TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade De Investigação Criminal Oque Fazer Após Noticia Crime Oque Fazer No Local Do Fato Atuacão Do Perito No Local Do Fato Tecnica De Investigação Infiltração

Por:   •  7/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL OQUE FAZER APÓS NOTICIA  CRIME OQUE FAZER NO LOCAL DO FATO ATUACÃO DO PERITO NO LOCAL DO FATO TECNICA DE INVESTIGAÇÃO INFILTRAÇÃO

        

                                                                   

  NOME: NATALICIO ALVES  DA SILVA

                                         MAT: 01388589

                                                                   CURSO: SEGURANÇA PUBLICA

Relatório

         No bairro da Jaqueira, área nobre da cidade, um homem tem tirado o sossego de quem tem loja nos prédios da Rua Ricardo Hardman denuncia anônima de moradores  deixa a autoridade policial de alerta. O Crime em quadra -se no art.155 paragrafo 4º inciso III.

        O furto qualificado nada mais é que a subtração, para si ou para outrem, de coisa alheia móvel, mediante particularidades que representem maior gravidade na violação do patrimônio alheio, produzindo maior alarme social, tornando a conduta mais censurável, e por isso mesmo, merecedora de maior punibilidade, qualifica-se também o delito de furto quando o agente se utiliza de instrumento falso, com ou sem a forma de chave para fazer funcionar o mecanismo de uma fechadura ou dispositivo análogo facilitando assim a execução do furto.

Depois que autoridade policial recebe a noticia crimi

         Diante da notitia criminis, a autoridade policial deverá instaurar o inquérito policial para investigação do crime. A autoridade policial ao receber uma notícia de um determinado crime ela fica obrigada a instauração do inquérito policial, mas a casos que depende da provocação do ofendido para a devida instauração deste procedimento, é o caso dos crimes de ação penal pública condicionada a representação e da ação penal privada.

A primeira providência no local do crime

  A medida que autoridade policial deve tomar no local de um furto de uma loja

       expressão local do crime é utilizada para demonstrar qualquer lugar físico do incidente, onde tenha algum tipo de registro de ação anterior. O primeiro responder  ou mesmo outro profissional policial deverão manter o isolamento adequado quando se depararem com tal situação, compreendendo o interesse das suas ações. providenciando para que não se alterem o estado de conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais.

             No local de crime, seja ele um espaço físico ou virtual, o perito tem a função de analisar a cena, onde os mesmos deve ser dois peritos no mínimo em  buscar e analisar vestígios que contribuam para esclarecer o crime, indicando os autores e a dinâmica dos fatos. O perito irá descrever no laudo quais técnicas usou, e os métodos científicos empregados, conforme art. 160 do Código de Processo Penal (BRASIL, 1941, p. 604) . A natureza de cada crime altera os detalhes da perícia, mas os procedimentos gerais depois de isolar a cena são: observação, registro e coleta de evidências, análises laboratoriais das evidências e conclusão laudo com listagem das pistas encontradas e possíveis associações entre elas.

Técnicas de investigação

        Para cada modalidade de pesquisa há um método, uma técnica específica para o seu desenvolvimento. O pesquisador delimita o seu campo de investigação. Além disso, toda pesquisa se enquadra em uma modalidade, a depender do objeto de análise, da área de investigação, do método a ser aplicado. É técnica de A infiltração de agentes é uma técnica especial de investigação, mediante a qual um agente, policial ou não, devidamente selecionado e treinado, e judicialmente autoriza onde o agente de polícia judiciária é inserido no bojo de uma organização criminosa com objetivo de desarticular sua estrutura, prevenindo a prática de novas infrações penais e viabilizando a identificação de fontes de provas suficientes para justificar o início do processo penado, infiltra-se em uma organização criminosa, simulando ser um de seus integrantes, para buscar informações e reunir provas acerca de sua estrutura, O agente infiltrado terá também o direito de não ter sua identidade revelada, nem ser fotografado ou filmado, sem sua autorização, o que levanta diversos debates jurídicos acerca do limite deste sigilo, no sentido principalmente deste poder ou não recusar atuar como testemunha na fase judicial.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (459.5 Kb)   docx (618.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com