História / Gestão

Gestão

Artigo: Gestão
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Adrielly0095  26 março 2014
Tags: 
Palavras: 660   |   Páginas: 3
Visualizações: 34

Você realiza essa atividade individualmente por meio de um roteiro de trabalho que requer diferentes níveis cognitivos para sua solução. O objetivo é fixar, aprofundar e aplicar os conceitos estudados.

Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF”.

IMPORTANTE: Esta atividade vale 4,0 pontos e será avaliada pelo seu tutor para compor a nota 1º bimestre. Você deverá postá-la no campo indicado ao final da página.

Lembre-se do prazo de entrega indicado em Orientações sobre Avaliação e Frequência e também no rodapé dessa página.

Dúvidas? Entre em contato com seu tutor.

Bom trabalho!

Aula-tema 03 – Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management

Você já leu o resumo e os conceitos fundamentais da aula-tema 3 e assistiu à Web Aula 1, em que foram apresentados os aspectos da terceirização. Vamos partir agora para a atividade de autodesenvolvimento.

Esta atividade deve ser realizada individualmente e propõe que você conheça a terceirização. Espera-se que você consiga, ao fim desta atividade, definir terceirização, defender suas vantagens para as organizações e refletir sobre como esse processo afeta as organizações.Para isso, você retomará o Capítulo 4 do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão[1] e realizará os passos indicados a seguir.

Passo 1

• Releia o Capítulo 4 , "Terceirização (Outsourcing)", do livro-texto, atentando para os benefícios e etapas desse processo nas organizações.

• Faça anotações sobre os aspectos que considerar importantes.

Passo 2

• Observe o quadro a seguir, elaborado a partir do que você viu na Web Aula 1 desta aula-tema.

OBJETIVOS E VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO

1. Aumento do foco no negócio principal da organização.

2. Redução e melhor controle de custos operacionais (os serviços terceirizados são realizados por especialistas no serviço que prestam, sem que o gestor precise montar uma estrutura à parte).

3. Os custos fixos transformam-se

em variáveis (por exemplo, quando determinada área da empresa é terceirizada, as "vagas" dos funcionários passam a ser consideradas como custo variável, pois você contrata apenas quando é necessário).

4. Reduz gastos com aquisições e modernizações (a evolução tecnológica passa a ser responsabilidade da empresa contratada).

5. Aumento da disponibilidade de capital para investimento.

6. Redução de desperdícios − a empresa terceirizada, por ser especializada, terá maior produtividade com menor custo para desempenhar as mesmas atividades.

7. Diminuição do custo e responsabilidade social com mão de obra, transferindo tais responsabilidades para os terceiros.

8. Aprimoramento do sistema de custeio da própria empresa, pois, para terceirizar, é necessário conhecer anteriormente os custos de cada atividade-objeto da terceirização.

Passo 3

• Pense em uma organização que você já conhece (pode ser seu local de trabalho ou mesmo sua universidade) ou pesquise alguma o ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias