Filosofia / Atps Pedagogia Historia Da Educação

Atps Pedagogia Historia Da Educação

Artigos Científicos: Atps Pedagogia Historia Da Educação
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  anapareja  02 junho 2013
Tags: 
Palavras: 3632   |   Páginas: 15
Visualizações: 502

Introdução

Percebe-se através desta pesquisa a dimensão da memória e como esta age através do tempo. Pode-se ter uma ideia do quanto esta memória passa a orientar por meio de todo um processo histórico. Vê-se ao longo dos tempos a importância da transmissão destas memórias, seja por meio da oralidade, maneira como os povos tribais, preservaram sua cultura, ou seja, por meio da escrita. E com todos os registros disponibilizados, podemos reler o presente, através das experiências vivenciadas no passado. Buscando as origens da educação brasileira, percebe-se, que o povo desde inicio sempre esteve subjugado por algum interesse exterior, a educação neste país estava sempre servindo á algum propósito, menos o de formar um povo para construir sua identidade.

Traçando a ordem cronológica da educação no Brasil, vê-se, que apesar dos jesuítas terem se instalado aqui para implantar uma religião, organizaram um sistema de ensino complexo e exemplar, e a expulsão dos mesmos, deixa uma grande lacuna, interrompendo a aquisição de em modelo de educação. E mostra que mesmo com todas as reformas e varias tentativas de se criar um sistema educacional que possa atender demanda do país, verifica-se que ainda esta engatinhando neste sentido.

Etapa 1: Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo

As experiências coletivas e a maneira como nós relacionamos, enfrentando nossos problemas pessoais, faz com que determinemos nossa cultura e a maneira como produzimos a nos mesmos, assim nos tornamos seres históricos. Procura-se sempre pensar o passado, pois através da compreensão deste é que vamos entender nosso presente e modificar nosso futuro.

Somos seres inseridos no tempo e como seres históricos que somos, fazemos parte de uma sociedade, que é transpassada pela educação, através de varias culturas e que constrói saberes e métodos próprios. Essas várias culturas estão mergulhadas em um contexto social, pois a historia não acontece de forma isolada e sim se encont

ra em um complexo historico-social, não podendo ser esta estudada separadamente.

Nesse contexto de tempo e historia, passamos por varias concepções, sendo que a preservação da memória nunca se apresenta a mesma ao longo do tempo, variando principalmente conforme a cultura a que este tempo age. A memória diz respeito a todas as lembranças e recordações. Através das imagens criadas, se reconstroem o passado, ajudando a construir a historia. E inserida neste contexto a educação atende a determinados objetivos, estes por sua vez corresponde à visão de homem e de mundo em cada tempo e espaço histórico.

Temos o conceito de tempo que se originou a partir do final da idade media e neste momento é que surge a ideia de progresso, e de evolução. Passando por este processo, a educação também evolui.

Se observarmos as comunidades tribais, o que mais se valorizava era contar sua historia por meio dos seus deuses onde prevalecia à interferência divina nas ações humanas, não se dando valor aos aco ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias