TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional NIKE Por que é Importante Considerar a W dos Partipantes de um Processo de Negociação

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  10.498 Palavras (42 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 42
  1.  INTRODUÇÃO

Os micros e pequenos empresários vivem apagando incêndios, ou seja, são eles que vão resolver todos os pequenos problemas que aparecem, além de cuidarem da gestão de toda a empresa, correndo atrás de fornecedores, bancos, clientes e outras coisas.                                                                         Investir em recursos humanos significa ter uma visão mais cuidadosa com as pessoas que trabalham em sua empresa, é criar um ambiente de trabalho onde todos se sintam em casa, se sintam confortáveis e com vontade de retornar lá no dia seguinte, não apenas pelo salário ou pelas obrigações, mas porque eles realmente gostam do que fazem e onde fazem.                                                                 Também é dotar uma postura de liderança autorizada e não autoritária, onde os funcionários e empregados recorram ao líder como alguém que realmente sabe o que fazer e não como alguém que quer as coisas feitas.                                 Significa treinar e capacitar seus colaboradores, ao mesmo tempo em que se tem um bom plano de carreira, que o colaborador se veja crescendo junto com a empresa.                                                                                        Contudo, investir em recursos humanos é investir no crescimento da própria empresa, já que ela só vai crescer se as pessoas nela crescem também.                        A realização deste trabalho é propor uma análise na área de recursos humanos, verificando os processos executados em relação às condições salariais, os planos de carreira e avaliação de desempenho dos colaboradores. Através de pesquisa realizada na empresa levantou a seguinte questão: deficiência na compatibilidade salarial comparado a média salarial dos cargos, provocando uma insatisfação/insegurança interna, rotatividade alta de colaboradores e maiores custos com contratação e treinamento.                                                         Tendo, assim, como principal objetivo mostrar ao “Escritório de Contabilidade e Assessoria Jurídica Perfil” a importância de implantar um plano de cargos, salários e carreira, para aprimorar os procedimentos internos e buscar melhorias no desempenho de seus colaboradores, criando um ciclo de incentivos e alcancem resultados positivos diminuindo a rotatividade e custos com contratação e treinamento.


  1. CONTEXTUALIZAÇÃO
  1.  HISTÓRICO DA EMPRESA

 O Escritório de Contabilidade e Assessoria Jurídica Perfil foi fundado em Maio de 1999, na cidade de Bauru, na rua 1 Setembro numero 10, centro. Tem como objetivo oferecer serviços para micro e pequenas empresas como abertura e fechamento de firmas, recolhimento de impostos, planilha de custos, controle contábil, previsão orçamentária anual (lucros e perdas) e assessoria jurídica. Esta última recém-incorporada em 2009. Hoje o escritório tem dois sócios proprietários: o senhor Marcos de Albuquerque e o senhor Marcos Lima de Albuquerque, que são pai e filho. A expansão ocorreu em meados de 2005 com formação do filho em Direito, e começou a prestar alguns serviços de assessoria jurídica, mas em 2009 resolveram expandir mais o serviço, mudando o nome do escritório e contratando mais dois advogados para ajudar nas assessorias. Com o espírito empreendedor, determinação, competência e seriedade da equipe o escritório Perfil está cada vez mais conquistando espaço no mercado.

  1. Missão

Constante conhecimento para desenvolver soluções competitivas de negócios contábeis, uma assessoria jurídica arrojada, com ênfase em soluções, economia, desempenho e desenvolvimento, buscando assim, agregar valor e prestígio aos nossos clientes.

  1.  Visão

Ser referencia como escritório contábil e de assessoria jurídica, reconhecida por sua excelência em serviços prestados, garantindo a satisfação e fidelidade dos clientes.

  1.  Valores E Princípios

Ética e profissionalismo;

• Qualidade e exclusividade nos serviços prestados;

• Honestidade e valor justo para com o cliente;

• Investimento em inovações tecnológicas;

• Comprometimento com clientes, colaboradores, sociedade e meio ambiente.

  1.  Produtos E Serviços

É um prestador de serviços no segmento contábil e de assessoria jurídica para micro e pequenas empresas que atuam em diversos ramos no mercado.

  1. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

A empresa possui um total de 17 funcionários, vem à seguinte composição e com suas atividades designadas conforme a tabela abaixo:

Tabela 1. Quadro dos funcionários de acordo com os cargos ocupados.

Cargo

Quantidade

Diretor Contábil (Geral)

1

Diretor Jurídico

1

Assessores jurídicos

2

Contador

2

RH

2

Escrita fiscal

2

Auxiliar de serviços internos

4

Secretaria

1

Auxiliar de serviços externos

2

          Fonte: Diretores da empresa

  1.  ORGANOGRAMA

[pic 1]

Fonte: Diretores da empresa

Conforme Cury (2006, p. 219): o organograma é uma reprodução abreviada em formas de gráficos que representa a estrutura organizacional da empresa, sendo que cada colocação hierárquica é o cargo executado na empresa. 

  1.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

6.1.  Recursos Humanos

Independente do porte da empresa, elas estão em contínuo investindo em seus colaboradores, ou seja, além dos recursos materiais, produtos de qualidade e estrutura, a organização não prosperará se os colaboradores não demonstrar estes valores aos clientes com um atendimento qualificado, sendo é de suma importância a valorização e investimento nos clientes internos que são os colaboradores.                Recursos humanos é um departamento extremamente crítico nas organizações, por isso requer uma administração acirrada, pois envolve todas as tarefas executadas pelos colaboradores internos. Em seu nível hierárquico está como assessoria ou “staff”, os quais fornecem aos departamentos de linha: serviços, conselhos, recomendações, assessoria e consultoria. É considerado um departamento especialista, tendo sempre em vista o desempenho de toda equipe proporcionando o alcance dos objetivos. As pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, qualquer que seja o seu nível hierárquico ou sua tarefa, denomina-se Recursos Humanos. (CHIAVENATO, 2002).                                           Hoje vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde os desafios do departamento de recursos humanos é acompanhar a evolução na forma de como administrar a organização como um todo, tanto operacional quanto funcional visando o bem estar de cada colaborador interno.                                                        Para um bom desenvolvimento satisfatório dos processos de administração de recursos humano o administrador deverá adquirir conhecimento amplo na área, pois existe envolvimento desde a seleção de pessoal, controle de recursos, treinamentos, recrutamento e demissão de pessoal.                                        Atualmente nas organizações existem técnicas a serem executadas para o cumprimento das funções dadas, desde então cada funcionário deve exercê-la da melhor forma possível, promovendo assim o sucesso da mesma. Mas também existem meios a serem utilizados no qual irá promover o desempenho dos recursos humanos.                                                                                                Para tanto a Administração de recursos humanos consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite as pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.  (CHIAVENATO, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)   pdf (257.2 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com