TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Assistenciais Em Saúde

Exames: Tecnologias Assistenciais Em Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  5.376 Palavras (22 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 22

Tecnologia assistências e sistematização da assistência em enfermagem

A tecnologia é uma expressão do avanço da ciência e vem acompanhando a evolução da história da humanidade mostrando-se cada vez mais extraordinária e abrangente, se fazendo presente em diversas áreas do conhecimento.

Juntamente com a Enfermagem, a mesma, cresceu e desenvolveu-se em conjunto, fazendo com que esta área da saúde, através da evolução tecnológica, assumisse novas responsabilidades e adquirisse maior respeito e autonomia.

Essas tecnologias modernas, criadas pelo homem para o homem, têm contribuído muito para solucionar problemas antes insolúveis e podem ser revertidas em melhores condições de vida é saúde para o paciente.

Histórico

As transformações tecnológicas no setor da saúde surgem de uma forma cada vez mais rápida e a cada momento aparecem novas tecnologias diferentes e aparatos mais modernos no mercado.

No Brasil, as inovações tecnológicas começaram na década de 30. A partir dos anos 50 começou-se a industrialização da medicina, com isto veio à expansão da assistência curativa no âmbito hospitalar.

Nos anos 70 o setor da saúde foi marcado como um novo setor industrial, pois a produção de equipamentos e fármacos passou a absorver grandes quantidades de renda do país.

Mas foi a partir dos anos 80 que a Pesquisa em Saúde passou a ser uma ferramenta importante para a melhoria de saúde das populações, através da implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde – PNCTIS, pelo artigo 200, inciso V, da Constituição Federal, que estabeleceu as competências do SUS e, dentre elas, inclui o incremento do desenvolvimento científico e tecnológico em sua área de atuação.

Como ressaltado anteriormente, com a industrialização ocorreram avanços tecnológicos na área da saúde, vindo com a introdução da informática e com o aparecimento de aparelhos modernos e sofisticados.

A inserção dessas novas tecnologias no ambiente de saúde foi necessária em decorrência das mudanças conjunturais, econômicas e sociais pelas quais estamos passando na época presente. Essas tecnologias trouxeram muitos benefícios e rapidez na luta contra as doenças.

Dentro da Enfermagem estas tecnologias tem se desenvolvido através de vários conceitos filosóficos e teóricos de Enfermagem, pois desde Florence, em 1859, que instaurou no campo da saúde processos de melhoria contínua, baseados do levantamento de dados estatísticos sobre potenciais de riscos de infecção, ou seja, a sistematização de cuidados diretos com o paciente, até os cientistas enfermeiros atuais, existe a preocupação de desvendar estes conceitos, e isto tem contribuído para construção da ciência em Enfermagem, com definições de princípios teóricos e metodológicos.

Conceito

O termo tecnologia tem sido usado de forma enfática no cotidiano, pois vivemos em uma era tecnológica, porém, equivocadamente, pois tem sido concebida somente como produto, uma máquina, uma materialidade, ela está sendo resumida aos procedimentos técnicos de operação e seus produtos.

Deve-se entender que ela atende tanto à categoria de produto: equipamentos, instalações físicas, ferramentas e materiais; bem como de processo: técnicas, métodos e procedimentos que servem para gerar conhecimento. Compreendendo desta forma os saberes científicos, procedimentos técnicos, instrumentos e equipamentos utilizados nas práticas de saúde.

Seus resultados são processos feitos a partir de experiências cotidianas e pesquisa, que são utilizadas para o desenvolvimento de vários conhecimentos científicos, para a construção de produtos matérias, ou não, com a finalidade de intervir em uma determinada situação prática, devendo ser avaliado e controlado sistematicamente.

As tecnologias na área de saúde foram agrupadas por MEHRY et al (1997) em três categorias:

a)Tecnologia dura: representada pelo material concreto como equipamentos, mobiliário tipo permanente ou de consumo; b)Tecnologia leve-dura: incluindo os saberes estruturados representados pelas disciplinas que operem em saúde, a exemplo da clínica médica, odontológica, epidemiológica, entre outras e; c) Tecnologia leve: que se expressa como o processo de produção da comunicação, das relações, de vínculos que conduzem ao encontro do usuário com as necessidades de ações em saúde.

As três categorias devem estar estritamente interligadas e presentes no agir da Enfermagem, embora nem sempre de modo transparente.

Com isto percebe-se que a tecnologia moderna não produz somente maquinas e ferramentas físicas, mas também, organiza e sistematiza as atividades. Sendo que a tecnologia física (pesada) apoia-se nas ciências naturais e a tecnologia não física (leve) nas ciências comportamentais.

Então, vê-se que a produção tecnológica da Enfermagem não é composta somente por artefatos e inventos, como também por estratégias para controlar o processo de trabalho, através de artifícios de natureza assistencial, educativa e administrativa.

As tecnologias assistenciais podem ser vista como aquelas que incluem a construção do saber técnico-científico a partir da investigação e aplicação de experiências no cotidiano para a prestação de uma assistência qualificada ao ser humano em todas as suas dimensões. As educacionais são os conhecimentos enriquecidos pela ação do homem, não é apenas a construção ou o uso do artefato ou equipamento, e a junção da teoria e da pratica no saber do processo visando à educação do individuo para intervir na realidade. As tecnologias gerenciais são um processo de ações teórico-práticas que deve ser utilizado no gerenciamento da assistência dos serviços de saúde, para auxiliar na prática profissional, buscando a melhoria da sua qualidade, através do dialogo entre os sujeitos.

As tecnologias assistenciais em Enfermagem são peculiares, pois ao se cuidar do ser humano não é possível generalizar conduta, mas sim adaptá-las as mais diversas situações, a fim de favorecer um cuidado individual e adequado ao indivíduo.

Aplicação

A tecnologia favorece o atendimento imediato, o diagnóstico mais preciso, fornece mais segurança a toda equipe multidisciplinar.

O seu principal objetivo e aumentar a eficiência da atividade humana, produzindo vários objetos que atenda as necessidades da demanda e melhore a produção, reduzindo o tempo de execução.

Ela envolve tanto raciocínio teórico como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com