TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecidos - Caimento E Conforto

Exames: Tecidos - Caimento E Conforto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  3.452 Palavras (14 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 14

1. Introdução

O tecido têxtil é um material à base de fios de fibra natural ou sintética utilizado na fabricação de roupas, cobertura de mesa, panos para limpeza, uso medicinal como faixas e curativos, entre outros. Os tecidos são, obviamente, uma construção elaborada a partir de fibras e fios, e sua constituição dependerá basicamente das matérias-primas utilizadas nessas fibras e fios, e assim como ocorre com as fibras podem ser:

Naturais, considerados básicos e clássicos, podem ter três origens, a origem animal (lã e seda); a origem mineral (amianto); e a origem vegetal (algodão, juta,cânhamo, linho e sisal).

Sintéticos, que são fibras produzidas pelo homem usando como matéria-prima produtos químicos, da indústria petroquímica. As mais conhecidas são o poliéster PES, a poliamida PA, o acrílico PAC, o polipropileno PP e o poliuretano elastomérico PUR (Elastano), além das Aramidas (Kevlar e Nomex).

Artificiais que provêm de: fibras celulósicas, tais como acetatos e viscose, e "fibras proteínicas", procedentes de matérias como o milho e óleos vegetais. Imitam perfeitamente a seda, e incluem tecidos como o algodão.

2. Tipos de tecidos (trama/teia)

Tecidos planos: São resultantes do entrelaçamento de dois conjuntos de fios que se cruzam em ângulo reto (horizontais e verticais). Os fios dispostos no sentido horizontal são chamados de fios de "trama" e os fios dispostos no sentido vertical de fios de "urdume". Dividem-se em três categorias básicas:

Tafetá ou Tela: É a a mais simples das armações, pois sua base apresenta 02 tramas e dois fios. É a armação mais produzida pelo mercado. Alguns tecidos com essa construção: Morim, Voil, Organdi, Percal, Lona, Creponado, Gorgurão, Popeline, Tricoline, Cretone, Gaze, Esponja, Cambraia, Entretela, Flocado... Sub categorias de telas:

Gorgurão: É o tecido que apresenta como característica “listras” em alto-relevo, seja no sentido da trama ou no urdume. Os alto-relevos podem também ser ocasionados por fios mais grossos, em maior número ou tensão diferente, que formam o enchimento.

Naté: o naté é uma armação “ampliada” do tafetá, com o uso de dois ou mais fios, com evolução igual, e duas ou mais tramas, com evolução também igual.

Sarja: A principal característica da sarja são as diagonais que podem ser observadas em toda a largura do tecido. Elas podem ter direção “S” ou “Z”. Nessa armação os fios tem que passar por cima de no mínimo 2 tramas seguidas e por baixo da próxima trama. A mais simples das sarjas possui curso 3 (2 tomadas e 1 deixada). E esses números (cursos) caracterizam cada tipo de sarja.

Sarja Quebrada: As diagonais são reduzidas a pequenos segmentos, que ora possuem a direção “S” ora possuem a direção “Z”.

Cetim: Cetim é um tecido e foi assim denominado em homenagem a Zaitum (ou Tsenthung), China, de onde se origina. Era a princípio um tecido brilhante de seda em trama bem fechada.

É nome também de ligamento que pela distribuição de seus pontos o torna leve e brilhante tendo avesso e direito diferentes. Obedece via de regra (Raso turco e Raso do reino) deslocamento constante numa matriz quadrada previamente calculada. Tecido luxuoso, o cetim é mais usado para roupas de noite e é altamente recomendado pelos alfaiates por sua classe e caimento.

Adamascados: Essas armações são usadas para formar listras, quadros ou figuras em tecidos de cetim.

3. Características dos tecidos

Seleção das principais características e propriedades dos tecidos - que afetam questões como corte, modelagem e encaixe dos moldes, costura, entre outras atividades determinantes para a produção têxtil:

• Gramatura: relação de massa por unidade de área. É expressa em gramas por metro quadrado (ABNT NBR 10591 - Materiais têxteis - Determinação da gramatura de superfícies têxteis). A tolerância, segundo a norma, é de ±5%

• Gramatura em onças (oz): relação de massa em unidade de massa em onças e a área expressa em jardas quadradas. Para obtê-la, deve-se dividir por 33,953 a gramatura em gramas por metro quadrado (ABNT NBR 10591 - Materiais têxteis - determinação/gramatura de superfícies têxteis). Oz/yd² = g/m² ÷ 33,905

• Peso Linear: é uma ótima medida para calcular o comprimento de um tecido num rolo sem a necessidade de desenrolar o material (ABNT NBR 10591- Materiais têxteis - Determinação da gramatura de superfícies têxteis). Peso linear = g/m² x largura do tecido.

• Ligamento: forma de entrelaçamento dos fios de urdume e trama. Os básicos são: tela, sarja e cetim. Em tecidos especiais combinam-se vários ligamentos para obter-se efeitos diferenciados. A escolha do tipo de ligamento é muito importante para orientar a forma de costurar a peça (ABNT NBR 12546 - Materiais têxteis - Ligamentos fundamentais de tecidos planos).

• Densidade de fios no tecido: indica quantos fios foram alinhados por centímetro no tecido para a sua formação. Apresenta-se em fios/cm no urdume e batidas/cm para a trama. Um número menor de fios proporciona tecidos mais abertos e por isso podem oferecer mais frescor, porém deve-se equilibrar com a possibilidade de esgarçamento na costura (ABNT NBR 10588 - Tecidos Planos - Determinação da densidade de fios).

• Espessura: indica o quanto mais fino ou mais grosso é o tecido. É uma medida muito importante para determinar a altura do calçador na máquina de costura, permitindo uma boa costura (ABNT NBR 13371 - Materiais têxteis - Determinação da espessura).

• Largura: característica importantíssima na definição do encaixe de moldes. A largura é determinada após um período de relaxamento do tecido. Segundo a Portaria CONMETRO nº 1 de 1998 a tolerância é de 2% (ABNT NBR 10589 - Materiais têxteis - Determinação da largura de nãotecidos e tecidos planos).

• Comprimento: metragem do tecido que deve ser determinada após o seu relaxamento, segundo a Portaria CONMETRO nº 1 de 1998 a tolerância é de 2% (ABNT NBR 12005 - Materiais têxteis - Determinação do comprimento de tecidos).

• Resistência à tração: expressa a força que o tecido suporta até romper-se. É um ensaio realizado no dinamômetro e é muito indicativo da durabilidade do tecido (ABNT NBR 11912 - Materiais têxteis - Determinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com