TECNOLOGIAS UTILIZADAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Projeto apresentado como requisito parcial para o trabalho de Conclusão de Curso do SENAI, Curso de Técnico em Informática para Internet, sob a orientação da Professora, Instrutora:

RONDONÓPOLIS/MT/2013

1 INTRODUÇÃO

A Educação a distancia trata-se do processo de ensino aprendizagem no qual professores e alunos estão separados no espaço ou no tempo, porem podendo estar conectados ou interligados através de tecnologias de comunicação, assumindo assim um importante papel social. O Brasil por tratar-se de um país em desenvolvimento, com alto índice de pessoas que não possuem acesso à educação e cuja população apresenta baixos níveis de formação superior, apresenta alto potencial e grande demanda por essa modalidade de ensino.

As tecnologias interativas vêm evidenciando na educação a distância o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo. Na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual (que conectam pessoas que estão distantes fisicamente como a Internet, telecomunicações, videoconferência, redes de alta velocidade) o conceito de presencialidade também sofreu alterações. As possibilidades de interação de conhecimentos são ampliadas, configurando um intercâmbio de saberes que provavelmente não seria possível em situações de ensino tradicionais.

Diante desse cenário, a tecnologia da informação surge justamente para auxiliar as instituições educacionais em seus processos e procedimentos, no sentido de oferecer suporte e ampliação, difundindo conhecimento, ampliando habilidades, buscando fazer com que as pessoas se tornem cada vez mais eficientes em sua atuação.

Pode-se dizer que, nos dias de hoje, a informação é um ativo bastante valorizado no mundo dos negócios e, nesse caso, a instituição que sabe tratar e utilizar a informação, tendo a tecnologia como aliada, tem mais chances de estar à frente de seus concorrentes. O papel do professor neste processo é enriquecida com outras possibilidades de interação, de forma que o mesmo pode receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, páginas da Internet, até mesmo fora do horário específico da aula.

1.1 PROBLEMA

Como o desenvolvimento tecnológico, especialmente no âmbito das comunicações, é intenso e avança em alta velocidade, as possibilidades educacionais que se abrem são imensas. A Internet oportunizou a transmissão de som e imagem em tempo real, sendo que cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB. Com o alargamento da banda de transmissão, como acontece na TV a cabo, muitos cursos podem ser realizados com som e imagem, permitindo a realização de aulas à distância com possibilidade de interação on-line (ao vivo) e aulas presenciais com interação à distância.

Nesse contexto, surge a seguinte questao problema: Quais as tecnologias utilizadas para que haja uma transmissão e adequação de conteudos no processo de ensino/aprendizado a distancia?

Por haver essa demanda urgente da substituição do antigo pelo atual, as instituições de ensino vêm mudando seu conceito em relação às tecnologias disponíveis hoje no mercado, uma vez que até bem pouco tempo atrás, e ainda na atualidade, os profissionais da educação utilizam-se de tecnologias que, com o passar do tempo, vem sendo substituídas, como por exemplo, o quadro negro, que vem aos poucos sendo substituído pela lousa mágica; a régua de madeira, que aos poucos foi perdendo espaços para os compassos, transferidores; o giz que vem perdendo espaços para os canetões; e os livros didáticos que aos poucos dividem o seu espaço com artigos publicados em periódicos na de internet, alem de jornais e revistas.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 OBJETIVO GERAL

Apresentar as principais tecnologias utilizadas para a transmissão da Educação a Distancia.

1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar se os professores/tutores conseguem manusear tais tecnologias de forma a captar/transmitir informações.

Analisar se a tecnologia utilizada para esse tipo de ensino/aprendizagem possui outra finalidade alem de transmissão de conteúdo.

1.1 JUSTIFICATIVA

Para o mundo moderno, a tecnologia da informação tem o potencial de trazer muitos benefícios. Diante de um cenário constituído pelo grande potencial de demanda globalizada, há uma grande competitividade entre as pessoas. Diante desse cenário, a tecnologia da informação surge, justamente para auxiliar tanto as pessoas quanto as instituições em seus processos e procedimentos no sentido de oferecerem suporte de assistência e manutenção em aspectos da funcionalidade da tecnologia, buscando fazer com que se torne cada vez mais ágil e eficaz no seu ramo de atuação.

Segundo O'Brien (2004, p. 370)

A tecnologia da informação torna viável em termos técnicos e econômicos a coleta, armazenamento, integração, intercâmbio e recuperação rápida e fácil de dados e informações. Essa característica produz um efeito benéfico importante na eficiência e eficácia dos sistemas de informação computadorizados.

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) caracterizam-se principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com