TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE CORRIGIDA CONFORME ORIENTAÇÃO

Por:   •  5/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

O ensino aprendizagem mediado, através de jogos digitais.

Silvani Silva de Almeida[1]

RESUMO: Um estudo com base no processo de ensino aprendizagem e a educação através de tecnologias digitais mediada através de jogos, mediante a contribuição da interação do discente com as ferramentas e o aplicativo para a formação do docente em contexto das novas tecnologias, comunicações e informática. Nesse sentido, buscam-se avaliar as potencialidades educativas de jogos perguntados e quais os impactos provocados por essas novas tecnologias na relação educativa e no processo de formação do discente.

PALAVRAS-CHAVES: Ensino, Aprendizagem e Jogos.

1 -INTRODUÇÃO

Um estudo que tem mostrado ao longo as diversas teorias e teóricos que se destacaram em todo o conhecimento e aprendizagem humana no desenvolvimento e no ato de aprender que ao longo dos anos essas teorias cada uma em sua época e seus respectivos pensadores tiveram e têm a sua contribuição para o processo ensino aprendizagem com a utilização da  globalização tem mostrado como os grupos hegemônicos que hoje detêm a tecnologia determinam regras, formas de conduta, enfim um novo padrão de moral ao mundo a partir da imposição de um poder simbólico e cultural, em que valores universais como democracia.

O conhecimento e a aprendizagem estão entrelaçados no decorrer de todo o desenvolvimento humano. Historicamente, o ato de aprender foi alvo de diversas teorias, que com o passar dos tempos, foram sendo desmistificadas e compreendidas.

Para Costa e Paim (2004), o modelo de educação a distância é decorrente do contexto da sociedade da informação como alternativa promissora para dar suporte à intensa necessidade de compartilhamento da informação e de desenvolvimento da aprendizagem. Corroborando com essa educação que hoje se estende a cada dia, a mediação educativa através de jogos, o sujeito passou a ser visto como construtor do seu próprio conhecimento, à medida que interage com o objeto de conhecimento, e não pode mais ser considerado depositário passivo dos conhecimentos transmitidos pelo professor, como na educação bancária de Paulo Freire.

Segundo Lévy (1993), está sendo gestada uma tecnodemocracia, originando comunidades inteligentes capazes de se autogerirem. Nessa perspectiva, a internet passa a mediar a construção de novos conhecimentos e saberes, uma vez que amplia o uso das novas tecnologias no trabalho pedagógico centrado na aprendizagem do aluno. Os educadores que utilizam as TIC’s, sobretudo a internet, renovam o desafio de aprender e uma mudança de postura onde passa a ter o papel de mediador do processo de construção do conhecimento, fazendo as interferências possíveis e necessárias para que os alunos produzam e construam novos conhecimentos.  

Conforme relata Maia e Mattar (2007, p.22) quando afirmam que em relação ao modelo anterior, não dispõe de mais diversidades de mídias que se relacionam e convergem para as tecnologias de multimídias e computador, alem disso pode destacar que essa geração que utiliza os jogos e seus vários recursos. Maia e Mattar (2007, p.53) Sustentam a constatação ao afirmarem que “ A dose de multimídia é um dos fatores determinantes na diferenciação entre os modelos de ensino a distancia” e que de um lado é possível produzir o conhecimento, fazendo analise do jogo disponibilizado via plataforma moodlle, convém citar que os referidos jogos possuem pontos positivos e pontos negativos, em relação ao primeiro O jogo é bom porém apresenta alguns detalhes indesejáveis ,como a tela ficar um tempo escura para entrar no jogo ou após passar anúncios, no modo duelo e clássico ,ver um vídeo quando vou responder ,aparece a roleta de prêmios ,significando que eu posso ter perdido sem nem mesmo responder a pergunta, por esse motivo não foi bem avaliado por mim, algumas perguntas mal formuladas, algumas com erros de grafia, algumas com informações a meu ver incorretas, muitas repetidas e muitas francamente idiotas. Mas, no geral, o jogo é bom,não sei o que está acontecendo com o jogo, mas está deixando muito a desejar parece que a cada atualização consegue ficar um pouco pior. O problema de não carregar o jogo já está resolvido, porém quando entro no jogo não aparece as fotos dos meus adversários, e nem a minha, sabe-se que é temporário, mas seria melhor verificarem isso logo.

Porém o jogo em si e muito bom, pois aguça o raciocínio logico, porém, há uma falcatrua acontecendo que facilmente pode se ver no youtube, a pilantragem de alguns usuários reina na omissão pelo perguntados, é relativamente bom pois ocorre a interação. Acho que as opções para as respostas deveriam ser melhor formuladas, levando em conta que em determinadas perguntas fica evidente qual a alternativa correta. As perguntas sobre esportes têm pouca variedade, e na maioria das vezes são sobre futebol, tornando desigual para quem não tem familiaridade Jogo legal. Boa diversão para a família, minha filha e eu gostamos de jogar juntos. Muitas perguntas com respostas erradas, de difícil entendimento ou especificas de mais, voltadas só para pessoas com curso superior, então a forma do jogo avaliar essas perguntas é bem falha, excesso de propagandas que deixam o jogo cansativo e pouco dinâmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com