TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Por:   •  9/11/2018  •  Dissertação  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  2.413 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Maria Natacha Espínola dos Santos

Matrícula: 09019632

Graduando no curso de Psicologia

O acento grave é um sinal diacrítico utilizado na linguagem portuguesa para indicar o fenômeno da crase, caracterizada pela função de a (preposição) + a (artigo). Tem relevante importância pois evita ambiguidades que possam estar presentes numa determinada frase, sua correta utilização é de tamanha importância para nossa linguagem.
A frase "À procura dos donos dos carros largados no aeroporto." é adequada por questão de clareza, o acento é acrescentando a frase pois é formada por uma palavra feminina (procura); dada a frase "À procura dos" se caracteriza como uma locução prepositiva e o acento é acrescentado.
Na frase "(...) forneceu à justiça o endereço completo dos proprietários dos veículos" o acento grave está colocado de maneira correta e sua retirada poderia acrescentar a frase ambiguidade, por exemplo, "(...) forneceu a justiça o endereço completo dos proprietários dos veículos" sem o acento, a frase diz respeito a justiça fornecer o endereço ou o endereço foi fornecido a justiça? O uso da crase nesse contexto é essencial para a correta compreensão.
O emprego ou a retirada do acento grave pode sim mudar o sentido de uma frase, a depender dela, para se utilizar o acento várias regras são determinadas para melhor se fazer seu uso; posso falar "Ela cheira a flor. “, mas o que quero dizer? ela está cheirando flor, no ato, ou ela está com um aroma (que diz sobre seu cheiro), de flor? "Cortei a mão" e "Cortei à mão", mesma frase com sentidos diferentes, a primeira diz que cortou a mão em si, a segunda já diz que algo (que não foi dado na frase) foi cortado a mão. São exemplos simples que retrata a importância do emprego do acento e como ele nos ajuda a compreender os sentidos da nossa linguagem. 

Referências:

PEIXOTO, Otoniel. Sinais gráficos ou diacríticos. Disponível em: <  https://www.gramaticaparaconcursos.com/2014/06/sinais-graficos-ou-diacriticos.html

> Acesso em: 23 de outubro de 2018

  

VILARINHO, Sabrina. Quando não usar a crase? Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/quando-nao-usar-crase.html> Acesso em: 23 de outubro de 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com