TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE

Por:   •  6/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.036 Palavras (25 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 25

Introdução

Em, um breve relatório o leitor conseguirá compreender e analisar relatórios contábeis.

Para iniciar o estudo sobre a contabilidade é necessário saber o que é a contabilidade e conhecer suas origens e todo seu processo de evolução até os dias de hoje. Adquirindo noções básicas sobre as qualidade e utilidades dos procedimentos contábeis empresariais.

Para o desenvolvimento do serviço contábil vemos a utilização de diversos relatórios e suas subclassificações, através de métodos diferenciados para os lançamentos contábeis.

Esses métodos de relatórios contábeis são desenvolvidos para manter um controlo financeiro econômico da empresa, para o desenvolvimento desses relatórios é necessário seguir algumas instruções disponíveis nas Normas Brasileiras Contábeis, e outas Leis que constantemente passam por alterações para melhoria dos métodos contábeis.

A Atividade Prática Supervisionada de Contabilidade tem como principal objetivo, a autoaprendizagem através de pesquisas e formações de opiniões para aprofundar nosso conhecimento na disciplina, proporcionando maior aprendizagem nas regras e procedimentos contábeis.

Capitulo 1- A Evolução Histórica da Contabilidade

1. Qual a origem da contabilidade?

A contabilidade teve origem na antiguidade, aproximadamente 6.000 anos a. C.. Nesta época não existia compras a prazo, todas as operações financeiras eram realizadas a vista não havendo a necessidade de contabilizar seus bens, direitos e obrigações até porque os indivíduos não tinham direitos nem obrigações.

Ao longo dos anos com o crescimento do comércio houve a necessidade de contabilizar seus bens para identificar o seu valor e então iniciar a troca das mercadorias, nessa época ela servia para definir o quando uma pessoa possuía de um determinado produto e qual o valor de sua troca em relação à outra.

Segundo Lima, Arievaldo Alves (2006, p.)

A contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar numa maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.

2. Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade?

A contabilidade iniciou-se na civilização do homem, onde eles já tinham um bem a ser registrado como patrimônio. Foi a partir de então, que eles começarão a registrar seus bens em sua memória e logo encontraram um método mais prático, como em gravações e outros métodos alternativos.

Um exemplo encontrado é o dos registros que combinavam o figurativo com o numérico, onde desenhavam a criação que obtinham, e ao lado da figura, acrescentava a quantidade a ser controlada.

“No Egito, era anotado a medição e o transporte do trigo. Entre hieroglíficos se encontra a figura de um pastor registrando as suas ovelhas, através de pedrinhas. Pelos achados nota-se que a contabilidade consistia em simples anotações a fim de evitar lapsos de memória.” (LIMA,2006, p)

EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Pelo fato do homem não saber escrever há mais de 20.000 anos atrás, ele criou uma das formas mais primitivas de inscrição, que foi a artística, para registrar seus feitos durante o dia. O homem caçava algum animal ou apanhava algum fruto e posteriormente registrava em pinturas gravadas nas paredes esses fatos, podendo-se concluir que nascia daí a necessidade de controle da entidade.

Observa-se que a Contabilidade possui algo em comum com a arte, a Escrita e a Matemática, pois são ciências que surgiram ao se usar uma a outra como base para registros dos fatos que ocorriam no dia-a-dia.

Segundo Sá (1997, p. 21), O mais antigo documento dessa época que se conhece parece ser o que nos apresenta Figuier. Foi encontrado na gruta D´Aurignac, no departamento de Haute Garone, na França; uma lâmina de osso de rena, contendo sulcos que indicam quantidades.

1. Registros do patrimônio

Os fatos anteriormente citados evidenciam uma pequena parcela do que, com o passar dos anos, o homem descobriria sozinho como registrar seus bens usando até então a desconhecida Contabilidade.

Segundo Sá (1997, p. 19) “o nascimento da Contabilidade é o da inscrição de elementos da riqueza patrimonial, passando, aos poucos, a registros de melhor qualidade”.

Há mais de 6.000 anos atrás, o comércio era intenso, o controle religioso sobre o Estado já era grande e poderoso, daí derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, também, o desenvolvimento da escrita Contábil.

Todos os registros eram feitos usando-se peças de argila com relação a cada fato, quando surgiu a expressão “meu” e “seu”, de Débito e Crédito, sendo “Débito” (o que alguém tem que me pagar) e “Crédito” (o que eu devo pagar a alguém).

Com o advento do Papiro no Egito, a Contabilidade só teve a ganhar, pois ela pode ter seus registros mais sofisticados passados em Livros Contábeis. A invenção da escrita impulsionou mais a evolução, segundo estudiosos da questão, foi a escrita Contábil que deu origem à escrita comum e não o inverso.

2. Partidas dobradas

O registro de um fato em sua causa e efeito fez surgir o que se chama de Partidas Dobradas, sendo que todo Débito equivale a um Crédito e vice-versa.

Existem várias especulações sobre o surgimento desta técnica de Partidas Dobradas, mas seu autor, em verdade, não se conhece.

Vários fatos impulsionaram seu surgimento, entre eles destacam-se o crescimento do Capitalismo nos fins da Idade Média, a aplicação dos números arábicos à escrituração e a maior necessidade de dar relevo às contas do lucro e outros.

Sá (1997, p. 34) afirma que:

A influência da matemática, o fato de a escrita contábil estar atada ao cálculo desde seus primeiros tempos e ter-se intensificado seu ensino nas escolas de matemática, tudo isto nos fez aceitar a força da mente lógica como geradora do processo das Partidas Duplas. O hábito das equações, o valor das matemáticas associadas à contabilidade, pode ser gerado a hábito da igualdade de Débito e Crédito, e esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com