TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

Atualmente a liderança é um dos assuntos que mais se destacam no contexto organizacional, visto que o sucesso de uma equipe e consequentemente de uma empresa depende muito do líder. Em razão disto, cada vez mais buscamos entender os diferentes tipos de liderança e quais suas implicações no crescimento corporativo.

Segundo o consultor e professor Idalberto Chiavenato: “a liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes”. Ou seja, o perfil de um bom líder é daquela pessoa que sabe influenciar os que estão à sua volta.

Encontramos diversos tipos de liderança, sendo que estas diferenças ocorrem em razão das variadas personalidades, níveis de formação e estilos de cada um, sendo que não há um estilo melhor de líder, pois depende do tipo de equipe que está liderando.

Também, dependendo da situação em que se encontra, o líder as vezes precisa se adequar para ter mais efetividade. Conforme o professor e palestrante Jamil Albuquerque, a liderança emerge da situação e o líder deve saber dominar ao máximo seus estilos de liderança.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Conforme já apontado, existem diversos tipos de lideranças, sendo eles:

1. Coercitivo

É um dos tipos de liderança mais comum nas empresas, mesmo sendo considerado ultrapassado. Seu comando é a base de amedrontar as pessoas, tem um estilo “mandão”. Suas principais características são centralizar o poder para si e ser individualistas. Isso ocorre, geralmente, pois estes tipos de pessoas tem medo de que seus colaboradores tirarão seu lugar se crescerem. Seu ponto fraco, além de criar uma distância entre o líder e seus liderados, é somente dar feedbacks negativos. Sua vantagem é que geralmente é movido por resultados e sabe lidar com funcionários mais problemáticos.

2. Democrático

Possui ênfase no líder e liderado. Ao contrário da liderança anterior, é conhecido por ser próximo dos seus colaboradores, possui um perfil colaborador, onde sabe trabalhar em equipe. Sua principal característica é que incentiva a participação da sua equipe, está aberto para troca de ideias e faz com que ela participe inclusive do processo decisório. Seu estilo garante a motivação e retenção dos talentos do seu time e é um facilitador dos processos e favorece um melhor relacionamento entre todos. Entretanto, pode ser um tanto indeciso, principalmente se sua equipe não consegue colaborar neste processo.

3. Autoritário

Possui um perfil exigente, tem um comando firme e preza pela excelência. Ao contrário do democrático, não incentiva a colaboração e monopoliza as decisões para si. Não possui paciência e considera inadmissível erros, cobrando ao máximo o empenho de todos. Mesmo assim só espera ter o resultado sem dar suporte algum. Um dos seus pontos fortes é que consegue mobilizar seus colaboradores em prol de um ideal. Por ser muito detalhista, as vezes não consegue ter uma visão mais ampla do negócio, o que impede de ter ganhos mais expressivos. Não é considerado um líder genuíno.

4. Marcador de ritmo

Este tipo de liderança tem que possuir controle total da situação. Busca alto desempenho dos colaboradores e lidera pelo exemplo. Também conhecido como líder workaholic pois sua vida se resume a alcançar seus objetivos profissionais. Trabalha junto com sua equipe, buscando resultados de forma eficaz e rápida. Seu problema é que acredita que todos de sua equipe possuam o mesmo perfil e trabalhem que nem ele. É caracterizado por possui um microgerenciamento, pois se as coisas não acontecem, ele mesmo prefere fazer, o que pode acarretar em uma equipe perdida na sua ausência. Seu estilo pode “sufocar” seus colaboradores e acabar causando desmotivação e baixa satisfação.

5. Paternal

Aqui o líder assume um papel de pai do colaborador. É bastante comum e o preferido pelos funcionários. Sua relação com a equipe é baseada em proteção, amizade, inspiração, equilíbrio e proteção, pois acredita que para alcançar resultados é necessário que exista um ambiente agradável e com harmonia, sendo assim acaba priorizando mais as emoções do que as atividades desenvolvidas e prazos de entrega. Como um pai, acredita que somente ele sabe o que é melhor para os seus colaboradores e detém o poder de decisão para ele. Tenta entender as necessidades e blindar sua equipe das frustrações, puxando a responsabilidade para si. Com isso acaba não passando feedback de melhorias, importante para o crescimento dos funcionários. O problema desta liderança é que ele pode ser extremamente permissivo, buscando um equilíbrio entre bem-estar profissional e desempenho que possa não chegar a existir, ou muito rigoroso, tirando a autonomia dos colaboradores fazendo que permaneçam dependentes e não desenvolvam como deveriam, sendo que isso acaba prejudicando os resultados de uma empresa.

6. Treinador

Este tipo de líder é uma remissão do estilo dos treinadores no esporte, pois é aquela pessoa que treina a equipe, tem uma maior experiência e por diversas vezes já passou por aquilo que a pessoa está enfrentando. Ele busca descobrir os pontos fortes e fracos do seu colaborador e seu desenvolvimento, não estando focado necessariamente nas tarefas. Com isso, o líder e o liderado juntos conseguem alinhar qual a melhor forma de extrair o melhor resultado. Não é muito utilizado pois não é algo de curto prazo, pois busca o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, o que também acarreta em uma dedicação e disponibilidade de tempo maior por parte do líder. Possui um bom relacionamento com os funcionários já que estabelece uma conexão de confiança, dando autonomia e independência aos liderados. Este estilo encontra dificuldades com pessoas que não estão dispostas a aprender ou mudar.

7. Centralizador

Este estilo é muito comum nas pessoas que estão passando pela sua primeira experiência como líder. Tem dificuldade de delegar tarefas, e mesmo quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com