TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pascoa e Coelhinho

Por:   •  22/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Os fungos crescem sobre todos os substratos imagináveis e ambientes, desde as rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, papelão, parede, etc. Possuem uma grande facilidade em crescer sob todas as condições ambientais e de maneira ampla, desde que haja umidade e temperatura adequada ou propícia.

Características que possibilitam interação com o meio ambiente:

  • Se desenvolvem, principalmente, em locais com grande presença de material orgânico e umidade. A ausência de luminosidade também facilita o desenvolvimento dos fungos.
  • A nutrição dos fungos é heterotrófica, ou seja, os nutrientes que necessitam para viver são obtidos através de matéria orgânica.
  • Possuem a capacidade de armazenar material reserva que, assim como muitos animais, é o glicogênio.
  • São usualmente imóveis e se reproduzem por meio de esporos (endógenos ou exógenos).
  • Possuem rápido crescimento.
  • Não possuem raízes, caules ou folhas, nem um sistema vascular desenvolvido, como nas plantas superiores.

  1. Poucos ambientes são extremos demais para os fungos. A capacidade dos fungos de prosperar em tamanha variedade de habitats depende de suas diversas habilidades metabólicas. O metabolismo é a arte da transformação química. Os fungos são prodígios metabólicos e podem procurar, recuperar e consumir detritos de forma engenhosa, rivalizando apenas com as bactérias. Através destas habilidades metabólicas os fungos sobreviveram às transformações ambientais, pelo fato de consumirem diversas matérias, o que os possibilitou mais fontes de alimento.

Através do documentário, foi possível entender que os fungos apresentam estruturas microscópicas e macroscópicas e seus principais representantes são os bolores, mofos, levedos, cogumelos de chapéu (conhecidos popularmente como Champignon). Algumas espécies são comestíveis, como o champignon, por exemplo. Já outras espécies de fungo são tóxicas como o Aspergillus flavus.

Alguns fungos podem estabelecer associações com outros organismos, como algas e raízes, denominadas, respectivamente, líquens e micorrizas, sendo benéficas para ambas as partes, tal associação denominada mutualismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com