TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção do eletroudo

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

ELETRODOS METÁLICO

Consiste em uma barra ou botão metálico imerso na solução de seu cátion.

Exemplo: Eletrodo de Prata.

O eletrodo de referência de prata /cloreto de prata (Ag / AgCl) consiste de uma haste de prata recoberta com cloreto de prata imerso diretamente (Ag/AgCl junção única) principal função é prevenir que os constituintes da amostra  possam misturar-se com a solução do eletrodo de referência (Ponte Salina) - ou em contato através de junção (Ag / AgCl junção dupla) no/com eletrólito cloreto de potássio 3M saturado com cloreto de prata contido por um bulbo provido de junção.

[pic 1]

ELETRODOS DE MEMBRANA

Uma diferença de potencial é criado na membrana e pode ser medido.

Eletrodo De Vidro

O eletrodo de vidro  é um bulbo construído em vidro especial contendo uma solução de concentração fixa (0,1 ou 1 M) de ácido clorídrico (HCl) ou uma solução tamponada de cloreto em contato com o eletrodo de referência interno, normalmente constituído de prata revestida de cloreto de prata, que assegura um potencial constante na interface da superfície interna do sensor com o eletrólito. O elemento sensor do eletrodo, situado na extremidade do bulbo, é constituído por uma membrana de vidro que, hidratada, forma uma camada de gel, externa, seletiva de íon hidrogênio. Essa seleção é, de fato, uma troca de íons sódio por íons hidrogênio os quais formam uma camada sobre a superfície do sensor. Além disso, ocorrem forças de repulsão de ânions por parte do silicato, negativamente carregado, que está fixo no sensor. Ocorre, na camada externa do sensor, a geração de um potencial que é função da atividade do íon hidrogênio na solução. O potencial, observado, do eletrodo de vidro depende dessa atividade na solução {Hs+} e da atividade do íon hidrogênio no eletrólito {He+}:

Eobs = k + 0,059 log [Hs+ / He+], onde k é constante;

Eobs = K + 0,059 log [Hs+],

Eobs = K - 0,059 pH.

Essa é uma operação teórica derivada da equação de Nernst. Na prática, a variação do potencial do eletrodo como resposta à variação do pH (atividade do íon hidrogênio) embora seja linear ocorre com uma inclinação (slope) diferente como resultado de potenciais correspondentes menores. 

[pic 2]

Eletrodo de Sódio

Por modificação do eletrodo de vidro, foi possível fazer um eletrodo que é mais sensível ao Na+ do que ao H3O+. Apresenta erro ácido em pH <0,5 dando resultados mais baixos para o Na+.

Eletrodo de Membrana Líquida

A construção desse eletrodo é Similar ao eletrodo de pH, exceto que a membrana é um polímero orgânico saturado com um líquido trocador de íons.

O reservatório força a passagem do íon pela membrana, provocando a formação de complexos com o trocador de íons. O resultado é uma diferença de concentração entre os íons, o que resulta em uma diferença de potencial.

[pic 3]

ELETRODO SÓLIDO

Neste tipo de Eletrodo, a superfície sólida é feita de haleto de prata comprimido ou material sólido cristalino. É empregado em medições de amostras aquosas, sendo que mede Brometo, Cádmio, Cloreto, Cobre, Cianeto, Fluoreto, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (97.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com