TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Existentes No Processo De Coaching

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.987 Palavras (16 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 16

Índice

Introdução        2

Objectivo        3

Geral:        3

Especifico        3

Metodologia        3

Conceito de coaching        4

O processo no coaching        4

Aspectos existentes no processo de coaching:        5

Características que coach e coachee devem, idealmente, ter:        5

Tipos de coaching        7

Coaching Interno e Externo        8

Coaching Formal e Informal        9

Os três principais desígnios do coaching (Cunha, Rego, Cunha & Cardoso, 2007);        9

Duração        10

Ferramentas de coaching        10

Vantagens e limitações do coaching        11

Coaching e outros processos de desenvolvimento de pessoas        12

Objectivo do Coaching        13

Conclusão        13

Referências bibliográficas        14

Introdução

Este estudo visa realizar uma análise ao processo de coaching numa perspective retrospectiva de auto avaliação e de hetero avaliação. O objectivo é tentar perceber se a percepção de coaches e coaches é convergente. Sendo feita uma análise ao objectivo, à avaliação pré e pós, à relação coach-coachee e ao processo, quer para os coaches quer para os coachees. O que se espera das pessoas no trabalho, hoje em dia, não é o mesmo que se esperava há tempos atrás. Actualmente, a sociedade em geral, depara-se com mudanças que são necessárias para que as organizações sobrevivam no mercado actual. Mercado este, que se encontra cada vez mais competitivo e em constante mudança. O que geralmente significa que as transformações, que são necessárias, são impostas pela necessidade de sobrevivência e não são mudanças iniciadas dentro da própria estrutura (Neri, 2000). Estas transformações organizacionais, geradas pela necessidade de sobrevivência e de competição, exigem mudanças nos indivíduos a nível comportamental. As organizações beneficiam da flexibilidade para uma adaptação eficaz às exigências do mercado (Neri, 2000).

Para além das pressões globais que as organizações enfrentam, manifesta-se uma necessidade de aprendizagem para responder à complexidade, ambiguidade e diversidade (Ulrich, 1998). Esta aprendizagem, ou melhor, esta capacidade de aprendizagem reflecte o potencial de aprendizagem, o potencial de adaptação do indivíduo (Ulrich, 1998).

Objectivo

Geral:

  • Analisar Aspectos existentes no processo de coaching.

Especifico:

  • Indentificar as características que coach e coachee devem idealmente ter.
  • Comprender os objectivos do Coaching.
  • Entender os diferentes tipos de coaching.

Metodologia

Para a elaboração dopresente trabalho recorremos ao livro de gestão de carreira e ao uso da internet.

Conceito de coaching

O soar da palavra coaching pode parecer novidade, no entanto, esta palavra é antiga e transversal. Visa ajudar as pessoas a atingir os seus objectivos (Maggie, 2011), o autoconhecimento, o questionamento profundo para "desatar" os nós e ajudar as pessoas a alcançar novas soluções (Adler, 2003). Podemos encarar o coaching como uma ferramenta de gestão que permite aos profissionais uma orientação mais eficaz permitindo explorar as suas potencialidades individuais e a tirar delas o melhor partido (Catalão & Penim, 2010).

A palavra coaching, etimologicamente, vem da palavra coach, a carruagem coberta chamada koczi, idealizada para proteger os seus habitantes das intempéries regionais ao serem transportadas de um lugar para outro (Stern, 2003).n Para Wolk (2008), o sucesso do coaching depende de alguns fatores, sem os quais poderá ter sério comprometimento e sobre os quais se discorrerá a seguir mais detalhadamente.Oprocesso requer do coach ética pessoal, responsabilidade profissional e alguns pré-requisitos, sendo estes: escuta ativa e reflexiva,intuição, respeito com o outro, centrar-se na transformação ontológica, não dar conselhos, não dizer ao coachee o que fazer ou como agir, eliminar o “tem que”, “deveria”, “o correto seria”, validar a opinião do coachee, não pressionar, empatia e maestria na formulação de perguntas.

O processo no coaching

No processo de coaching é necessário a criação de uma relação entre as pessoas envolvidas na sessão. Normalmente são duas, o cliente (coachee) e o profissional (coach), podendo ser feito, também, em equipas (Catalão & Penim, 2010). Este processo tem um início, meio e fim, tem uma meta que o cliente deseja alcançar.

Esta meta pode ser alcançada a curto, médio e longo prazo; onde o cliente irá fazer uso das competências que irá desenvolver e identificar, assim como, irá conseguir identificar e supercar os seus pontos fracos (Catalão & Penim, 2010). O coaching é baseado sobretudo na aprendizagem - acção e na maiêutica. Entende-se como um processo planeado e continuo de aperfeiçoamento e superação profissional e pessoal.(Catalão & Penim, 2010).

Aspectos existentes no processo de coaching:

O coach não aconselha, não treina, não dá respostas, é um agente facilitador da mudança que ajuda o coachee a reflectir e a chegar onde sozinho seria muito difícil. (Rego etal. 2004).

O coachee, com o auxílio do coach, adquire competências necessárias ao seu desempenho, percepção e auto-eficácia (Rego et al., 2004).

Assim, pode tentar-se perceber o coaching, tendo em conta a metáfora, como”a arte de fazer dar luz". Isto é, o cliente, coachee é o "parturiente" no processo de coaching é "trazerà Luz" mais do que conseguiria fazer por si só, quer aproveitar mais do seu potencial com o apoio do coach. O coach é o "parteiro", que ajuda o cliente a "dar à Luz" o seu potencial, que vem do seu interior e que não lhe é imposto (Cunha, Rego, Cunha & Cardoso, 2007).

Em suma, podemos afirmar que o leitmotiv do coaching é o de apoiar os clientes a trilharem o seu próprio caminho de auto desenvolvimento (Cunha, Rego, Cunha & Cardoso, 2007).

A relação no coaching

O relacionamento, no processo de coaching, é visto como um relacionamento no qual ocorre um processo de influência mútua e de parceria, ajudando o cliente a definir e alcançar os objectivos profissionais e pessoais (Catalão & Penim, 2010).

Características que coach e coachee devem, idealmente, ter:

Qualidades desejáveis do coach:

  • Credível - que o coachee sinta e credite que vai ser bem acompanhado, se não há uma lógica de confiança é impossível que o processo funcione.
  • Integro - relacionado com as questões relacionais, é necessário que haja uma boa relação para que o processo resulte com sucesso.
  • Experiente - é necessário que o coach seja mais experiente que o coachee.
  • Sincero - os feedbacks tem de ser sinceros e honestos.
  • Benevolente e ter orientação para o cliente - querer o melhor para o cliente.

Qualidades desejáveis do coachee:

  • Tem que tomar consciência da necessidade de mudança,
  •  Tem que ter vontade de aprender e em mudar e
  • Humildade para admitir e pôr-se em causa a si próprio, as suas crenças, se assim for necessário (Rego et al., 2004).

O coaching é uma relação profissional, orientada para o objectivo do cliente inicialmente acordado, que ajuda o cliente a produzir resultados extraordinários na sua vida, carreira, negócio e organizações (Maggie, 2011). Nesta relação profissional estão envolvidas, geralmente, duas pessoas. Estas duas pessoas são o coach (treinador - quem pratica coaching) e o coachee (treinado/cliente – quem recebe coaching). O coachee, ou o cliente, é quem estabelece os tópicos das sessões, no querer trabalhar no sentido de ultrapassar os seus problemas (com o auxilio do coach), no ser verdadeiro quer consigo próprio quer com o seu coach (Maggie, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com