TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR

Por:   •  29/5/2018  •  Resenha  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

Nomes:

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR

Nome da Instituição: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Ramo de atividade: Educação Superior (Graduação, Especialização e Pós-Graduação)

Principais fatos relevantes desde sua fundação:

A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) é uma instituição modelo dentro do panoramanacional,comprometidacomaeducação e com a inovação.

O renome e a força que conquistamos no país são consequência de 40 anos de muita dedicação, de atualização constante e de altos investimentos em infraestrutura.

Institucionalmente o objetivo principal é o de formar profissionais mais competentes, desde 1972, quando a instituição foi criada por um grupo de educadores liderados pelo professor Remo Rinaldi. Nesta época, ainda éramos conhecidos como Faculdade da Zona Leste de São Paulo (FZL).

A FZL foi uma das primeiras a instalar o ensino superior no bairro paulistano do Tatuapé, na zona leste da cidade, e também a primeira em oferecer o curso de Fisioterapia, em 1984, curso eleito como um dos melhores do Brasil pelo conceituado Guia do Estudante, da Editora Abril.

No ano de 1992, foi reconhecida como Universidade, passando a se chamar Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Em 1995, foi pioneira no oferecimento do curso de Telecomunicações, referência para muitas outras instituições de ensino superior, sob orientação do MEC.

No ano de 2000, todas as licenciaturas da Universidade (História, Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas, Matemática e Educação Física) passaram a ser inseridas no Programa de Formação de Professores, para atender a uma política educacional do MEC, que recomendava uma nova dinâmica dentro de uma perspectiva interdisciplinar. O Programa tornou-se referência no meio educacional.

No decorrer destas 4 décadas, foi fortalecida na Área da Saúde, passou a ser considerada uma referência neste quesito. A princípio, oferecíamos os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia e, em 2004, passou a oferecer os cursos de Medicina e Biomedicina. Hoje, somando 32 anos de experiência na área e mais de 6 mil alunos formados e atuando no mercado, o que torna os cursos concorridos e prestigiados pelos setores profissionais.

Em 2008, a Engenharia Mecatrônica, a Engenharia Elétrica, a Engenharia Civil e a Engenharia Ambiental passaram a fazer parte da lista de cursos de graduação. Além destes, lançaram novos cursos de Graduação Tecnológica de Construção de Edifícios, Design Gráfico, entre outros.

Em 2009, passamos a oferecer o curso de Arquitetura e Urbanismo, que confere sólida formação e que tem como diferencial o foco em sustentabilidade.

        

Pontos fortes e pontos fracos:

A Universidade estabelece seus pontos fortes, como as clínicas e laboratórios bem equipados e corpo docente bastante experiente e qualificado. Ensinamos comprometimento, exigimos dedicação e cobramos dos alunos e professores resultados e a busca constante por novidades e atualizações na área.
        Atualmente uma das melhores instituições de formação superior do país, que alia conhecimento sólido a ética profissional e que caminha sempre de acordo com as inovações do mercado mundial, oferecendo mais de 60 cursos de Graduação e Graduação Tecnológica, cursos de Pós-Graduação
Lato Sensu e Stricto Sensu, presenciais, nas Áreas de Saúde, Negócios, Comunicação, Ciências Jurídicas, Exatas e Turismo, entre outras, além de diversos cursos de Extensão e Programas de Parcerias no Brasil e no exterior.

Como toda a instituição grande, seus pontos fracos se caracterizam pela burocratização dos processos e procedimentos administrativos e a falta da implementação de uma avaliação dos colaboradores em 360º com um feedback individual, para a melhoria do clima organizacional e do desempenho dos setores.

Missão

Desenvolver em sinergia a tríade ensino, pesquisa e extensão de suas instituições, para que se tornem relevantes no cenário nacional, com marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, formando cidadãos e profissionais que contribuam efetivamente para desenvolvimento local e do país.

Visão

Estabelecer-se como o melhor grupo de educação superior do Brasil, com instituições academicamente relevantes no cenário nacional e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, reunindo os melhores indicadores de avaliação no ensino, na pesquisa e na extensão.

Valores

– Ética.

– Transparência.

– Inovação.

– Responsabilidade.

– Respeito à identidade e à diversidade.

– Compromisso social.

– Comprometimento com o desenvolvimento local e regional.

Melhorias sugeridas:

        Sugerimos como melhoria o desenvolvimento de estratégias menos burocráticas e ágeis de atendimento, tanto aos alunos como para as demandas internas administrativas, que melhore a comunicação entre os setores. Como também, a implementação de avaliação 360º nos setores.

Como implementar e acompanhar as melhorias:

        As implementações devem ser feitas aos poucos e de forma amostral para refinamento de alguns possíveis ajustes e acompanhadas por questionário avaliativo para uma análise mais precisa.

Vantagens técnicas, financeiras, gestão e estruturais:

        As vantagens serão inúmeras, vão desde satisfação do cliente (aluno) por um melhor atendimento e mais rápido a melhoria do ambiente de trabalho e das relações entre colaboradores e pares. Financeiramente o benefício fica por conta da economia de recursos físicos e tempo dos colaboradores, ou seja, menos burocracia mais tempo para trabalhar em outros assuntos.

Faturamento e lucro anuais (pode ser estimado):

Número de empregados:

160 mil alunos e 5 mil colaboradores.

Número de filiais (se houver):

18 filiais.

Possíveis fusões/aquisições/parcerias:

Em 2012, ano do quarentenário UNICID, marcou um momento de expansão da Instituição, que passou a integrar a Cruzeiro do Sul Educacional, composta pelo Colégio Cruzeiro do Sul, São Paulo – SP; Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo – SP; Centro Universitário Módulo, Caraguatatuba – SP; Universidade de Franca, Franca -SP; Centro Universitário do Distrito Federal, Brasília – DF, Faculdade São Sebastião, São Sebastião – SP; Faculdade Caraguatatuba, Caraguatatuba – SP; Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, Salto e Itu – SP, e pela Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo – SP. Adquirido anteriormente pelo grupo, o campus Pinheiros passou a fazer parte da UNICID no ano de 2016 como parte do processo de investimento e ampliação da Universidade. O campus, localizado próximo ao Metrô Faria Lima, aloca aos alunos do curso de Medicina, que agora contam com uma infraestrutura de ponta — o campus possui amplas salas de aula e aparelhos com tecnologia de última geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com