TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  22/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: MBA Gestão Empresarial

Aluno: Ricardo Leite de Almeida

Turma: ONL020XF-ZOGESP44T6

Introdução

Em uma organização empresarial, alguns dos mais importantes papéis são os de gestão de pessoas através da liderança efetiva, que estão atribuídos ao comprometimento em definir objetivos efetivos e claros, bem como desenvolver a capacidade de influenciar e motivar pessoas, observando as necessidades e habilidades individuais e utilizando o feedback como ferramenta para orientar e estimular o comportamento em torno de metas e objetivos claros.

Através da observação do estudo da análise e do comportamento e estilo de líderes de sucesso, com base em suas características principais como suas vantagens e desvantagens, o objetivo deste trabalho é apresentar alguns dos principais estilos de liderança.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Conforme a teoria dos traços de personalidade, conhecida como “abordagem dos traços” onde um líder poderia ser identificado através da maneira como se portavam perante grupos e outras pessoas, conforme as suas características envolvendo os traços físicos e socias e como conduziam o acompanhamento e as realizações de tarefas. Portanto observou-se que grandes líderes historicamente não apresentavam tais traços de personalidade, no entanto não conseguindo validar essa hipótese.

Conforme Kurt Lewin (1973) um psicólogo alemão que entedia que o comportamento deriva da soma total dos fatos ocorridos e coexistentes em determinada situação, e portando a situação total gerada, é o que gera o comportamento nas pessoas, defendendo a existência de três formas de liderar uma equipe:

  1. Estilo autocrático: onde os líderes possuem um comportamento autoritário, são centralizadores impondo suas ideias e mantendo se rígidos sobre os processos decisivos, costumam utilizar do poder de punição para que as tarefas sejam concretizadas.
  • Dentre as vantagens, estão as possibilidades de simplificar os processos, eliminando a burocracia e ganhando mais velocidade durante a tomada de decisões.
  • Dentre as desvantagens, este estilo promove a desmotivação dos liderados causando desestímulos por não se sentirem fazer parte do processo produtivo, promovendo a falta de criatividade na tomada de decisões para enfrentar os problemas que surgem e também a fragilidade na ausência do líder, pelo fato de que sua equipe não se sente capacitada para tomar suas próprias decisões.

  1. Estilo participativo: o líder atua com proximidade da sua equipe onde os integrantes da equipe tem autonomia para participarem durante a tomada de decisões, o líder direciona sua equipe utilizando do feedback como ferramenta para orientar e promover os seus liderados.
  • Dentre as vantagens, destaca-se a motivação da equipe por se sentirem fazer parte do processo, promovendo significativamente o aumento da produtividade a resolução de problemas com a participação de todos trazendo mais efetividade e proporcionando o comprometimento da equipe.
  • Dentre as desvantagens, podem ocorrer falha na segurança de informação e demora na tomada de decisão.
  1. Estilo liberal: conhecida também como laissez-faire o líder promove mais autoritarismo aos seus liderados deixando que tomem suas próprias decisões sobre os métodos e metas de produção só se envolvendo quando solicitado.
  • Dentre as vantagens, ocorre o acréscimo de autonomia com maior maturidade sobre a tomada de decisão proporcionando mais confiança entre os integrantes da equipe.
  • Dentre as desvantagens, com a menor participação do líder pode surgir a falta de desempenho da equipe ocasionada por carência de uma gestão mais efetiva durante o direcionamento na tomada de decisão podendo surgir consequências negativa para o processo e para os integrantes da equipe.

Em estudos recentes novos perfis de liderança se destacam no ambiente corporativo, trazendo novos estilos, das quais as características estão destacadas abaixo:

  1. Estilo coathing: o líder tem foco nas habilidades de seus subordinados, estimulando o alto desenvolvimento com ênfase na performance, estabelecendo um ambiente setorial agradável e participativo.
  • Dentre as vantagens, em destaque segue o planejamento futuro do grupo que pode ser acompanhado através de um plano de ação incentivando e estabelecendo metas capitalizando os pontos fortes e apontando os pontos a serem desenvolvidos com base no alinhamento dos resultados projetados.
  • Dentre as desvantagens, os resultados de curto prazo podem ser prejudicados, devido o tempo para desenvolver uma nova competência ser maior que o tempo para executar uma tarefa com instruções claras.
  1. Estilo situacional: tem ênfase na maturidade e situação, estudos desenvolvidos por Hersey & Blanchard apontam quatro níveis de desenvolvimento do liderado expressando competência e empenho. O líder deve se adaptar mediante as situações, depende do estilo do líder da maturidade do liderado e também da situação encontrada. No entanto cabe a ele conseguir identificar em razão do nível de maturidade do liderado, se deve dar ênfase na direção (orientação ao subordinado) ou ênfase no apoio (incentivo ao subordinado) na execução da tarefa. Como segue a seguir:
  • Para subordinados com baixa competência e alto empenho, o líder deverá fornecer direção para desenvolver suas habilidades.
  • Para subordinados com baixo empenho, o líder deverá fornecer uma direção e mais estímulo para promover ainda mais e desenvolver as habilidades, restabelecendo o empenho.
  • Para subordinados com média a alta competência, o líder deverá oferecer maior suporte para estimular a motivação e a autoconfiança.

  • Para subordinados com alta competência e alto empenho, o líder oferece novos projetos delegando mais responsabilidades.
  • Dentre as vantagens, o acréscimo da visão estratégica, maior motivação dos subordinados e o aumento da capacidade em atingir as metas estabelecidas no grupo.
  • Dentre as desvantagens, podem acontecer desvios de informação gerando confusão dentro do grupo e contrariedade na hora de identificar qual o melhor estilo a ser aplicado.

Considerações finais

Como vimos, com a aceleração da competitividade e a globalização, as novas relações de trabalho e a diversidade inserida nas equipes atuais, promovem um elevado grau de complexidade exigindo dos gestores a adoção de posturas diferenciadas para relacionar a qualidade de vida no trabalho com as pressões exigidas por resultados, deste modo devemos saber utilizar todos os recursos disponíveis evitando desumanizar as relações interpessoais, investindo continuamente nos conceitos e processos de trabalho sem prejudicar as bases de sustentação da cultura coorporativa.

Referências bibliográficas

Ferreira, Victor Cláudio Paradela, Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento / Victor Cláudio Paradela Ferreira...[et al.]. – Rio de Janeiro : FGV Editora, 2017, 2. ed. (Gerenciamento de pessoas (FGV Management)

Em colaboração com: Antônio Raimundo dos Santos, José Eduardo Nasser, Maria Elizabeth Pupe Johann. Publicações FGV Management.

https://crbasso.com.br/blog/principais-estilos-de-lideranca/   Consulta em: 14/02/2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (229.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com