TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos recursos humanos

Por:   •  4/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 10

Anotações do curso: Contexto e importância dos recursos humanos

O curso aborda os seguintes assuntos:

Ao longo dos últimos anos muitos tem falado sobre a importância do conhecimento. Sobre uma “ SOCIEDADE DO CONHECIMENTO” 

  • Como que é? Como se produz o conhecimento?

Profusão de estudos

  • Natureza do conhecimento
  • Mecanismos que viabilizam a sua produção  

Autores como:

  • Francês- Jean Piaget
  • Russo-Lev Vygotsky
  • Brasileiro: Paulo Freire

Eles revolucionaram as ideias que cercavam as formas de aprender e de ensinar. Com eles compreendemos que o conhecimento é uma construção social. Mas cada um que quer aprender constrói esse mesmo conhecimento de forma diferente, porque esse processo depende diretamente daquilo que cada um já sabe.

Para incorporar um novo conhecimento cada um se apoia no que já sabe ou nas coisas que já sabem. O processo de construção é feito aos poucos, em etapas. E se torna mais fácil e efetivo quando se parte do elemento real. Quando se encora em “SITUAÇÕES PALPÁVEIS” 

As suas disciplinas foram estruturadas com base nesses estudos, utilizando uma metodologia que permitirá a você construir seu conhecimento passo a passo, a partir de um fio condutor.

Essa metodologia vivencia as conexões entre o conteúdo, estudo e a situações reais, além de permitir que você construa a experiência de aprendizagem a partir com sua experiência de vida, do conhecimento acumulado, do estudo, da pesquisa o que também “APROXIMA SUA DISCIPLINA DO MUNDO DO TRABALHO”

Apresentação do módulo: Contexto e importância dos recursos humanos

Unidade 1°: Evolução do RH até o final do século XX
Unidade 2°: Mudanças no ambiente de negócios
Unidade 3°: Competência como vantagem estratégica

Unidade 1°: Essa área deve ser entendida e desenhada considerando os movimentos estratégicos da empresa como o um todo.

Unidade 2°: Quando bem aproveitados e estimulados transformam-se em importante ferramentas estratégicas com uma maior competitividade.

Unidade 3°: É a manifestação de desempenho diferenciado de como o indivíduo combina seus conhecimentos, suas habilidades, seus interesses e seus valores.

Situação- Problema:

1°: Levando em consideração o valor essencial que as competências têm para os movimentos estratégicos das organizações fica manifesta a relevância de papel estratégico da gestão de recursos humanos.  A BZT faz uma gestão de estratégia de recursos humanos?

2°:  A BZT ainda realiza as funções de RH de modo puramente burocrático, para atender a legislação ou normatização. Quais são as razões para que uma empresa como a BZT passe a comunicar o setor de RH de forma estratégica?

3°: A BZT é uma empresa relativamente jovem, atuando em um mercado de tecnologia e em franca expansão. O contexto empresarial vivido pela BZT pode ser considerado um fator de atratividade para jovens profissionais talentosos?

4°: Ao assumir a manutenção industrial de seu principal cliente a BZT ingressou em um ramo de negócios, que até então não lhe era familiar. Nesse momento, quais são as principais implicações para BZT em termos de gestão estratégica de recursos humanos?

Unidade 1°: Evolução do RH até o começo do século XXI

  1. Definição de estratégia:

  • Um dos grandes desafios da gestão contemporânea é conseguir, efetivamente, transformar seus recursos humanos em recursos estratégicos da organização. Em uma explicação mais simplificada, estratégia pode ser entendida como um olhar de cima, para frente. Em termos organizacionais, seria algo como buscar resultados futuros consistentes, a partir de resultados presentes sustentáveis.

  • [...] 'estratégia' é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequências de ações de uma organização em um todo coerente. (MINTEZBERG E QUINN)

Eixos da estratégia empresarial:

De forma geral, podemos dizer que a estratégia empresarial busca alcançar uma perspectiva futura, a partir de planos, objetivos e metas desenhados em função das oportunidades vislumbradas e dos recursos mobilizáveis. Ressaltamos dois eixos diretamente associados e essenciais à estratégia. São eles:

  • Algo a ser concretizado no futuro.
  • Recursos organizacionais, em que as competências ocupam um lugar de destaque.

Definição dicionarizada:

Vamos conhecer agora o que nos diz o dicionário Aurélio a respeito do termo estratégia:

Estratégia.

1. Arte militar de planejar e executar movimentos e operações de tropas, navios ou aviões, visando alcançar ou manter posições relativas e potenciais bélicos favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados objetivos.

2. Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.

  • Estratégia não é um fim em si mesmo; é um meio, uma criação de um percurso para alcançarmos um objetivo.

1.2 Administração estratégica

Na linha de raciocínio da definição de estratégia, os autores Fernandes e Breton afirmam o seguinte:

  • (...) 'administração estratégica' é o processo de planejar, executar e controlar, conduzindo a organização por meio de uma estratégia ampla, o que abrange as áreas de marketing, de operações, de pessoal e de finanças.

Atenção: Podemos dizer que a administração estratégica contempla a área de pessoal e a coloca junto com as outras áreas da organização.

Processos da organização e seu desdobramento estratégico:

A Gestão Estratégica de Recursos Humanos tem de ser entendida e desenhada vis-à-vis aos movimentos estratégicos da empresa como um todo. Quando falamos na perspectiva estratégica, estamos incluindo alguns processos críticos à organização, tais como:

  • Buscar assumir o controle sobre o destino;
  • Olhar o futuro e enxergar oportunidades;
  • Superar e transformar ameaças em oportunidades;
  • Definir novos rumos à organização;
  • Criar a competência de pensar em longo prazo;
  • Acelerar o processo educacional de praticar a interação e a negociação;
  • Alinhar pessoas e equipes aos objetivos comuns;
  • Promover mudanças;
  • Vender ideias.

Dessa forma, podemos perceber a estreita relação do processo estratégico com a dimensão humana nas organizações, pois quando falamos em gestão estratégica de recursos humanos, estamos falando da preocupação da área de Gestão de Pessoas com o desdobramento estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (261.7 Kb)   docx (516.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com