TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DO MATERIAL REQUIREMENT PLANNING (MRP) NA INDÚSTRIA TÊXTIL

Por:   •  14/11/2017  •  Monografia  •  12.073 Palavras (49 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 49
  1. INTRODUÇÃO

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Diariamente as empresas têm experimentado mudanças nos seus sistemas produtivos e tais mudanças têm tornado necessário vários ajustes operacionais e gerenciais para manter a competitividade. No início da década de 90, os consumidores passaram a exigir das empresas produtos e serviços com maior qualidade, maior variabilidade, menor custo e um menor tempo de entrega. Corrêa e Gianesi (1993) afirmam que num ambiente em que a competição é crescente, o cumprimento de prazos ganha importância e, ao mesmo tempo, os altos custos da manutenção de estoques (custos financeiros e outros, como os custos decorrentes da capacidade de os estoques mascararem ineficiências do processo) sugerem uma busca pela redução de seus níveis pelas empresas.

Para suprir a nova necessidade do mercado, criada por meio da globalização do comércio, as empresas com baixa produtividade tiveram de aperfeiçoar seus processos e buscar novas técnicas gerenciais para manter sua competitividade no ramo em que atuam. O avanço das informações obriga as empresas a buscar inovações a todo o momento, segundo Vollmann et al. (2006, 28) dizem que “para ser uma competidora no mercado atual, as empresas precisam de sistemas de PCP (Planejamento e Controle da Produção) que tenham a habilidade de determinar, transmitir, revisar e coordenar necessidades através de um sistema global da cadeia de suprimentos”. Diante da necessidade de reduzir custos, atender a necessidade do cliente e se tornar cada vez mais competitiva no mercado, a empresa citada no estudo de caso, buscou utilizar uma ferramenta de planejamento e controle de produção, o sistema MRP (Material Requiriment Planning – Planejamento das Necessidades de Material), para reestruturar seu processo produtivo.

  1. OBJETIVOS

Este trabalho tem por objetivo mostrar de que forma a Aplicação do Sistema MRP como ferramenta de gestão para o PCP contribuiu para ampliar e facilitar o acesso às informações inerentes ao processo produtivo, como níveis de estoque e demanda de


materiais, tornando a tomada de decisões mais assertiva diante da busca por redução de estoques e leadtime (prazo de entrega).

  1. JUSTIFICATIVA

A aplicação do MRP na empresa se justifica pela necessidade de reduzir altos custos de estoque uma vez que com a ferramenta é possível identificar o que de fato será gasto com o que entrará em produção, eliminando assim o cálculo incorreto na aquisição de matéria-prima. Além disso, existe uma grande preocupação em entregar o produto ao cliente dentro da data prometida, já que o leadtime é fator determinante no momento da venda. Portanto, visto que o MRP deve otimizar os recursos reduzindo perdas e atrasos na entrega por falta de materiais para a produção, o presente trabalho mostra como a utilização deste sistema colaborou para a busca dessas reduções que alavancam a empresa rumo a maior competitividade no mercado.

  1. ESTUDO DE CASO

O estudo de caso foi realizado em uma empresa Multinacional do setor Têxtil, que fabrica vestimentas para máquinas de papel e celulose na cidade de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro. O nome da empresa não será divulgado de modo a garantir a privacidade da organização, para isso a mesma será citada como Empresa X. Neste estudo será apresentada a forma de trabalho a ser conduzida a partir da aplicação do MRP, mostrando sua aplicação e resultados através de dados reais.

  1. METODOLOGIA

Para o PCP melhor gerir seus recebimentos e quantidades de matéria-prima e de controlar melhor seus prazos de produção foi realizada uma pesquisa empírico-teórica de caráter qualitativa e quantitativa dentro e fora da empresa. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, artigos publicados e sites, bem como outros trabalhos referentes ao tema. Essa etapa foi importante para estruturar e agregar conhecimento ao trabalho. Na empresa foi realizada uma coleta de dados no setor PCP e pesquisas com responsáveis da área para alinhar os objetivos principais do sistema a ser aplicado e utilizado para atender as necessidades da organização. Após a aplicação do sistema foi


realizada uma coleta de dados sobre os níveis de estoque e cumprimento de prazos de entrega, necessidade já identificada anteriormente, a fim de usar tais dados para uma análise comparativa do sistema. Sobre o sistema realizou-se uma pesquisa teórica a fundo para entender os conceitos do sistema MRP, sistema este que foi definido como o que melhor poderia auxiliar no atendimento às necessidades da empresa segundo os objetivos já citados anteriormente neste trabalho. Finalizadas as pesquisas e identificado o trabalho a ser traçado, juntamente através da união dos setores PCP e TI (Tecnologia da Informação), foi desenvolvido um sistema fundamentado no MRP que atendesse às necessidades buscadas. A implantação do sistema ocorreu no mês de setembro de 2016 e a utilização do sistema ainda está sob avaliação. Dos estudos, dados, resultados e análises, elaborou-se o relatório final de trabalho de conclusão de curso, com todo o conteúdo pertinente ao desenvolvimento, justificativas e conclusões desse estudo. Dessa forma a estrutura do trabalho se divide em:

  • Introdução;
  • Referencial Teórico;
  • Estudo de Caso;
  • Conclusão.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. A INDÚSTRIA TÊXTIL

O processo de fabricação e beneficiamento de tecidos é um dos mais antigos exercidos pela mão do homem. Análises arqueológicas constataram já existir vestimentas desde aproximadamente o ano 5000 AC.

Fonte: CHILDE, Gordon. A evolução cultural do homem. Rio de Janeiro: Zahar,

1978.

A Indústria Têxtil se divide basicamente em fiação, processo de fabricação dos

fios, tecelagem, que consiste no entrelaçamento dos fios, e beneficiamento, processo químico e/ou físico o qual é submetido o tecido. Em geral tem por objetivo a transformação de fibras naturais e/ou sintéticas em fios, estes após o processo de tecelagem originam tecidos utilizados desde peças vestiarias até artigos de aplicações técnicas, variando de acordo com a forma de beneficiamento em um processo produtivo muito diversificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85.7 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com