TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Produção Industrial

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 10

Tarefa 1: A manufatura enxuta (ME) pode ser entendida como uma estratégia de produção voltada para a diferenciação, ou seja, para a montagem de sistemas de produção repetitivos em lotes que buscam atender demandas de médio porte. Como estratégia, a ME procura potencializar os critérios competitivos ganhadores de pedido neste mercado, quais sejam: a redução e confiabilidade nos prazos de entrega e a flexibilidade no atendimento de demandas médias variáveis (TUBINO, 2015).

Nesta temática temos a MARAVILHA CACAU que busca de aumentar sua participação de mercado por meio da implementação dos princípios da manufatura enxuta em suas linhas de produção. Você será o responsável por esse processo de mudança.

Para auxiliar em seu trabalho, responda os questionamentos a seguir:

a. Quais são os princípios da manufatura enxuta?

Os princípios da manufatura enxuta são:

Valor – É tudo aquilo que o cliente considera importante, ou seja, aquilo que atende às suas necessidades em tempo e momento especifico. Pode ser percebido pelo desing do produto, funcionalidade, percepção da marca, tecnologia empregada e preço final do produto.

Fluxo de Valor – O fluxo de valor é a soma de todas as fases que levam o produto da cadeia produtiva ao cliente. Ao ser analisado cada fase, deve-se realizar a separação do que agrega ou não valor eliminando etapas desnecessárias ou repetitivas dando maior importância a etapas que efetivamente tornam matéria-prima em um produto que os clientes irão consumir.

Fluxo – O fluxo contínuo da manufatura enxuta prevê a produção uma por vez de cada parte do produto, seguindo um estágio de processo onde cada etapa é feita sem parada ou desperdício entre elas.

Puxar – Essa definição prediz que nenhuma fase do produto deve ser enviada ao cliente sem que tenha sido abordada, ou seja, ao invés da produção “empurrar” para o cliente seus produtos, ela é estimulada pela demanda e busca atendê-la.

 Perfeição – Para se chegar a esse princípio é necessário que todas as demais fases corram para identificação de barreiras e eliminação progressiva dos desperdícios. A perfeição é a entrega de um processo que fornece valor na visão do cliente e que não tenha desperdício.

b. Descreva as cinco etapas que compõem o círculo virtuoso da ME.

  • Melhor direcionamento da produção
  • Menos material em processo
  • Menor lead time de fabricação
  • Transparência nas dificuldades
  • Concentração dos esforços nas prioridades

c. Quais são os desperdícios que podemos encontrar em um processo produtivo?

Defeitos - Quando a indústria produz um produto com defeito ele é um desperdício. A empresa terá que refazer ou gastar materiais para consertar o defeito.

Normalmente as causas deste problema estão relacionadas a uma falta de controle dos processos produtivos/qualidade, mão de obra com pouca qualificação e fornecedores de baixa qualidade.

Produção excessiva - A produção em excesso, ou seja, quando a fábrica produz mais do que o necessário, acaba gerando o desperdício do excesso de produtos acabados no estoque.

Estes produtos geram custos de estocagem para empresa, caso sejam perecíveis podem estragar ou podem acabar ficando antiquados depois de um tempo.

Processos em excesso - Acontece quando a indústria tem um processamento em excesso na fabricação de um produto. A empresa possui processos desnecessários na sua linha de produção, que não agregam valor na visão do cliente e acabam apenas gerando custo para a empresa.

Estoque - Quando a indústria possui um excesso de insumos e matéria-prima. Esse excesso gera custos para a fábrica, ocupam o espaço do armazém, requerem uma constante checagem do inventário de estoque e ainda podem acontecer perdas de materiais.

Espera - Quando máquinas ou funcionários estão parados esperando por algo, como matéria-prima, manutenção, autorizações etc. Normalmente este tipo de desperdício é causado por processos de produção com estrutura ruim, pouco empoderamento da equipe, empecilhos em algum processo e falta de manutenção preventiva.

Movimentação desnecessária - É quando há uma movimentação desnecessária no chão de fábrica. Ou seja, os colaboradores precisam ficar andando de um lado para o outro ou se abaixando e levantando para resolver suas tarefas.

Normalmente um layout do chão de fábrica ruim e falta de treinamento da equipe acabam causando esse desperdício.

Transporte - Acontece quando há um transporte desnecessário de recursos da sua fábrica.

Um exemplo seriam materiais sendo enviados para o setor incorreto, ou um técnico que foi realizar a verificação de uma máquina errada, entre outros.

d. Qual a função de utilizar supermercados com a programação puxada dentro das linhas de produção?

Em um sistema puxado com supermercado, cada processo tem uma loja, um supermercado, que armazena uma dada quantidade de cada item produzido. Cada processo produz apenas o necessário para repor o que é retirado do seu supermercado. Normalmente, quando o material é retirado do supermercado pelo processo fluxo abaixo, um kanban ou outro tipo de informação é enviado fluxo acima ao processo fornecedor, que, então, irá repor o que foi retirado.

e. Como podemos implantar a ME na MAVARILHA CACAU? Monte um pequeno roteiro de trabalho com no máximo 4 passos.

Tarefa 2:

Para que a empresa MARAVILHA CACAU produza produtos de qualidade é preciso que haja um controle eficaz em seu sistema de produção. Uma maneira de conseguir isso é controlar o processo de fabricação do seu produto, garantido altos níveis de eficiência, segurança e qualidade.

Dessa forma, faça um estudo do processo de fabricação do chocolate e responda as seguintes questões:

a. Identifique fatores que possam causar variação na fabricação desse produto e pontos que precisam de especial atenção ao longo do processo de produção.

Existem vários motivos que podem causar variação nos processos de produção. Podem ser resultados da não uniformidade da matéria-prima, das diferenças de trabalho entre os colaboradores, da oscilação de desempenho de uma máquina ou até mesmo fatores externos à área de produção, como por exemplo a temperatura.

Para o chocolate alguns dos fatores mais importantes, que precisam de atenção especial são a temperatura ambiente e a matéria-prima, que precisa ser de qualidade excelente.

O foco da gestão de um negócio é reduzir a variabilidade dos processos para que sejam os mais padronizados possível. Logo, é preciso do apoio de toda equipe e obter dados reais da produção, para serem analisados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (838.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com