TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Quimica

Relatório de pesquisa: Relatorio De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Observaremos o que acontece com a água líquida sob aquecimento.

O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição é a temperatura em que uma substância passa do estado líquido ao estado gasoso, rompendo as ligações de ponte de hidrogênio entre as moléculas. No ponto de ebulição, a pressão do vapor saturado de um líquido é igual à pressão ambiente do sistema, ou seja, é igual à pressão atmosférica, caso o sistema esteja comunicante com a atmosfera terrestre e ao nível do mar. Neste último caso, deve-se levar em conta que o ponto de ebulição varia com a altitude, já que a pressão atmosférica varia com a mesma. As ligações químicas que “juntam” os átomos se “quebram”, deixando os átomos muito mais livres, o que é uma característica do estado gasoso e com um grau de agitação entre as moléculas ainda maior. Quanto mais baixa for a pressão do sistema, menor será o ponto de ebulição e vice-versa. O ponto de ebulição da água em condições de atmosfera padrão é de 100°C, a partir disso ela se mantém constante.

2. MATERIAIS

Béquer de 250 ml

Béqueres são geralmente de formato cilíndrico com fundo chato e um bico em sua parte superior. Eles são graduados, oferecendo medidas pouco precisas. Não há um tamanho padrão para esses materiais, podendo medir volumes muito pequenos, de poucos mililitros, até volumes maiores, com vários litros.

Termômetro de Laboratório

Um termômetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. É um instrumento composto por uma substância que possua uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura.

Bico de Bunsen

É um dispositivo usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. Este queimador, muito usado no laboratório, é formado por um tubo com orifícios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se vai misturar com o gás que entra através do tubo de borracha.

Tripé de Ferro

Usado como apoio para tela de amianto e outros objetos a serem aquecidos.

Tela de Amianto

Ou também rede de amianto é uma tela quadrada, com amianto prensado no centro no formato de um círculo. Tem a função de dar apoio a materiais de laboratório sobre tripés ou anéis em suporte e distribuir uniformemente o calor quando em aquecimento por bico de Bunsen ou mesmo aquecedores elétricos.

Pinça-Tesoura

Uma pinça é um utensílio utilizado para pegar em objetos de pequenas dimensões, em alguns casos objetos quentes.

Bastão de Vidro

É um instrumento feito em vidro alcalino, maciço, utilizado em transportes de líquidos e agitação de soluções. Geralmente usado em conjunto com o béquer.

3. RESULTADOS

Experiência 1: Água Destilada

Antes de começarmos as experiências observamos as instruções informadas, logo após colocamos a água destilada até a metade do béquer, meçamos a temperatura do sistema com termômetro e anotamos tal temperatura em um caderno. O valor da temperatura correspondeu ao tempo inicial (zero minuto).

Em seguida colocamos o béquer sobre o tripé de ferro com a tela de amianto e iniciamos o aquecimento acendendo o bico de Bunsen. Feito isso, a temperatura de 30 em 30 segundos foi anotada.

Observação: Foi feita a leitura com o termômetro um pouco abaixo da superfície do liquido e nunca se encostando ao fundo do béquer.

Feito todos os procedimentos, encontramos os seguintes valores:

Gráfico:

Experiência 2: Mistura de Água e Sal

Antes de começarmos as experiências observamos as instruções informadas, logo após colocamos a mistura de água e sal até a metade do béquer, meçamos a temperatura do sistema com termômetro e anotamos tal temperatura em um caderno. O valor da temperatura correspondeu ao tempo inicial (zero minuto).

Em seguida colocamos o béquer sobre o tripé de ferro com a tela de amianto e iniciamos o aquecimento acendendo o bico de Bunsen. Feito isso, a temperatura de 30 em 30 segundos foi anotada.

Observação: Foi feita a leitura com o termômetro um pouco abaixo da superfície do liquido e nunca se encostando ao fundo do béquer.

Feito todos os procedimentos, encontramos os seguintes valores:

Gráfico:

4. CONCLUSÃO

Na primeira experiência observamos, através da tabela e do gráfico, a variação do volume da agua destilada, antes e depois da ebulição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com