TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade

Por:   •  3/10/2015  •  Resenha  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE (FEAC)

Especialização em Gestão Pública da Saúde (EGS) – Modalidade à Distância

TAREFA DA PRIMEIRA SEMANA

TAREFA 1

Amanda Araujo Mendes / Turma: A

Responda as questões dadas a seguir à medida que for concluindo a primeira semana (19/09 a 27/09/2015)

Questões da Semana 1

  1. Em que período e de que maneira a experiência com planejamento foi aprofundada no Brasil? Surgiram no Brasil, a partir dos anos cinquenta, sucessivas experiências de planejamento no âmbito federal. Como, por exemplo, a do Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek, bastante bem-sucedida a julgar pelos resultados que obteve. A experiência brasileira de planejamento se aprofunda durante o período militar. Sucessivos planos são formulados e implementados a partir de 1964 seguindo o estilo autoritário, centralizador e economicamente concentrador que caracterizou os governos militares. Seu projeto de Brasil-grande-potência demandava uma mobilização que, ainda que em menor grau do que havia ocorrido no âmbito dos países avançados, demandava um significativo esforço de planejamento. No início dos anos setenta, a implantação de um Sistema de Planejamento Federal deu origem a três edições do Plano Nacional de Desenvolvimento. O último deles, com um período de execução que coincidiu com a perda de legitimidade da ditadura militar que antecedeu a abertura e a redemocratização do País, terminando por explicitar o caráter demagógico e manipulador que envolveu a experiência de planejamento dos militares. Com o governo civil da Nova República, iniciado em 1985, tentou-se sem muito sucesso retomar iniciativas de planejamento que fossem além do plano setorial. A partir do governo Collor, com a adoção da orientação neoliberal, iniciativas de planejamento no sentido estrito do termo, sobretudo as que visavam preparar os País e a sociedade para enfrentar um futuro que já se prefigurava como difícil, passam a ser cada vez mais escassas.

2. Diz-se que todas as decisões têm um custo e que, se equivocadas, e mandam a absorção de custos de oportunidade econômicos e políticos. Explique como isso acontece. É um princípio básico da ação humana, da atuação das organizações e também do PEG. As decisões incorporam ônus, quando tomadas num âmbito inseguro e suscetível de intervenções autoritárias, sucumbem num ciclo de relações de força do poder econômico-político que geram conflitos interpessoais em detrimento do sucesso almejado.

3. Como pode ser definido o Estado Necessário? É aquele que está sempre atento, vigilante e atuante em tudo que se possa aprimorar a qualidade de vida de sua população. Deve ser entendido como capaz de atender e fazer emergir as demandas da população, onde o Estado faça com que se alavanque quanto ao atendimento das prioridades, anseios e necessidades da população e projetar os cenários desejados e que leves a estágios civilizatórios superiores. Dessa forma, além de mantenedor da prosperidade e do bem-estar dos que nele vivem, cabe a esse Estado Necessário executar as tarefas de assegurar a paz social, no campo interno, de forma a garantir a própria sobrevivência, marcado também pela competição destrutiva.

4. Faça uma distinção entre o Estado Herdado e o Estado Necessário. Entende-se que o Estado herdado é uma consequência da concentração do poder econômico e político no país, criando um estágio de relação entre Estado-Sociedade, na qual podo ser revelado uma coexistência no âmbito das políticas públicas: uma que ser a classe proprietária, basicamente criando vínculos e estruturas desejáveis à essa classe, de forma a criar um clientelismo seguindo padrões indesejáveis; e o outro que estão intimamente ligados as políticas sociais e seus órgãos que servem a classe e que se dividem pelas relações políticas partidárias, e que existe as práticas mais acentuadas de clientelismo fiel as raízes da população mais necessitada. Com isso faz-se a necessidade de um Estado Necessário, que esteja atento a esses tipos de situação, e entendido como capaz de atender as necessidades de sua população e priorize tais necessidades de seu povo e forme os cenários ideais para o seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com